Outro bom episódio, ainda que com ressalvas. É uma coisa boa o anime acabar pouco após esse confronto ou nele? Eu não sei, minha única certeza é que a terceira temporada promete!!! É hora de Major 2nd no Anime21!

Subestimar um time do Daigo é pedir para ser surpreendido e foi mais ou menos o que aconteceu, mas claro, a revelação da prévia de que a Fuurin enfrenta o time reserva e não o titular dá uma outra cara ao confronto, mas ainda assim é inegável que a Fuurin foi sim subestimada. Não se dá 10 pontos de vantagem para um time bom. Fosse o time titular iniciando a partida talvez engolisse tamanha vantagem, ainda que a soberba seja evidente.

Enfim, o time mostrou toda sua qualidade e perspicácia ao se aproveitar da dica do Daigo para botar medo no adversário em uma sequência de boas rebatidas, queimada pela Mutsuko em sua jornada cômica, mas que não desgostei, afinal, deu uma descontraída e serviu para lembrar que a Mutsuko tem fraquezas, mas ainda assim é uma ás e como tal se espera muito dela quando arremessar. Inclusive, ela pode ser a chave para a vitória. Será?

Eu tenho uma aposta diferente, mas isso fica mais para a frente no texto, antes precisamos falar da Chiyo-nee, a irmã mais velha complexada com o talento da irmã mais nova. Ela não lembra um pouco o Daigo, complexado com o pai, um jogador profissional? Eu confesso que esperava um complexo de altura, mas gostei de envolver essa irmã simpática, mas ao mesmo tempo com cara de avoada e que é capaz de apoiar a irmã em dificuldade.

Dada a personalidade da Chisato eu entendo ela não ter insistido no assunto da desistência da Chiyo, mas nem por isso não se importar se a vê com problemas, afinal, ela é muito boazinha, mas também consegue se impor quando a interessa. Lembra dela dizendo para a Anita que não queria que ela desistisse? Então, a Chisato não é uma mosca morta, apesar de ser bem tranquila, e até por isso entendo porque ela seguiu investindo no basebol.

Ela não jogava por causa da irmã, se comparando com ela, é claro que é fácil não encanar com isso se não é você que é pior, mas dada a personalidade dela duvida que fosse diferente se ela que tivesse menos talento? Se por um lado a Chisato é “leve”, a Chiyo é “pesada”, cheia de inseguranças que a seguram e a impedem de fazer algo que goste, porque ela pode ter aceitado entrar no time por um garoto, mas não vai jogar por ele.

Se fosse o caso não teria “travado” na hora de rebater, sendo salva da total apatia pela expectativa, mas uma expectativa benéfica, da irmã. A Chiyo deu a volta por cima? Não, mas deu o primeiro passo, é só questão de tempo para ela ser capaz de ajudar. Inclusive, ela ter conseguido rebater mostra que não é tão inútil quanto imaginava. Sua forma física em dia ajuda, mas não é só isso, como o Daigo ela tem seu apreço pelo basebol.

Enfim, com o primeiro nível do problema superado apareceu o ás do time adversário, o Mário, aí eu já não curti tanto o rumo que seguiu a partida, mas ao mesmo tempo eu entendo. Essa ideia de que um ás surgirá do nada e resolverá todos os problemas do time é manjada, mas pelo menos foram mostrados diversos ruídos entre ele e o resto da equipe, o que passou a ideia de que por mais que ele fosse talentoso, ainda assim, nada garantiria a vitória.

A dead ball da Yayoi mesmo mostrou que com criatividade a Fuurin pode lidar com o talento do Mário, mas daí a conseguir vencer em um provável acerto do time, que deve ocorrer com a troca de reservas por titulares, já é demais. Isso só seria possível com algo fora da curva também por parte da Fuurin. E se nenhum dos jogadores que conhecemos tão bem mudar da água para o vinho, o que resta é o dom da Kandori para “matar” canhotos.

Vai ser um desperdício se isso não for aproveitado, além de que vai ser sem graça demais se a Fuurin perder de forma unilateral, sem encontrar saídas para a força dos titulares adversários. O Daigo mesmo não recua ao ver a incontestável força e qualidade do Mário, mas vencê-lo exigirá mais do capitão que somente isso, exigirá de sua criatividade e percepção. Mesmo que a defesa da Fuurin seja forte, ele também vai precisar explorar pontos fracos do adversário.

Talvez isso mude com uma maior troca de jogadores, mas o que deu para ver desde a entrada do Mario foi um time bagunçado em que o arremessador não obedece ninguém e a defesa comete erros bobos. Mesmo que os vacilos não se mantenham, se aproveitados ao máximo, até provocados pela Fuurin, penso que o time tem sim chances de vencer além, é claro, de ter qualidade técnica para fazer até mais do que já fez. A entrada do Mário não estragou o jogo.

Porém, também não dá para dizer que sacar jogador bom da manga para aumentar o nível de dificuldade seja exatamente a melhor escolha narrativa, até porque não faz mesmo sentido dar dez pontos de vantagem e daí apelar para o time titular quando a coisa aperta. É muita escrotice do time adversário, por melhor que ele seja. Ao menos isso deve passar a ideia de que a Fuurin vai precisar melhorar muito se quiser vencer algum torneio.

Por fim, a ideia que a prévia passa é clichê, mas repare que o anime caiu de qualidade narrativa justo quando o principal torneio acabou? O clímax da temporada já passou, o que vemos aqui é um arco animado para fechar em 25 episódios (provavelmente), então não acho que devemos exigir muito, até porque o anime ainda é bem divertido e vai terminar completamente em aberto (obviamente) com perspectivas de renovação para o futuro.

Até a próxima!

Comentários