Nessa semana teremos uma lista um pouco diferente. Hoje seria uma lista que abordaria algumas obras que possuem algum ponto em comum, mas decidi fazer diferente. Teremos uma lista que como o título expõe, são de serviços (pagos ou não) que disponibilizam webtoons, manhuas, manhwas e mangás. Inclusive, se você já conhece algum deles, talvez seja melhor ir direto para a lista (que também possui uma parte 2).

Dito isto, gostaria de destacar alguns aspectos interessantes. A maioria não possui obras no nosso idioma, tendo no máximo as opções de traduzir (podendo ser remunerado) e de escolher a língua inglesa ou a espanhola (no caso o inglês está presente em todos). A maioria deles possui site e aplicativo para smartphones e alguns deles têm obras +18, mas para isso você geralmente deve habilitar a função que mostra tais obras. Por fim, alguns possuem a opção de você mandar suas histórias, seja novel ou quadrinho.

Cada serviço possui uma forma diferente de monetização. O Line Webtoon não tem (mas dá para adquirir moedas); Toomics tem planos mensais (1, 3, 6 e 12 meses) que variam de R$ 36,99 a R$ 184,99; Lezhin funciona na base de moedas que você obtém comprando em dólar (17 moedas custam 4,99 dólares e cada capítulo custa 3 moedas); Manga Toon tem 3 formas de monetização: assistir vídeos, obtenção de pontos e compra de moedas. Vale destacar que as opções do serviço são ótimas e têm um preço bem atrativo; Manga Plus é 100% gratuito.

 

Toomics

Todas as obras estão disponibilizadas na língua inglesa e tem obras +18, precisando desabilitar o modo family safe para que tais fiquem acessíveis. Sinceramente, eu não vejo necessidade de assinar pois grande parte dos capítulos estão liberados e o serviço vai disponibilizando os capítulos conforme novos vão sendo lançados. Fora isso tem uma boa quantidade de obras gratuitas.

Como ponto negativo eu gostaria de destacar que quando você desabilita o modo family safe o site acaba dando muito destaque para as obras +18, algo que eu considero desnecessário. No mais, gostaria de recomendar as obras Leviathan (sobre a qual ainda escreverei um artigo), Close as Neighbors e The Stand-up Guy (os dois últimos, adultos).

App Store    Anime Beans no Google Play

Website do Toomics

 

Line Webtoon

O Line Webtoon é, sem sombra de dúvidas, o mais famoso de todos. Talvez também seja o que possui um catálogo mais extenso com mais de 55 mil obras (nenhuma delas +18, até onde eu sei). Ele é completamente gratuito e não possui propagandas, o que me faz questionar sobre seus custos. Foi o primeiro que conheci por conta de suas obras que já receberam algumas adaptações para anime (e que infelizmente foram OVAs).

Mas enfim, o grande trunfo dele é a opção de traduzir os capítulos de suas obras favoritas, ou seja, temos várias disponíveis em português. Mas nem tudo são flores e você acaba ficando refém da boa vontade de quem faz isso, além de só pode fazer download dos capítulos em inglês. Na parte de recomendações, gostaria de indicar Tower of God, Dice e Noblesse (preciso fazer um artigo sobre cada um deles).

App Store    Anime Beans no Google Play

Website do Line Webtoon

 

Lezhin

O Lehzin, ao contrário dos outros dois, chama mais a atenção por suas várias obras +18. Além delas, há uma vasta quantidade de obras BL (boys love, vulgo yaoi) que inclusive figuram nas primeiras posições do ranking. O serviço é bom, mas é pago, pois você precisa comprar a maioria dos capítulos e demora muito para ficar disponível gratuitamente.

No mais, as obras estão em inglês e não há como fazer a tradução diretamente pelo serviço. Não achei a opção de mandar seu trabalho.

Para finalizar eu gostaria de recomendar algumas obras disponíveis no serviço. A primeira delas é 4 Cut Hero, uma obra de fantasia e a segunda é Perfect Half, um webtoon adulto que possui uma boa história (sim, isso é aparentemente possível).

App Store    Anime Beans no Google Play

Website do Lehzin

 

Manga Toon

Apesar do nome o serviço Manga Toon não possui mangás. Sim, é estranho, mas o que importa é que ele talvez seja o melhor de todos. O serviço possui funcionalidades muito interessantes como, por exemplo, ter a opção de download e tem várias obras com a grande maioria dos capítulos gratuitos. Além disso, é possível traduzir e ser recompensado com moedas, as mesmas que desbloqueiam os capítulos. Ah, e tem como deixar a interface em espanhol ou inglês.

