Eu coloquei o título desse jeito, mas apesar do foco ser a disputa entre Hongo e Furuya no final do segundo e no terceiro episódio inteiro, no início para o meio do segundo episódio temos focos diferentes. Logicamente que os dois têm sido entrevistados o tempo todo, principalmente por causa da velocidade de seus arremessos. Não é todo estudante de Ensino Médio que consegue lançar uma bola a uma velocidade de 150 km/h ou mais.

Os outros focos são nos times que estão participando do Koshien da Primavera, onde alguns colégios/academias são convidados a participar, que é o exemplo do Colégio Yakushi que perdeu no torneio onde se passou a primeira temporada. Na verdade, esse Koshien é de menor importância, mas também tem grande porte midiático e notícias sobre eles são feitas toda hora.

Não é à toa que fomos apresentados aos melhores times das quartas de final, além dos melhores jogadores que participarão do torneio. Até que todos chegassem ali não foi fácil, e agora que a chapa começa a esquentar com toda pressão para cima deles.

Primeiro, antes de recomeçar a discorrer sobre os episódios em si, gostaria de deixar algo registrado: nunca tive nada contra o Furuya, mas também não sabia que tinha tanta gente que o odiava. Acredito que ele seja um dos personagens que o pessoal menos gosta, e entendo perfeitamente que isso aconteça.

E o foco estando praticamente todo nele está deixando essas pessoas com muita raiva. Claro que até eu quero que o Sawamura tenha mais destaque, porque é engraçado que este é o anime onde o protagonista não participa de muitas jogadas importantes e até hoje não é o às da equipe (claro, porque quando ele conseguir, a obra vai acabar, mas enfim), mas essa rivalidade está sendo saudável para os dois.

Mas saudável até que ponto?

Ambos se tornaram amigos e rivais, mas nada que atrapalhe o desempenho, apesar daquele arremesso ridículo que o Sawamura deu no primeiro episódio do Act II. Os dois querem melhorar e sabem que têm condições para isso, então começar a estudar e treinar no Colégio Seidou é algo que os fazem acreditar que seus sonhos poderão ser alcançados.

Mas claro, acalmem o coração de vocês, odiadores do Furuya, porque o foco continuará sendo nele e no Hongo até que o jogo atual termine. E acredito que muita gente também não gosta do jeito do Masamune, mas ele faz isso por causa da pressão que sofre da mídia e do treinador. Resumindo: ele não é uma pessoa ruim, apenas precisa descontar a sua raiva de alguma forma. Raiva esta representada em uma bola que é arremessada a mais de 150 km/h.

O jogo entre as duas equipes começa esquentando.

“Ah, mas o Furuya também arremessa a uma velocidade alta”. Isso é por causa, creio eu, que é a forma de mostrar que melhorou e que pode continuar sendo o às da equipe, apesar de não conseguir durar por todas as rodadas do jogo. A força que ele põe no braço é tanta que acaba forçando de uma tal maneira que o cansa muito rápido, tendo que sair antes do final do jogo.

E claro que, no terceiro episódio, temos esse embate de ases: Hongo e Furuya sobre o monte, enquanto tentam defender suas respectivas equipes. E podemos ver que, até determinado momento, ninguém estava pronto o suficiente para lançamentos tão rápido assim. Quem está acostumado com bolas incrivelmente rápidas é o Miyuki, que é o receptor e agarra os arremessos de Furuya, mas o resto não possui reflexos tão eficientes.

Os jogadores confundiram todos os arremessos de Hongo até então.

O pior é que o embate não era apenas a velocidade dos arremessos de cada às, mas também de onde eles foram criados. Hongo rangeu os seus dentes para lançar bolas repletas de ódio em um jogador também criado em Hokkaidou, e ainda tirou sarro de quem mora na capital. Uma disputa como essa foi além do jogo e se tornou algo pessoal.

Estava sendo difícil, já que o Colégio Komadai Fujimaki já tinha conseguido duas corridas, até que Shirasu conseguiu conter um arremesso e correu para a próxima base. Isso fez com que os olhos de cada um abrissem. Claro que não durou por muito tempo, mas foi algo importante para o Colégio Seidou.

Um tempo depois foi a vez de Miyuki acertar e ir para a próxima base. Infelizmente, dois jogadores haviam sido eliminados e a vez do Shirasu foi desperdiçada.

Estou ansiosa para o desfecho da partida. Será que o Colégio Seidou não vai conseguir nenhuma corrida e vai perder ou os jogadores da equipe darão a volta por cima?

A revanche de Furuya chegou!

 

Alguns termos citados durante os episódios:

Ball: São arremessos que saem da área de strike. Isso pode ser considerada uma estratégia para o time adversário avançar para a próxima base, e assim ocorrer ou uma eliminação de dois ou mais jogadores, ou pode conseguir pontos para a própria equipe.

Bola rápida (fast ball): é como o próprio nome diz. São bolas consideradas as mais rápidas durante o jogo.

Bola curva (curve ball): é uma bola de efeito, ou seja, os arremessos possuem maior rotação e sua trajetória muda quando vai em direção à primeira base (home plate). Este arremesso tem menor velocidade e perde altura, tendo movimentos levemente laterais, induzindo ao erro do rebatedor, o qual ganha um strike.

Deadball: é quando a bola está fora de jogo. O jogo para e só retorna quando o árbitro decidir, mas o corredor pode correr livremente para a próxima base. No caso de Diamond no Ace, aconteceu quando a bola acertou um dos jogadores e ele foi obrigado a avançar para a próxima base.

Knock: treinamento de defesa por meio de bolas batidas pelo treinador. Apareceu enquanto o time do Colégio Komidai treinava na neve e foi televisionado.

Reliever: é um arremessador que entra em jogo após o arremessador que iniciou o jogo sofrer alguma injúria, se sentir cansado, ou então ser trocado por motivos estratégicos. Hongo foi chamado desse jeito após entrar em jogo.

Slider: bola com muita rotação lateral. Assim, o arremesso corre em direção oposta do arremessador e com menor velocidade, confundindo o rebatedor, que acaba ganhando um strike.

Splitter: a bola sai como uma fastball, mas a rotação frontal faz com que perca a altura de forma progressiva antes de chegar à primeira base. É o arremesso que Hongo adora fazer para enganar os rebatedores.

 

Uma coisa que percebi é que, durante o terceiro episódio, a animação está meio estática. Será que devo me preocupar com isso?

Muito obrigada por ler o artigo até aqui, e nos vemos no próximo artigo! o/

Deixe uma resposta para Shin ⚾ (@shin_ranperuji) Cancelar resposta