Golden Kamuy dispensa apresentações, e se você ainda não viu e está aqui merece levar um soco na cara do Sugimoto, o imortal que nem treme quando o assunto é dar porrada ou voltar com um dos melhores animes dos últimos tempos. É hora de Golden Kamuy (e em busca da Asirpa) no Anime21!

Como minha memória é ruim nem vou contextualizar o fim da segunda temporada, porque nem eu lembro direito, mas dos tiros na cabeça do pai da Asirpa e na cabeça do Sugimoto eu lembrava, não tem como esquecer.

Além disso, tem o que ele diz sobre não ter matado os ainus. Se ele não matou, então quem foi? Quem armou para ele, teria sido outro prisioneiro? A trama de Golden Kamuy se aprofunda a medida que mais fugitivos tatuados dão as caras.

Enfim, que saudades eu estava desse anime, tanto é que sorria a cada cena de comédia boba que tinha (a das fotos trocadas foi excelente, assim como a da bebida), achei tudo excelente, mas gostei ainda mais foi da luta contra o carcaju. Se o urso era um nível de dificuldade nessa história, o carcaju veio para desafiar e dar um certo trabalho, só pareceu fácil, ou não tão difícil, pelo grupo casca grossa reunido.

Toda essa confusão coincidiu no encontro com a garotinha ainu e ela foi a ponte para o vilarejo russo, é legal como Golden Kamuy se conecta sempre nesse sentido de aventura, na caçada de pistas (geralmente frescas) e no enfrentamento de adversidades ao menos um pouco inesperadas. A procura pela Asirpa não é o mesmo que ter essa personagem tão bacana, tão querida, ativamente na trama, mas entreteve de montão e com certa criatividade,

Deixando um pouco de lado o Sugimoto e seu novo bando, mas não deixando nada de lado na verdade, o Hijikata resume bem sobre o que é essa história e porque ela é tão rica. Se todos acreditam que estão agindo de forma correta, então não existem vilões ou mocinhos, concorda comigo?

Mesmo o lunático do Tsurumi tem suas razões para querer o ouro e não defendo incondicionalmente o Sugimoto não, que dá porrada e pisa no calo de quase qualquer um para conseguir o que quer (não que não mereçam haha).

É essa “liberdade” que dá cores vivas ao anime e faz com que essa volta não seja mais do que esperada, muito esperada. Outro exemplo de algo que adoro nesse anime é a forma fluida e simples com a qual se informa sobre o povo ainu, sem didatismo ou absurdos. Inclusive, foi legal ver as pequenas diferenças entre ainus de localidades diferentes, assim como o transporte dos ainus de Karafuto.

Não lembro dos ainus de Hokkaido usarem cachorros como os de Karafuto usam, o que faz sentido dado o clima mais frio, além das diferenças de desenvolvimento e exploração, até de habitação, da região. Aliás, é perfeito como isso encaixa no contexto da guerra russo-japonesa, mexendo com o orgulho mesmo dos japoneses, que ganharam o confronto.

Estudei pouco sobre a dita cuja em minhas adoradas aulas de história, mas lembro de ouvir algo sobre a marinha japonesa ter se sobressaído no embate, já não lembrava da anexação de territórios, informação que apimentou ainda mais o estranho “esporte” trazido (na verdade, nesse caso mantido) pelos russos em território japonês. A stenka é o tipo de coisa que eu diria que foi inventada se não soubesse que Golden Kamuy leva história a sério.

Às vezes eu quero fugir do lugar comum se escrevo sobre povos dos quais conheço mais os estereótipos, mas fica difícil quando vejo os russos fazendo algo por pura testosterona, e pior, perdendo feio para os japoneses, cujo estereótipo mais difundido nos dias de hoje não está relacionado a corpos fortes e muita combatividade em uma luta.

Enfim, se você não sabia quem venceu a guerra russo-japonesa aprendeu nesse episódio e dentro de um contexto para lá de inusitado que mesmo em um breve trecho me divertiu bastante, ainda mais com aquela parte das “entrevistas” típicas de programas de luta ou coisa do tipo. Acho o maior barato quando um anime que conta uma história em outra época insere um elemento atual com tamanha naturalidade e habilidade. Não tem como não sacar e curtir.

Ademais, achei a estreia muito divertida e produtiva, principalmente pelo aparecimento de outro tatuado e o lembrete de que não foi o pai da Asirpa que massacrou os ainus. Se é assim, o verdadeiro culpado por tal atrocidade já apareceu na história ou ainda vai dar as caras e vai ser impossível que a Asirpa não queira acertar as contas.

