Semana passada eu fiz um artigo sobre uma obra chinesa chamada Tales of Demons and Gods e continuando nessa “vibe” eu gostaria de recomendar uma outra obra chinesa do mesmo autor, Star Martial God Technique. Ela funciona no mesmo estilo que sua “irmã” tendo como original a web novel e com uma adaptação para “mangá”. Lançada desde 2016 (a versão “mangá”), a obra conta com 196 capítulos que são relativamente fáceis de terminar por conta da quantidade de páginas. A novel inclusive já está finalizada mas infelizmente não possui muitos capítulos traduzidos para o inglês ou português.

Semelhanças e detalhes à parte, Star Martial trata sobre um mundo relativamente parecido com Tales of Demons and Gods mas diferente ao mesmo tempo. Temos uma história que se passa em tempos antigos na China mas diferente de sua “irmã”, aqui os personagens possuem apenas três tipo de artes marciais: a arte marcial da estrela, a da chama e a do dragão. Cada uma tem suas fraquezas e qualidades mas a arte macial da estrela em especial tem um problema: costuma ter usuários mais fracos que as outras duas e possui pouco “suporte” (documentos que ajudem na evolução do usuário por exemplo).

Ye Xin He é o protagonista e digamos que o destino não parece ter sorrido para ele pois além de ser um usuário da arte marcial da estrela, o mesmo nasceu numa família subordinada de uma outra família nada gentil. Ou seja, ele eventualmente vai enfrentar problemas com essa família e seus integrantes, afinal, é para isso que eles servem, né? E um ponto engraçado disso é que parece que o autor gosta de fazer protagonistas que vem de famílias mais simples e que sofrem com o controle de famílias mais fortes e influentes. Porém, nessa obra aqui esses problemas se tornam bem maiores.

Em Star Martial, Ye Xin He possui potencial e acaba ganhando destaque por conta disso. Claro que por conta disso há alguns acontecimentos clichês como um péssimo resultado em um teste ou algo do tipo. Ou seja, com clichês aqui e ali a obra vai encaminhando sua construção de mundo e todo o resto para acontecimentos de maior escala. Por conta disso, o ritmo é bem dosado pois a progressão dos eventos e até mesmo do desenvolvimento do protagonista são bem explicados e sem muitas pontas soltas. Aliás, até mesmo as relações interpessoais do protagonista tem um bom desenvolvimento no geral.

E sobre elas, devemos dar o devido destaque. Similarmente as light novels onde o foco está nos personagens, na obra temos uma pegada parecida. Xin He começa como um “escravo” de um personagem mimado, torna-se um discípulo de destaque e mais para frente após vários eventos se torna uma referência para outras pessoas, tudo isso sendo acompanhado por eventos que acabam girando em torno desse “sistema”. Sua trajetória conta com algumas situações tensas e até mesmo derrotas pessoais (por assim dizer) assim como suas vitórias. Inclusive vale mencionar os romances presentes na obra que diferente de sua “irmã” foca apenas no protagonista ao invés de alguns casais e até mesmo nesse ponto a relação é bem desenvolvida (apesar de não ter sido concretizada).

Porém um dos pontos mais interessantes que eu percebo na obra é como tratam a questão das famílias. O sistema delas é relativamente simples mas suas relações, não. Por ser de uma família de pouco poder e expressão, Xin He sofre retaliações de seu “inimigo” que prejudicam seu crescimento (ainda que a obra trate de resolver isso de uma maneira bem melhor) e até mesmo a situação de sua família que por vezes acaba dependendo dele por conta de sua força e capacidade de liderança. Essas questões nos levam para batalhas diplomáticas que a qualquer momento podem se tornar algo bem sangrento e mortal para ambos os lados.

No fim, Star Martial é uma obra bem interessante que apesar de seus clichês possui uma obra trama recheada de personagens interessantes. Como já mencionei é uma leitura rápida por conta do número de páginas e bem desenvolvida apesar disso. Enfim, leiam obras chinesas pois ótima opções não faltam por aí.

Comentários