Nos últimos anos temos presenciado uma onda de novas obras fora do Japão aparecendo e tendo um sucesso considerável. Algumas delas já tiveram adaptações animadas como por exemplo Tower of God, The God of Highschool e Noblesse (que está em lançamento atualmente) e a tendência é que esse repertório aumente. Dessa vez a obra em questão é uma webnovel com uma adaptação para webtoon e garanto que vale a pena conferir sobre.

Antes de mais nada, é sempre bom explicar um pouco sobre esse tipo de obra. Além dos mangás, temos na Coréia os manhwa (popularmente conhecidos como Webtoons) e na China temos os manhua. Uma característica muito comum entre eles é o fato dos quadrinhos serem coloridos e no caso dos coreanos, ter uma leitura com orientação vertical, sem a clássica separação por páginas.

Enfim, A Returner’s Magic é originalmente uma webnovel (assim como citado anteriormente) que tem uma adaptação no formato de manhwa. Atualmente conta com mais de 120 capítulos (tanto webnovel como manhwa) e duas temporadas. Para quem não sabe, alguns manhwas são divididos em temporadas, que seriam pausas que a obra acaba tendo para que o autor e sua equipe tenham algum descanso (Japão poderia adotar isso, né?).

Aliás, um detalhe bem curioso é que o autor da webnovel (Yook So-Nan) é também o ilustrador do manhwa. Por outro lado, o ilustrador da webnovel é outra pessoa (ORKA), assim como o responsável pela adaptação do roteiro (Jeon Sun-Wook). Sobre os elementos encontrados na história, aqui temos uma aventura com romance, fantasia, comédia, ação e vida escolar.

Já sobre a história em si, seguimos Desir Arman, um dos 6 sobreviventes da raça humana. Após acreditar que haviam vencido a última batalha, eles notam que na verdade haviam falhado e consequentemente todos morrem. Porém, ao invés de “conhecer” a morte, Desir percebe que voltou para 13 anos no passado, antes mesmo dele entrar na academia mágica e iniciar sua vida como mago. 

Logo de cara eu confesso que a sinopse chamou a minha atenção. Já li outra obra onde o protagonista volta ao passado (Tsuyokute New Saga) e acho a temática muito interessante. O primeiro ponto legal desse tipo de obra é o simples fato de que o protagonista sempre está contra a parede, afinal, ele precisa mudar (se possível impedir) certos eventos que inevitavelmente vão acontecer e qualquer erro pode resultar em sua ruína. Além disso, ainda que ele tenha sucesso, isso não garante que tudo vai dar certo.

Com isso em mente, li o manhwa com boas expectativas e não poderia ficar mais satisfeito. Para quem gosta de um protagonista forte, pode ter certeza que Desir será de seu agrado, ainda que ele não seja forte de fato. Sim, eu sei, ficou estranho, mas explicando melhor, Desir é fraco e possui pouca mana, porém, ele consegue extrair o máximo de sua mana usando os conhecimentos de sua vida passada.

Por esse lado, achei bem interessante que o autor não facilitou a vida do protagonista em momento algum. Apesar dele se sobressair e de certa forma se preparar bem para o que vai acontecer futuramente, a obra trata de adiantar certos acontecimentos e alterar outros de acordo com as intervenções que Desir acaba fazendo. Então acaba que temos um balanceamento muito bom entre as ações de Desir e as consequências que elas podem trazer.

 

Outro detalhe bem interessante é como a obra funciona. Nela, temos o mundo sombrio, uma espécie de dungeon que recria acontecimentos do passado. Para concluir uma dungeon você precisa mudar o resultado final e cumprir algumas missões. Sendo assim, geralmente os personagens tem alguma noção sobre a situação em que estão inseridos, ainda que isso não alivie na dificuldade.

Além disso temos um elenco recheado de personagens bem interessantes. O trio que acompanha Desir é bem legal e traz um peso ainda maior para ele, em especial uma garota que em sua vida passada morreu em seus braços após uma batalha. Aliás, em relação aos personagens temos um detalhe muito importante: a presença da nobreza e grupos que desejam a ruína da humanidade.

Como sempre, os nobres costumam ter personalidades ruins e na história, isso implica em problemas, pois na academia que Desir estuda apenas os nobres são treinados de verdade e isso foi um dos motivos da queda da humanidade. Aliás, ao mesmo tempo que isso é um ponto muito bom da história, por outro ele é pouco desenvolvido. Um exemplo disso é que desde o início, Desir planejava desenvolver a classe dos plebeus e até então, não houveram grandes avanços.

Enfim, A Retuner’s Magic é uma obra muito boa que escapa um pouco dessa onda de obras com cultivo ou os isekais. Ah, e para quem quiser, é possível encontrar a novel no serviço Webnovel (tem pouco mais de 130 capítulos em inglês) e o manhwa pode ser lido no serviço TappyToon (porém tem apenas 60 capítulos lá). E se for de seu interesse, temos um artigo falando mais sobre os aplicativos e sites que contém manhwa ou manhua, além das várias resenhas presentes aqui no blog.

Comentários