Estamos cada vez mais próximos de uma nova competição em Shokugeki no Souma. No último episódio fomos avisados do BLUE e agora chegou a hora de decidir os representantes da Tootsuki nessa disputa. Todos estão em sua melhor forma, mas vamos ao que interessa: quem vai passar além do protagonista?

Logo no começo do episódio, Erina avisou sobre as regras do BLUE. No episódio anterior comentei sobre até a própria diretora participar – já que também é menor de 25 anos – e realmente aconteceu. Infelizmente, ela não precisou disputar a vaga com ninguém e foi convidada antecipadamente. Meio sem graça, um pouco roubado, mas ok. Será que eles vão dar uma justificativa melhor mais tarde ou é apenas porque ela é a diretora?

Se Erina já estava com sua vaga certa, os outros que lutem pelas três restantes. Claro, com uma bela disputa entre os alunos. Jurava que ia rolar um Shokugeki e um “mini-torneio”, mas acredito que o anime não queria perder tanto tempo nisso. A forma que encontraram foi bem satisfatória e ainda se mostrou uma homenagem às temporadas anteriores. Só assim pra gente ver toda a galera cozinhando e apresentando pratos muito bons. Todos foram muito interessantes e criativos, menos o da Megumi.

Como se não bastasse, também tivemos o retorno de praticamente todos os juízes que apareceram até então, mostrando uma grande variedade de reações e situações divertidas com todo tipo de pessoa: jovens, idosos, mulheres e homens. Como sempre, o anime é bem criativo em dar apelidos aos personagens e imaginá-los de maneira fantasiosa. Teve de tudo.

O que realmente surpreendeu nesse episódio foi o resultado das preliminares. Quando decidiram mostrar quem passou do terceiro ao primeiro colocado, esperava que iam deixar Souma para o final, mas conseguiram quebrar a expectativa. O resultado foi o seguinte:

1 – Tadokoro Megumi

2 – Takumi Aldini

3 – Yukihira Souma

Isso mostra que os três estão em níveis bem parecidos, mas ainda assim é curioso, pois todas as colocações são surpreendentes. Fiquei muito feliz pela Megumi, pois a personagem é muito carismática, mas normalmente é injustiçada, como na Dança das Cadeiras, onde ficou com a última posição. É bom vê-la ganhando reconhecimento. Antes tarde do que nunca.

Outro que me surpreendeu foi Aldini, que nunca levo a sério, mas vem ganhando bastante destaque, principalmente desde a última temporada. Isso mostra que ele virou um dos favoritos de vez, principalmente por ficar no Top 2 entre uma galera tão boa.

Já Souma foi a maior surpresa, até mesmo para o próprio personagem. Agora que ele se tornou a primeira cadeira, parecia que ele realmente tinha chegado no topo e não tinha mais ninguém para superá-lo – só alguém de fora da Tootsuki. Com esse balde de água fria, Souma deve ficar mais esperto, e sempre é ótimo tirar o protagonista da zona de conforto. É bom saber que o BLUE não é uma competição já ganha.

As outras posições foram as seguintes:

4 – Isshiki Satoshi

5 – Hayama Akira

6 – Isami Aldini

7 – Kurokiba Ryou

8 – Nakiri Arisu

9 – Kuga Terunori

Isshiki e Hayama eram minhas próximas opções sobre quem passaria além de Megumi e Souma. Foi por pouco. Isami foi mais uma grande surpresa, já que ele sempre foi o irmão Aldini esquecido, mas agora é tarde pra ganhar algum destaque.

A segunda parte do episódio focou em Suzuki, que está fazendo um ótimo trabalho em me fazer odiá-lo. É incrível como ele parece ser o cara que é legal com todo mundo, mas está tramando algo. Acho que já ficou na cara que ele é o mascarado que venceu o pai de Souma, demonstrando o quanto é perigoso – lembrando que eles têm uma relação antiga. Será que vão inventar que Suzuki é irmão do Souma? Espero que não.

As coisas não terminaram tão bem, pois parece que Erina vai ser a mocinha indefesa novamente enquanto vão disputá-la. Gosto da tensão que existe entre Souma e Suzuki, é divertida a questão da Língua de Deus, mas ainda não me convenci do objetivo desse vilão. Se casar com a Erina? Sério? Os dois vão disputar a garota? Agora começo a entender porque a galera não gostou do fim do mangá.

O próximo desafio não-oficial tem como tema “usar algum ingrediente que tenha aqui” e a jurada vai ser a Megumi. Será que Souma perde esse duelo e depois teremos uma revanche? Vai ser bem legal vê-lo perdendo sua confiança aos poucos depois de dois baques – se é que isso vai acontecer.

O grande problema é que não sabemos quando teremos o resultado dessa disputa. Por conta da pandemia de coronavírus, a produção do anime já avisou que nas próximas semanas irá reprisar a quarta temporada e não há previsão de lançamento para o retorno da quinta. Espero que seja o mais breve possível. Quem sabe já na próxima temporada?

  1. Achei sacanagem o Soma ficar em terceiro, o antigo cadeira 1 era tipo um “deus na culinária”, praticamente invencível, e aí eles fazem o Soma sendo o 1 cadeira perder para a Megumi e o Aldini? Não faz sentido. Então a posição de cadeira 1 não possui valor nenhum. A cadeira 1 é sinal de “poder”, e como que o cadeira 1 não consegue ser o melhor que todos os outros alunos da escola? Deu muita raiva!

Comentários