O anime já começa mostrando a grande dificuldade do Nishinoya com os saques flutuantes do Miya Atsumu. Um belo momento para mostrar o quão temível é esse oponente. Se é que isso já não estava claro. E um momento bem atípico também, pois o Nishinoya é um defensor quase insuperável. Pois é, quase.

E não só ele, o Tsukishima também teve suas dificuldades nesse episódio. É até irônico que a “falha” explorada pelo seu oponente seja justamente sua grande capacidade de analisar a quadra. Aliás, o Suna é de fato muito impressionante. Defensivamente ele foi um grande problema para o Tanaka, e agora na parte ofensiva quem está sofrendo com ele é o Tsukishima.

E tem o Aran que se mostrou um grande problema para o time inteiro da Karasuno. Parar ele é imprescindível para conquistar essa vitória contra a Inarizaki. Contudo, a Karasuno também tem alguém capaz de trazer grandes problemas ao oponente. Estou falando do maior gênio da equipe: Kageyama Tobio. Graças aos seus saques altamente precisos a Karasuno tomou o controle do jogo.

Sim, a Inarizaki é muito forte, sem dúvidas a equipe mais forte desse torneio quando se observa jogador por jogador. Mas muitas qualidades individuais não são nada quando o time se encontra com problemas coletivos. Mas digamos que esses problemas sejam resolvidos, como seria? É quando chegamos nesse ponto que o episódio acaba.

Cheio de reviravoltas, cheio de cenas muito boas, enfim, a partida estava realmente incrível. Só é triste o fato de que todos, repito, todos os defeitos destacáveis são problemas da adaptação. De fato a maioria deles se encontram no começo, mas mesmo lá você verá cenas muito bem feitas. Ou seja, o anime erra e acerta simultaneamente. Há casos onde a animação está incrível e na cena seguinte está péssima. Isso é bem frustrante.

E sim, vamos falar e muito da animação. O primeiro ponto a ser levantado é que ela estava muito inconsistente. Há sim cenas para se elogiar, mas há muitas cenas horrorosas. Óbvio que é preferível algumas cenas boas do que nenhuma, mas isso faz os erros parecerem bobos. Uma cena muito bem detalhada é logo seguida de um rosto mal desenhado, ou vice versa, dando uma sensação de estranheza. É como se fossem equipes diferentes trabalhando no mesmo episódio.

Além de outros problemas de adaptação. Como o Atsumu levantando uma bola cuja trajetória não se dirigia ao Suna que então corta a bola. Ou a cena em que o Osamu faz o levantamento, eu não senti o peso da cena. E cito esse nem pela expressividade do problema, mas pela grande ocorrência do mesmo nessa temporada.

Não entrarei aqui no mérito de o que é o culpado da baixa qualidade da animação ocorrer com tanta frequência. Porque isso não importa. Só espero que possa melhorar daqui para frente. Esse é um defeito que eu não esperava ver em “Haikyuu!!”, e realmente um ponto que estou muito decepcionado.

Eu gostei muito desse episódio mas os defeitos atrapalharam bastante. E olha que a animação teve seus bons momentos, assim como a adaptação também tem seus méritos. O episódio não foi destruído pelos seus problemas, apenas foi prejudicado. A partida está muito boa, isso é importante. E espero que assim continue.

Enfim, acho que já reclamei e já fiz todas as ressalvas necessárias. No próximo episódio nós conheceremos o Kita. Fiquem de olho, ele não é o capitão da Inarizaki à toa. Não é mesmo.

Comentários