Dogeza de Tanondemita é uma série que começou no twitter e teve tanta popularidade que foi lançada em volume único e recebeu anime do estúdio DMM pictures em lançamento na temporada de outono de 2020.

E do que se trata a “história”? De um cara que faz dogeza para pedir as garotas que mostrem suas partes íntimas. Mas o que é dogeza? Se prostrar diante de alguém tocando a cabeça no chão para pedir algo.

Se vê animes ou lê mangás com frequência deve conhecer o gesto, mas sabia que você pode usar isso para fugir da polícia? Ou ao menos é o que li por aí. Pode ser fake news… De toda forma, não tente fazer isso em casa!

Aliás, nem fora de casa, afinal, ainda estamos em meio a maior pandemia do século, e não só por isso, é imoral pedir a alguém para mostrar suas partes íntimas. “Pelo menos” aqui no Brasil é considerado assédio.

Isso significa que os japoneses banalizam assédio usando comédia e outros elementos para “atenuar” a gravidade da coisa (como eles serem próximos e ela gostar dele)? Sim, banalizam, pois mesmo assim ele deveria aceitar o “não”.

Não é novidade para quem é otaku e está nesse universo há algum tempo, então, ainda assim, é passível de críticas? Eu acho que sim. Inclusive, me divirto com Dogeza de Tanondemita, mas sei que é muito errado.

A posição dogeza, como se ela compensasse o constrangimento da mulher, também é outro fator usado a fim de atenuar, mas a gente sabe que isso pode até fazer algum sentido na sociedade japonesa, já fora de lá…

Espero que uma posição dogeza não livre a cara de um tarado em uma situação de assédio, mas não sei pesquisar se funciona ou não, no máximo posso comentar o que acho e admitir a minha própria hipocrisia.

Afinal, acho esse tipo de quadrinho questionável, para dizer o mínimo do mínimo, mas, ainda assim, já li ele e vou assistir o anime agora, o qual você pode acompanhar semanalmente todas as quartas na Crunchyroll.

Isso significa que a sociedade ocidental também banaliza o assédio nos animes e nos mangás (ainda que sob uma desculpa de ser comédia, o que acho só desculpa)? Deixo a resposta para você, mas imagino qual seja…

Não estou dizendo que você deve parar de assistir o anime, eu mesmo não vou fazer isso, agora, pensar no assunto é o mínimo e se não vê nada demais nesse tipo de entretenimento sugiro que reveja seus conceitos.

Por fim, tecnicamente não há o que reclamar do anime, aliás, isso sequer importa? A garota do episódio de estreia fica vermelha de constrangimento, mas no fim acaba cedendo. E quanto a censura? Ela faz alguma diferença?

Não, é só para tentar vender o BD. Não deve passar desse ponto no ecchi, então não há o que comentar sobre ser adequado ou inadequado, questionável é a premissa e sua execução. Enfim, não tente fazer isso nunca na vida!

Até a próxima!

Comentários