A quarta temporada de Shokugeki no Souma chegou ao fim e, apesar de uma continuação estar prevista para abril de 2020, tivemos a conclusão dos arcos de diversos personagens. Como não dava pra comentar de todo mundo no artigo do último episódio, separamos um texto só para comentar o destino de cada um. O que aconteceu com quem se formou? E os coadjuvantes do Kyokusei? Como ficou a dança das cadeiras da Elite dos Dez? Vamos comentar sobre tudo isso abaixo:

Os formados

Como comentei no artigo do último episódio, tinha esquecido completamente que todos os eventos de Shokugeki no Souma até aqui aconteceram em apenas um ano. Logo, agora os alunos que estavam no terceiro ano se formaram e foram viver suas vidas.

Momo se tornou gerente de uma loja de doces, o que faz bastante sentido, levando em conta que ela é uma Pâtisserie, mas não esperava que isso acontecesse com uma garota tão nova. Isso sim é exemplo de empreendedorismo. O legal é que as pessoas ainda pedem pra ela criar mascotes, mesmo que tenha deixado claro que só faz doces. Quem sabe um mascote feito de doces? Fica aí o desafio.

Enquanto isso, Soumei voltou a trabalhar com a mãe em um restaurante de sushi. Lá ele pode fazer o que sabe melhor e ainda explorar sua especialidade, como ficamos sabendo em seu triste flashback. Ele parece estar bem feliz lá e os negócios vão muito bem. É um final digno para o personagem, que nunca teve um jeito de vilão, mas sim um cara que segue um código de conduta semelhante aos samurais.

Por sua vez, Megishima abriu uma lojinha de Ramem… em Paris! Foi apenas um detalhe ter a Torre Eiffel no fundo, mas mostra que ele está conquistando o mundo com seu sabor. Infelizmente, o personagem foi muito desperdiçado durante todo o anime, aparecendo bem pouco. Não é agora que isso vai mudar.

Já Eishi e Rindou estão viajando de férias em algum país tropical – Brasil, talvez? Gostei de ver os dois juntos novamente, ressaltando a amizade entre eles, principalmente porque nunca gostaram de ser parte da Elite dos Dez, já que com a responsabilidade vem um monte de burocracias e papeladas para preencher.

O anime acabou não resolvendo a questão da Rindou com o Souma, deixando em aberto se ela era apaixonada por ele ou algo do tipo. Foi melhor assim, pois esse romance seria um pouco forçado. Provavelmente os dois devem voltar para a Tootsuki em algum momento, já que nosso protagonista prometeu vencer os dois em um mano a mano. Isso eu quero ver!

Kyokusei

O dormitório Kyokusei abraçou Souma e Megumi logo no início do anime e se tornou uma verdadeira família para os dois. Porém, com o tempo acabaram ficando de escanteio e viraram os coadjuvantes da história. É um pouco triste que isso tenha acontecido, mas até entendo, pois são muitos personagens. Pior ainda é como Ikumi acabou entrando também para o grupo e foi desperdiçada, quando na verdade é uma personagem com muito potencial por ser especializada em carnes. Pelo menos ela também está estudando negócios e pode se destacar futuramente. Todos eles continuam na Tootsuki, agora no segundo ano e com uma mudança ou outra no visual, parecendo mais um Shokugeki no Souma Shippuden.

Elite dos Dez

A nova Elite dos Dez é formada pelos seguintes personagens:

1ª cadeira: Yukihira Souma

2ª cadeira: Isshiki Satoshi

3ª cadeira: Kuga Terunori

4ª cadeira: Hayama Akira

5ª cadeira: Kurokiba Ryou

6ª cadeira: Nakiri Arisu

7ª cadeira: Takumi Aldini

8ª cadeira: Eizan Etsuya

9ª cadeira: Kinokuni Nene

10ª cadeira: Tadokoro Megumi

Algumas considerações: depois que Souma e Erina venceram a Central no Time de Shokugekis, o anime mostrou que todos que estavam na equipe do protagonista iriam ocupar posições na Elite dos Dez. Tudo bem que não tinham personagens suficientes para ocupar todas as cadeiras, mas acho muito injusto a ordem escolhida. Por que Akira, Ryou e Arisu ficariam na frente de Aldini e Megumi, que participaram ativamente dos Shokugekis? E por que Eizan ainda está na Elite dos Dez se é um dos poucos que se mostrou um vilão? Vale também mencionar que Subaru poderia estar no conselho se quisesse, mas ele preferiu criar seu próprio prato, desafiar Souma e tomar sua cadeira. Óbvio que isso nunca vai acontecer.

Pelo menos gostei bastante do encerramento de Megumi, que agora viaja o mundo aprendendo sobre culinárias locais. Diria que é possível até fazer um spin-off focado nesse período da vida da personagem. Eles já fazem tantos derivados, não custava mais um.

É sempre bom ver o protagonista da história realizando seu sonho. Se Naruto conseguiu se tornar um Hokage, Souma agora é o número 1 da Tootsuki. Mesmo assim, ele ainda quer novos objetivos e não vejo nada melhor do que expandirem o universo do anime com outras escolas de culinária ao redor do mundo. Fica aí a ideia.

A Diretora da Tootsuki

Agora, um ponto que ficou bem estranho foi ver Erina como Diretora da Tootsuki. Tudo bem que seu avô não queria mais responsabilidades, mas ainda tinha seu filho mais velho para assumir essa posição. No fim, a diretora de uma prestigiada escola de culinária é uma tsundere de 16 anos e que ainda usa o uniforme de aluna. Afinal, ela ainda estuda? Só em anime pra acontecer isso. Pelo menos Arato continua ao lado dela como assistente.

O anime poderia acabar desse jeito? Claro que sim, está tudo tão certinho que nem tem o que mexer, mas ainda teremos uma nova temporada em abril de 2020, que provavelmente vai estragar tudo. Vamos esperar pelo melhor.

Comentários