Demorou, mas finalmente a resenha de Oregairu 3 está feita. Aqui, finalmente encontramos a conclusão da história, onde Hikigaya fez uma escolha. Foi uma temporada com grandes emoções do começo ao fim e que apesar de tudo, conseguiu encerrar de forma satisfatória, mesmo eu não gostando tanto assim da escolha dele (que acabou sendo óbvia e um tanto quanto clichê, ainda que isso não seja um problema). Enfim, vamos lá!

Antes de mais nada, é sempre bom comentar sobre a sinopse, afinal, talvez você não saiba do que se trata a obra, certo? Ah, vale destacar que teremos spoilers nesse artigo, ok?

Pois bem, segue a sinopse: Na história seguimos Hikigaya Hachiman, um estudante anti social e narcisista que não tem a menor intenção de fazer amigos. Porém sua vida começa a mudar quando ele acaba tendo que entrar num clube de serviço voluntário que é gerido por Yukinoshita Yukino.

Como Hachiman e Yukino usam sua inteligência para resolver os problemas de muitos estudantes, a visão podre de Hachiman sobre a sociedade provará ser um obstáculo ou uma ferramenta que ele pode usar a seu favor?

Desde o início, Oregairu mostrava que no final da história, Hikigaya precisaria escolher entre Yui e Yukino. Era a resolução óbvia e ainda assim, a obra conseguiu conquistar seu espaço dentre os meus animes favoritos. O cuidado em desenvolver os personagens centrais sem tirar a importância dos coadjuvantes e tratar a adolescência de forma tão única e diferente do normal foram pontos extremamente importantes.

Foram 5 anos de espera por uma nova temporada. Na novel, até mesmo o autor demorou para lançar o volume final. Eu vejo essa demora como algo que representa bem o que essa obra apresentou durante seu percurso. O final não poderia ser feito de qualquer maneira, precisava ser muito bem feito para que mesmo eu que torcia para a garota perdedora ficasse satisfeito. Ao menos foi a impressão que tive e se estiver certo, o autor obteve sucesso.

A espera valeu a pena, claro, mas acima disso, conseguiu superar as minhas expectativas. Visualmente falando não é uma obra cheia de grandes cenas bem animadas, mas competente o suficiente para ser difícil notar algo muito abaixo do geral. Algo que eu sempre gostei e que teve nas três temporadas é o uso de boas músicas de fundo e claro, cenários belos nos momentos decisivos.

Mas a cereja do bolo, ou melhor, o prato principal dessa temporada foi definitivamente cada um dos personagens. Foram duas temporadas de amadurecimento, com vitórias e derrotas, erros e acertos, para então chegar num ponto onde cada um tinha certeza do que queria. É bem verdade que algumas coisas demoraram para entrar no eixo, mas ainda assim, o desenrolar foi satisfatório.

Yui queria tudo. Lutou e fez o que estava ao seu alcance para obter a realização de seu desejo: ter Hachiman ao seu lado. Eu sempre preferi a Yui mesmo sabendo que no fim, ela não foi a primeira heroína a aparecer e com isso, sua derrota era mais provável. Ainda assim, ela teve seus momentos e serviu principalmente como combustível para sua amiga tomar jeito.

Já Yukino do começo ao fim fez algo que só ela faria. Colocou os sentimentos de sua amiga acima dos seus, assim como Yui, mas diferente dela, mentia para si mesma e tentava lutar contra seus sentimentos. Era óbvio que não daria certo, mas ver seu amadurecimento até o ponto de ver ela entendendo o que devia fazer foi bem interessante (ainda mais se você torcia por ela…).

Por fim, mas não menos importante, temos Hikigaya. De longe ele foi aquele que mais mudou e amadureceu. De alguém que desprezava as relações humanas, ele foi para alguém que não só prezava por elas, como também buscava que fosse algo verdadeiro. Essa busca foi dura, acabou machucando outras pessoas e até mesmo ele no processo mas no fim, felizmente ele encontrou.

Claro, não fez isso sozinho e as pessoas que ajudaram nisso foram completamente decisivas. Um exemplo claro foi sua professora. Sendo franco, ela é facilmente uma das melhores personagens que já vi, pois não era apenas uma professora/educadora mas sim, alguém que estava ali por ele desde o início. Se ela fosse a escolhida, eu definitivamente iria adorar.

Ainda temos a irmã mais nova dele, Iroha que sempre teve um papel bem constante na obra, Haruno – irmã de Yukino – que teve um papel crucial nessa reta final (junto da mãe das duas e assim por diante. Oregairu conseguiu algo que poucas obras conseguiram: um elenco de personagens fantástico.

Então, tendo um ótimo elenco de apoio, um trio central sensacional e uma história bem consistente, será que podemos dar o famoso 10 para Oregairu? Sim. Sinceramente eu ainda não conheci uma obra de romance melhor e obviamente ela é recomendadíssima! Infelizmente ela acabou de vez, mas eu realmente gostaria de vê-la por aqui (alô New Pop).

Comentários