Até lá o Sugimoto terá voltado para o lado dela e eu quero ver quem vai impedi-lo de quebrar a cara do sujeito. Mas o melhor nem é isso não e sim a caçada as tatuagens e a descoberta do ouro, que pode até não dar em nada, mas dificilmente deixará alguém insatisfeito, afinal, não dizem que em uma jornada o importante é o meio? Isso pode não valer para todos os casos, mas aqui eu meio que tenho certeza que é isso mesmo. Golden Kamuy voltou com tudo! Hinna Hinna!!

Até a próxima!

  1. Avatar

    Finalmente as primeiras impressões da terceira temporada de Golden Kamuy, que eu tanto ansiava chegaram.
    Respondendo ao seu sexto parágrafo, Golden Kamuy não tem vilões nem heróis, todos buscam o tal ouro por motivos pessoais, uns buscam o ouro por motivos até nobres, como o Sugimoto que quer o ouro para tratar a esposa do amigo, o Hijikata quer o ouro para fazer uma nova rebelião e o Tsurumi, esse só quer fazer baderna e guerra.

    Pode não acreditar, mas ninguém naquela época jamais pensou que o Japão que nem fazia 40 anos que tinha saído do Feudalismo venceria a Rússia, uma potência já estabelecida. Os japoneses ganharam a guerra mas com muito custo, as perdas do lado japonês foram chocantes, e as perdas do lado russo foram avassaladoras (tão avassaladoras que enfraqueceriam o poder do Czar, que 12 anos mais tarde seria executado pelos bolcheviques).
    Do desfecho da guerra o Japão ganhou territórios dos russos, sendo que as ilhas Sacalinas e Curilas até hoje geram mal estar entre o Japão e a Rússia (territórios esses que a Rússia ocupou de novo quando o Japão perdeu a Segunda Guerra Mundial, e por causa delas o Japão e a Rússia nunca assinaram um tratado de paz).

    O Sugimoto e a Asirpa são a alma do anime, senti falta da Asirpa nesta estreia. Já pensou que o Sugimoto pode ser mesmo imortal, ele já passou por tudo e ainda anda normalmente. O modo como ele passa por cima dos outros por causa do ouro ou por causa da Asirpa, só prova que ele já chegou num estágio onde os meios justificam os fins (e verdade seja dita, todos os que levaram uma surra do Sugimoto mereceram).

    Agora sobre os Ainu, o autor de Golden Kamuy devia ser um historiador e curador da cultura Ainu. a forma como ele transmite a cultura dos ainu na sua obra é muito boa. Nesta estreia pudemos ver os ainu de Karafuto e é muito interessante como na mesma cultura pode haver diferenças. Karafuto é uma região muito mais fria que a região de Hokkaido (e olhe que ambas são frias, além do limite suportável), o uso de cães e trenós pelos ainu de Karafuto deve-se ao facto da camada de neve.

    Por fim, o inimigo desde episódio, lendário carcaju que deixa os ursos no chinelo, nem sei como o Sugimoto não ficou ferido com tal besta.
    A parte da stenka fez todo o jus e mais além ao mangá, os russos desde sempre gostaram de briga e pinga. E os japoneses daquela época eram danados para a briga também, não era por serem mais pequenos que não davam luta (o facto dos japoneses serem mais baixos, era motivo de chacota por parte dos russos na Guerra Russo-Japonesa, no final as piadas saíram caras para o lado russo).

    Como sempre, mais um excelente artigo Kakeru17.

    • Kakeru17

      Olá Kondou, desculpa a demora em responder, é que só agora me organizei na temporada e seu comentário já foi perfeito, tenho nem o que acrescentar, só agradecer pelo prestígio e pelas pontuações feitas. E Golden Kamuy, apesar da ausência da Asirpa, estreou com o pé direito, né? Já estou até torcendo para anunciarem uma quarta temporada após o fim dessa terceira.

  2. Avatar

    Se a terceira temporada já começou com este nível, espero que ultrapasse a qualidade demonstrada na segunda temporada. Também espero que anunciem logo uma quarta temporada mais uns OVA para mostrar mais umas histórias bizarras e loucas. Notou que o Geno studio está a aprimorar a sua qualidade técnica a cada Temporada de Golden Kamuy. Esta terceira temporada irá provar que o Geno studio está a fazer um trabalho de amor com este anime. Ansioso pelos seus artigos deste anime maravilho.

Comentários