Outra funcionalidade muito interessante é que você pode enviar seus trabalhos. Poucos serviços têm essa opção sendo disponibilizada de maneira tão simples e prática (com contrato e interface dedicada no próprio site para ficar tudo mais fácil). Já sobre as recomendações temos Gunjou no Magmel, que está tendo uma adaptação para anime atualmente e The Last Human, obra já recomendada na lista de obras com temática de zumbis.

App Store    Anime Beans no Google Play

Website do Manga Toon

 

Manga Plus

Por fim temos um que finalmente tem mangás. O serviço Manga Plus é da editora Shueisha e por isso possui inúmeras obras que nós conhecemos muito bem, como Naruto, Bleach e afins. Apesar de ser gratuito, o serviço não tem os mangás por completo, mesmo tendo novas adições constantemente. Os idiomas disponíveis são inglês e espanhol, com a esperança de novas opções eventualmente.

Por ser muito incompleto o aplicativo não consegue substituir as formas ilegais de consumo, pois para completar faltam muitas funcionalidades que praticamente todos os outros têm. Ao menos a ideia é ótima e vale a pena dar uma força para que o serviço possa evoluir. Sobre as recomendações fica difícil pois a maioria já são bem conhecidas, mas gostaria de indicar Spy x Family e Act Age, dois mangás com poucos capítulos que me chamaram a atenção (e precisam de artigos sobre).

App Store    Anime Beans no Google Play

Website do Manga Plus

 

Para encerrar, o Line Webtoon já recebeu um artigo bem mais completo aqui no blog e algumas obras como Tales of Demons and Gods, Ao no Flag e Star Martial God Technique fazem parte desses aplicativos também. Temos também dois serviços brasileiros que merecem uma menção: Social Comics e Agakê. O primeiro deles é do grupo Omelete, possui planos de assinatura e um catálogo com mais de 1000 obras. Já o segundo é muito interessante para que você conheça obras brasileiras, mas não serve para leitura ou qualquer outra coisa por ter um aplicativo bem simples.

  1. A Lezhin apesar de os autores das obras postarem diretamente lá e ganhar com as compras que fazemos, o site em si é uma problema. Principalmente com seus autores já que pelo que dizem, a Lezhin “nao liga para os criadores” e faz um trabalho cagado na tradução de inglês. Onde eu como ex scan, sei bem como é.
    No geral eu recomendo e não recomendo, mas seria bem melhor ler o projeto tal por um lugar pirateado que a própria Lezhin que parece que a tradução de inglês é feito por crianças. Mas recomendo, pois apesar das mil e umas tretas envolvendo a plataforma com vários tipos de pessoas e assuntos, é algo que vai diretamente para o autor, ou seja, você compra e ajuda o mesmo.

    Tenho um também para recomendar que no meu é o melhor. Você pode comprar mas também pode logar todos os dias e ganhar coins para gastar na plataforma como desejar, como também se pode conseguir mais de outras formas. Porém a burra aqui acabou esquecendo o nome do app.

    De todo modo, obrigada por tal, tinha apps ai desconhecidos por mim.

  2. Bom dia Letty!
    Eu também já ouvi algumas coisas cabeludas da Lezhin e sinceramente é o único dos citados que eu não gosto tanto de usar e nem tenho no meu celular. Sinceramente eu realmente gostaria de usar ele pois o mesmo tem suas qualidades, fora o que você já destacou (ajudar o autor por exemplo).
    Sobre esse serviço que você citou, eu acho que conheço e se for o caso, ele vai entrar na parte dois dessa lista (tem muito serviço então eu tive que dividir a lista).

  3. Sim, eu sei que demorei e peço desculpas por isso rs.
    Eu confesso que não conheço esse Let’s Play, vou dar uma olhada depois!
    Sendo sincero todos são bem interessantes, mas acho que vai muito do que te interessa dentro da plataforma e os gêneros que costumam ter mais destaque.
    Dessa lista, eu gosto bastante do Toomics que tem uma variedade maior e umas obras de ação e romance bem bacanas como Dr. Kang e Leviathan (citado no artigo). Por outro lado, não sou muito fã do Lehzin, por achar ele bem pobre de conteúdo (exceto +18, isso tem até demais).

  4. Olá Mirian, tudo bom?
    Então, a periodicidade de cada obra varia muito de autor para autor e por isso, é difícil te dar uma média verdadeira.
    Sobre o período para ficar gratuito, acredito que gira em torno de 30 dias (não necessariamente vai ser o prazo para todas as obras, mas em geral essa parece ser a média). Isso em caso de ter essa possibilidade, porque tem obras que nunca vão ficar gratuitas (ou pelo menos vai demorar rs)

Comentários