Love Live! Nijigasaki High School Idol Club é o mais novo anime da franquia Love Live!, mas não é considerado uma terceira geração e sim um spin-off focado nas idols escolares da escola Nijigasaki; situada em Odaiba, Tóquio. A título de curiosidade, Love Live! Super Star!! é o título do ainda mais novo projeto da franquia que é centrado no quinteto Liella! e vai ter anime em alguns anos, como é de praxe.

Na história acompanhamos Ayumu e Yuu, duas amigas que um dia veem uma apresentação ao vivo de uma idol e se apaixonam por idols. Coincidentemente, essa idol faz parte do clube escolar de idols da escola delas e quando elas vão tentar conhecê-la descobrem que o clube foi fechado. É aí que Ayumu e Yuu decidem juntas reerguer o clube da escola Nijigasaki e realizar seus sonhos.

“Coincidentemente” uma ova, toda geração da franquia Love Live! tem mais ou menos esse plot kkk, é brincadeira, né! O mais “legal” é que o episódio começa e até parece que vai ser diferente do clássico e do Sunshine!!, ou foi eu que tentei ver alguma grande diferença onde não havia. Enfim, o importante é que Ayu-bun is the new Nico Nico Ni (será que vão explorar e vai pegar?) e o anime começou bem demais.

A trama é bem simples, duas amigas veem uma apresentação de idol que as impacta. Elas externam o que sentiram de forma diferente, mas uma coisa é certa, querem adentrar esse universo e para isso entrar em contato com a Setsuna era o primeiro passo. Contudo, tem que ter um empecilho, um drama e uma escola a ser fechada. Na verdade, estou até sendo injusto, dessa vez é só o clube, já é alguma diferença.

Antes de continuar, quero deixar claro meu descontentamento com a Funimation que não colocou a tradução nas músicas, e não tem nem desculpa porque CHASE, canção da Setsuna, foi lançada há quase dois anos no álbum TOKIMEKI Runners (o primeiro dessa geração), só a canção da Ayumu, Dream With You, é recente, mas ainda assim… Uma anime de idols sem tradução das músicas é como animação estática em anime de ação, pô!

Enfim, se o streaming oficial vacila, o estúdio Sunrise destrói mais uma vez, porque essa estreia foi linda, e com direto a animação majoritariamente tradicional (deve ter CG, não sei bem analisar isso, mas pontual) nas apresentações. Foi um deleite visual com direto a boa música e uma trama que por mais que já esteja batida, ainda assim, acaba colando. Não consigo dizer que o roteiro dessa estreia foi ruim, por exemplo.

Agora, focando na história, acho engraçado como foi a Yuu quem se impactou com a apresentação ao ponto de ir atrás da idol, mas é a Ayumu quem vai se tornar uma. A Yuu parece ter sido mesmo criada apenas como personagem de suporte, o episódio todo indica isso, o que só não acho uma pena, porque idol não vai faltar nesse anime. Aliás, essa é uma diferença desse spin off, ele é um pouco mais ‘flexível”.

O que significa essa tal flexibilidade você vai saber com o tempo (sem spoilers da minha parte). Quanto a empolgação da Yuu, se você está aqui lendo este artigo é porque muito provavelmente compartilha um piuco do sentimento dela. Eu compartilho demais, só é uma pena que eu não seja uma colegial fofa japonesa, senão tentaria virar idol também haha. Esse tipo de construção narrativa do anime já é manjada, mas sempre funciona muito bem.

Ao menos se a intenção é vender a ideia de que ser uma idol é algo realizador, mágico, e a intenção é justamente essa. Se quer ver um anime mais realista no que tece as dificuldades de uma idol veja Oshi ga Budoukan Ittekuretara Shinu, se quiser ver uma sátira veja Back Street Girls; e mesmo se não quiser veja ambos, porque são muito bons. Enfim, o importante é que o anime faz um feijão com arroz bom em tudo…

Até em apresentar as outras idols, como fez no encontro da dupla dinâmica com outra dupla dinâmica, esta formada pela Ai (a loira charmosa) e a Rina (a diferentona meio kuudere). As outras a darem as caras aparecem tristes pelo fim do clube e são: Shizuku (a estrela do clube de teatro), Kanata (a dorminhoca), Emma (a “estrangeira”), Karin (a outra charmosona), Kasumi (que tem cara de pentelha) e a presidente…

Como sempre, tem que ter uma presidente do conselho estudantil e ela ainda vai atazanar muito as garotas, isso é certo, mas vai “virar” idol também como nos outros animes? Veremos, O relevante de comentar é que a história se arma mais ou menos como as outras, tem mais pequenas diferenças que haviam entre o clássico e o Sunshine!!, mas não ao ponto do público não ter uma ideia de como vai ser.

A Ayumu e a Yuu ficam desoladas com o fechamento do clube, mas a vida segue e é aí que vemos como Love Live! tenta vender sonhos, e meio que os fabrica também. Esse tipo de diálogo entre as personagens pode parecer (na verdade, não parece, é) clichê, mas inevitavelmente dá profundidade aos sentimentos delas, o que é importante dentro do contexto, afinal, para gastarem um tempo que não tem é porque…

É porque ser uma idol as impactou definitivamente. Na Yuu despertou o desejo de apoiar uma idol (é como se ela quisesse ser uma fã número um ou até mais), de fazer parte dos bastidores, enquanto na Ayumu despertou a vontade de cantar e dançar, se apresentar como um modelo ideal a ser alcançado. Eu só questiono de onde veio esse desejo dela, pois, diferente da Yuu, ela não externa nada, nem “interioriza”.

Acaba ficando um pouco abrupta a “declaração” que ela faz para a Yuu, mas ao mesmo tempo também é muito bonitinha. A música é licença poética, você sabe, não tem o que falar dela além de elogiar a produção que fez uma montagem super bacana e muto bem animada; e, claro, a música, mas aí é mais pessoal o elogio. Desde que ouvi o álbum lá em 2018 eu adorei todas as músicas e curti agora também.

Outra coisa que gostei foi o tom quase “romântico” envolvendo a Ayumu e a Yuu em algumas partes do episódio. Me lembrou muito o Sunshine!!, mas ao mesmo tempo teve uma pegada diferente, até pelo pano de fundo ser outro, assim como a relação das garotas com as idols escolares. Nijigasaki se passa em Tóquio e não tem a mesma urgência do Sunshine!!, apesar da relação de grandes amigas ser a mesma.

Por fim, você gostou do encerramento? Eu amei o encerramento, mas sou suspeito para falar, porque costumo gostar de tudo que essas garotas fazem, inclusive, das subunidades, mas falo delas em outro momento, esse artigo já está enorme. O que esperar do próximo episódio? Uma “rixa” entre a Kasumi e a presidente, o porque da Setsuna ter decidido fechar o clube e o início de uma “reformulação”.

Porque a entrada da Ayumu e o suporte da Yuu vão mudar o clube em comparação ao que era antes, isso é claro. O que esperar do anime? Ótima animação, músicas muito bem produzidas com boas coreografias e mais músicas solo (é uma das marcas dessa geração 2.5), além de um pouco mais da “variação” que citei mais acima, mas não tanto. A fórmula básica do sucesso para uma idol escolar está aqui, vá lá e veja!

Até a próxima!

Comentários