Uma das grandes surpresas entre os animes curtos da temporada de Abril de 2019 foi, sem dúvidas, Midara na Ao-chan wa Benkyou ga Dekinai (Ao-chan Can’t Study!). Baseado no mangá de Ren Kawahara, a comédia romântica acompanha a vida de Ao, uma garota do ensino médio que tem vergonha de seu nome e do seu pai, um escritor de contos eróticos. Ela se vê atraída por Kijima, um garoto ingênuo da mesma turma, e isso a impede de estudar.

A premissa do anime é bem simples. Basicamente acompanhamos o dia a dia de Ao que está tentando estudar, mas não consegue pela paixão do colégio. O que torna o anime tão bom é a forma como ele consegue unir o melhor da comédia e do romance nesta comédia romântica. O humor do anime é feito, majoritariamente, pelas piadas de duplo sentido e mal-entendidos. É comum vermos um diálogo onde cada personagem está falando sobre uma coisa diferente, muitas das vezes envolvendo algo erótico.

Por falar nisso, esse é um assunto recorrente no anime. Não poderia ser diferente para Ao, levando em conta que ela foi criada por um escritor de contos eróticos e cresceu ouvindo sobre. Porém, seu conhecimento não é refletido em sua experiência. Portanto, muitas das vezes temos uma Ao representada como uma garota que se acha esperta, mas no fundo é tímida e insegura.

Isso nos leva ao romance do anime. Na temporada de Abril/2019, Ao e Kijima foi meu shipp preferido. Os dois protagonizam diversos momentos fofos, mas também engraçados. Na dinâmica do casal, Kijima não toma atitude, enquanto Ao espera que ele aja – e ainda fica imaginando todas as coisas que poderiam fazer. Podemos resumir isso com a expressão “não f*** nem sai de cima”, que se encaixa perfeitamente aqui.

Alguns dos pensamentos impuros de Ao

No fim, é possível perceber que os dois realmente se amam, mas a inexperiência e a insegurança são fatores que atrapalham sua relação. É um casal que nos faz torcer a todo momento por eles, além de nos alegrar por cada conquista. Me lembro de ficar mega feliz quando conseguiam ficar sozinhos e quase rolava alguma coisa, por exemplo.

Além do casal principal, os personagens que se destacam são Hanasaki Horie, o pai da protagonista que rende momentos muito divertidos. Ele em si já é engraçado por ser pequeno e mudar de voz para uma séria quando está dando conselhos eróticos. Outra que rouba a cena é Miyabi, a melhor amiga/rival de Ao. No fundo ela quer ficar com Kijima, mas a protagonista é tão ingênua que não percebe isso e continua pedindo conselhos para ela.

Porém, quem realmente conquista pelo carisma é Ao, que é bastante expressiva: seja em momentos divertidos, com reações muito engraçadas, ou em momentos românticos, onde os olhos brilham ao estar apaixonada. Por ser a protagonista, o espectador entra na cabeça da personagem durante suas reflexões. A partir disso ficamos sabendo como ela realmente se sente em cada situação, quais são suas verdadeiras ambições e a vemos ser sincera consigo mesma.

Para quem está se perguntando sobre o lado ecchi do anime, já que há tantos elementos eróticos nele, saiba que isso não é tão explorado aqui. Existem fanservices, mas eles são bem leves e com certeza estão longe de ser o foco. O mesmo acontece com as cenas de sexo em si, que sempre chegam no quase propositalmente e não há nada explícito. A piada que gira em torno delas é o que realmente importa.

Um dos pontos positivos do anime está na escolha de produzir uma série animada de 12 episódios com 12 minutos cada. O mangá original conta com apenas 39 capítulos, então não há muito o que ser adaptado. Produzir um anime de 24 minutos por episódio faria com que a dinâmica ficasse cansativa com o tempo. Além disso, esta é uma das poucas adaptações de comédias românticas com um final fechado.

Se você gosta de piadas com duplo sentido e quer torcer por um casal fofo, este anime foi feito para você. Ele encontra um bom equilíbrio entre comédia e romance, além de ter curta duração.

Ao-chan pode até não conseguir estudar, mas com certeza você vai se divertir.

Comentários