Eu sei, eu sei, o jogo da Karasuno mal esquentou e o anime já cortou pra uma partida diferente. Mas calma lá, a Nekoma é importante o suficiente para ter essa atenção. Além do mais, a graça desse campeonato está em ver as outras partidas também. Aqui começamos com calma, com as memórias de um personagem já conhecido mas pouco explorado. O cérebro dos gatos.

O Kenma foi o cara desse episódio, mas é engraçado perceber como ele não guiou o episódio. Está mais para o contrário, ele é que foi guiado pelo episódio. Pois o episódio tratou do seu passado, e a narrativa guiou sua antiga pessoa até retornar ao seu eu atual e ao ponto presente da história.

Interessante notar como não sabíamos quase nada sobre o personagem. E na verdade ainda não sabemos muito. E o mesmo sobre o time da Nekoma como um todo. E falando nisso, nem é como se aquelas lembranças tivessem apenas algum valor pessoal, mas também eram muito valiosas para o time inteiro da Nekoma. Prova do quão importante ele é para o time.

Por isso não houve nenhuma “evolução” no personagem de fato. E ainda que tenha pouco uso narrativo, pelo menos imediato, nos ajuda a se afeiçoar com o Kenma e entender mais sobre ele. Uma das coisas para entender é sobre sua dedicação e seus esforços. Porque sim, ele se esforça bastante, mas do jeito dele. E ele é ele e apenas ele, não há porquê para esperar que ele aja feito um Hinata.

Isso foi uma das coisas que esse episódio fez muito bem ao expor seu passado e explorar suas motivações e conflitos. Assim como mostrar seu amor aos jogos e RPGs, além da influência que todas essas coisas tem em sua personalidade, imaginação e até mesmo na forma como ele encara o mundo a sua volta.

E como eu disse, também foi um episódio importante para o time inteiro. Claro, o Yamamoto ou “Tora” acabou se destacando. Pela sua personalidade ele já era um personagem muito interessante pela sua semelhança com o Tanaka, o que dava a ele certo ar cômico também. Mas nós vemos um excelente personagem pelo contraste dele com o Kenma.

Na verdade foi devido a esse contraste que nos foi possível entender muito daquilo que o Kenma é. Toda sua personalidade competitiva que detesta perder, mostrando o quão sério ele pode ser sobre coisas banais e por motivos banais.

E além dele diversos outros membros do time da Nekoma apareceram aqui ou ali. Mesmo que não tendo nenhuma importância aparente ver eles interagindo fora da quadra já é algo bastante interessante. E como nós iremos ver eles dentro de quadra agora isso faz ainda mais sentido.

Esse episódio inteiro tratou de apenas um personagem. O que já seria uma coisa interessante por si só. Porém foi mais do que isso, foi um episódio importante para uma equipe inteira. Assim como o próximo também será.

É isso, até mais.

Comentários