Webtoons são, para quem ainda não sabe, webcomics – histórias em quadrinhos com publicação diretamente online – criadas por sul-coreanos. Hoje em dia o termo é amplamente utilizado para categorizar não só quadrinhos coreanos, mas também japoneses e até de outros países, sendo que muitos autores de outros países – ocidentais inclusive – criam quadrinhos que são considerados webtoons, mas geralmente os lançam em plataformas baseadas na Coréia.

O foco desse artigo vai ser falar um pouco dos webtoons através da apresentação do Line Webtoon, que é um serviço que traduz webtoons de forma oficial e gratuita para o inglês. Existem outros portais que fazem o mesmo tipo de serviço como o Spotton e o Lehzin – esses são apenas parcialmente gratuitos –, mas a plataforma do Line é a que goza de maior prestígio entre os fãs do segmento.

O Line Webtoon foi criado pelo Naver – grande portal de buscas coreano – em 2010 com o intuito de propagar os quadrinhos na língua inglesa, sendo que webtoons já eram lançados pelo Naver desde 2004, mas apenas em coreano. A ideia deve ter sido muito bem-sucedida, pois o serviço existe até hoje e é oferecido de forma completamente gratuita a quem quiser desfrutar dele.

O Line Webtoon possui um site – e um aplicativo para celular – no qual você pode ler, curtir, comentar e se inscrever nas séries que deseja acompanhar. Tem lançamentos diários de capítulos e se divide entre webtoons oficiais e webtoons do Discover – sessão na qual qualquer pessoa pode publicar seu webtoon, desde que esteja na língua inglesa e atenda aos requisitos de formato. Uma praticidade do serviço é que usando o aplicativo de celular você pode baixar capítulos de webtoons oficiais e manter eles para leitura off-line por até 30 dias, o que é ótimo para quando você sabe de antemão que ficará sem internet e mesmo assim não quer ficar sem ler.

É claro que para quem não tem um bom entendimento da língua inglesa fica difícil usufruir do serviço, mas pensando nisso que foi criada uma sessão na qual os fãs podem traduzir os webtoons oficiais para outras línguas diretamente pelo site – de forma simples e rápida, praticamente só tendo que fazer a tradução mesmo –, o que eu considero ser uma ótima iniciativa, pois incentiva a integração da comunidade de fãs e aumenta o público alcançado já que outras línguas – que não o inglês – são contempladas.

Como a tradução para outras línguas depende do trabalho dos fãs, não há garantias de que você vai encontrar o webtoon que deseja ler em uma certa língua, mas só de haver esse espaço fornecido pela empresa já é algo muito bom, e acredito que esse seja um dos fatores que diferenciam o Line Webtoon de outros serviços.

Outro fator que torna o serviço tão popular é o bom número de séries e a grande popularidade que muitas delas alcançam – algumas são lançadas diretamente no portal e outras só são integradas a ele posteriormente –, tais como: Noblesse, obra que já possui mais de 400 capítulos e teve um OVA produzido pelo famoso estúdio japonês Production I.G por encomenda do Line Webtoon para comemorar o aniversário do serviço; Girls of the Wild’s, série bem popular que mistura artes marciais e romance, criando uma sólida base de fãs ao longo dos anos, além de possuir adaptação para dorama; Orange Marmalade, o webtoon tem uma alta nota no Myanimelist e rendeu até um dorama; entre outros.

Como curiosidades, posso citar o fato de que algumas das séries disponibilizadas na plataforma dispõem de trilha sonora – geralmente uma música presente em um ou outro episódio –, tendo até músicos especializados em compor para webtoons. Também existem séries que usam gifs como parte de seus capítulos – o que seria impossível para quadrinhos impressos – e séries que são lidas de forma horizontal, – quando o comum para webtoons é a leitura vertical, no padrão ocidental, sem divisão por páginas –, além de qualquer uma das obras poder usar o espaço de publicação dos capítulos para avisar sobre hiatos ou promover sessões de “perguntas e respostas” das quais os fãs podem participar diretamente pelos comentários. Tudo feito sempre com o intuito de aproximar o autor do seu público e melhorar a experiência de leitura ao se buscar formas de dinamizar e aprimorar constantemente o serviço disponibilizado.



O serviço já está apresentado e se você se interessa por webtoons indico muito que faça uma visita ao site para conhecer melhor e/ou baixe o aplicativo – que pode ser encontrado facilmente na Play Store/Apple Store – e se aventure mais por esse vasto universo dos quadrinhos digitais!

 

Comentários