O Ishigami não vinha aparecendo muito nessa temporada. De início não se viu nem sinal de Ishigami, mas pouco a pouco ele foi aparecendo aqui e ali. Ainda assim, em nada que se destacasse. É claro, isso em uma temporada onde o Shirogane e a Kaguya brilharam, além da Iino que foi capaz de deixar a sua marca. Porém, o Ishigami conseguiu a proeza de virar o jogo em um único episódio.

O Ishigami estava preparado para seguir em frente, e seu próspero futuro o aguardava. Ele finalmente tinha recuperado sua vida escolar, mas com um único rosto, uma voz, e uma memória, toda aquela brilhante luz se apagou. E as sombras de seu passado voltaram a reinar.

Ele sofreu muito, por um longo período de tempo, por alguém que não foi capaz de retribuir sua boa ação. Muito pelo contrário, uma pessoa que atuou contra ele. Então sim, isso tudo é bem trágico. Ele sofreu um tormento por nada. Nada. Não havia sentido em tudo aquilo, não havia algo que justificava aquilo.

Era uma dor desprovida de sentido. Todos se viraram contra ele, não havia ninguém para o apoiar. E pior, ele tinha que se desculpar, ele tinha que abaixar a cabeça e implorar pelo perdão daquele canalha que ele tão merecidamente espancou.

Então ele defendeu uma garota traída, e ele mesmo acabou traído. Ele foi tolo por pensar que ela ficaria do seu lado, e nunca imaginou que todo o seu mundo poderia desabar em um único instante. E lá estava ele, em um quarto escuro olhando para uma folha de papel em branco, e tudo que ele precisava fazer era escrever palavras vazias.

É compreensível que ele não tenha feito nada. Ele sentia frustração, ele sentia raiva, e pior ainda, ele sentia ódio. Não era apenas tristeza, ainda que isso tenha sido atestada pelas suas lágrimas. Era também ira. E por isso mesmo que o Shirogane conseguiu não só dizer aquilo que ele deveria responder, como exatamente aquilo que ele queria responder.

Foi interessante notar todo o simbolismo que a obra deu aos olhos dos personagens, utilizando-se muito bem de um recurso visual. E mais, toda essa cena conseguiu mostrar com precisão a confiança dele para com seus amigos e evidenciar a mudança em sua própria pessoa.

No início ele estava contente com as pessoas que agora confiavam nele, e que ele mesmo nutria confiança. Depois, pouco antes da corrida, ele só pensava naquilo que ele achava que as pessoas pensavam dele. E até mesmo a Shinomiya e o Shirogane pareciam pouco reconhecíveis para ele. Confiança se tornou desconfiança.

Foi merecido aquela ofensa que ele deu para a garota. Mas a beleza da cena está na piedade que ele teve para com ela.  Além disso, ele não tem nada para ganhar e ele pode finalmente seguir em frente. Pode enfim seguir o seu caminho, e ela o dela. Não à toa após isso ele começa sua corrida, pois é isso que ele está fazendo, ele está virando suas costas para ela e seu passado e está correndo atrás de seu próprio futuro.

Tudo bem, está certo que ele não foi lá muito bem sucedido em sua corrida. Ele perdeu no final das contas, assim como quando ele desafiou aquele cara ele também não ganhou nada em troca, mas há uma diferença dessa vez. Agora ele tem amigos, pessoas que estão ali por ele. Não é certo dizer que ele ganhou amigos naquele momento, o correto seria dizer que ele finalmente os viu como tal.

Pois agora ele realmente os vê. Ele percebeu como essas pessoas estão observando ele, e portanto agora ele viu os “olhos” delas, ele viu que elas o viam. Da mesma forma que aquela garota em seu passado, e por isso ele era grato a ela. Pois todo mundo o ignorava, enquanto ela falava com ele, ela o via, e por isso mesmo nas memórias do passado ela é a única pessoa com olhos.

Ou ao menos até ele conhecer o Shirogane, que foi o começo de toda essa transformação. Lá se iniciou com lágrimas, aqui se encerrou com um sorriso. É merecido que o Ishigami depois que tudo que passou, possa finalmente se reconciliar com seu passado. E também é importante lembrar como ele conseguiu deixar sua marca nessa temporada. E ele fez por merecer.

E que venha o último episódio. Sinceramente acho que já faz um tempo que essa temporada superou a anterior, mas nada mais justo que um excelente episódio final não é mesmo? Seria a cereja do bolo que todos nós esperamos. Enfim, até mais.

Comentários