SHADOW é um manhwa, quadrinho coreano, webtoon de autoria de Yunuji e ilustrações de Hyejin. A série é curta, possui apenas 12 capítulos e foi lançada em 2014. Está disponível na plataforma do Line Webtoon oficialmente e completamente de graça.

Sobre o que SHADOW trata? Do dia a dia daqueles que fazem o “serviço sujo” em uma sociedade em que há super-humanos; sejam eles heróis ou vilões um rastro de destruição sempre os acompanha, então a SHADOW está lá para limpar a bagunça feita.

O tema desse webtoon é bem interessante, porque ele aborda “consequências”. Mesmo o maior dos heróis destrói coisas para salvar pessoas e isso provocaria transtornos diversos a população não fosse justamente a atuação do órgão. Um grupo seleto composto por humanos e super-humanos que deve fazer reparos e auxiliar aqueles que são prejudicados pela destruição dos confrontos.

Tematicamente o webtoon é muito bom, pois o problema abordado é resolvido dialogando com a essência do tipo de serviço prestado pela SHADOW, mas a pequena quantidade de capítulos atrapalha o aproveitamento do que é discutido na obra – e até mesmo na caracterização e aprofundamento de seus personagens.

Apenas dois ou três personagens são um pouco mais aprofundados, e só o protagonista é que parece amadurecer ao longo da história. Os primeiros capítulos servem para apresentar universo, conceito e deixar claro que há um drama pessoal ali, além de que há uma presença antagônica à espreita pronta para atacar na primeira brecha.

Isso é bom, porque esses casos mexem com as minucias da profissão, mas também é ruim, porque levam direto ao ponto uma ideia que poderia ser melhor desenvolvida e poderia extrair ainda mais de seus personagens. Lamentar o que poderia ser não significa que eu não tenha gostado do que foi; que não veja valor nisso, não à toa possuo coisas boas a falar de SHADOW!

A arte é bem bonita, o grupo de personagens principal não parece ruim, o tom cômico até que é bem usado e senão potencial para ação, havia potencial para explorar as particularidades do serviço que a agência presta. Inclusive, o background dado ao protagonista se liga a isso já que os poderes dele são úteis para a SHADOW, mas problemáticos para ele em sua vida pessoal.

É a partir daí que parte o seu conflito e a sua indecisão, por isso que ele se questiona, quer encontrar uma resposta que o satisfaça enquanto pessoa e enquanto profissional. Ele quer encontrar o seu espaço entre heróis e vilões e ver qual é o seu valor, se vale a pena sacrificar algumas coisas em prol de lidar com as consequências das ações de terceiros.

Verdade, a visão apresentada é romantizada, mas se a transportarmos para a vida real é bem fácil usar o raciocínio do protagonista para justificar a importância da profissão de suporte como a praticada pela empresa na qual ele trabalha.

Eles limpam a bagunça dos heróis e dos vilões, e é por isso que às vezes precisam agir como heróis e às vezes como vilões, tudo para fazer seu serviço; não à toa são sombras e sombras só existem por conta da luz, porque o cerne de seus atos são ajudar outras pessoas, é aquilo que os motiva.

Entretanto, só é tão bom como conceito, a execução em si dá a sensação de que poderia ser melhor se o quadrinho tivesse tido mais capítulos, mais tempo para se aprofundar em certas coisas, como o que rola sete anos antes e é relevante no presente da trama, só que não é tão aprofundado, esmiuçado, detalhado.

Faltou cuidado para usar personagens, aproveitar o que poderia ser trabalhado em cima deles e o que poderia ser usado para aprofundar a situação de clímax. O raciocínio é a melhor parte do final, porque mesmo sendo uma série rasa ele é coerente e é bem utilizado para fechar o arco narrativo.

Mas faltou “gordura” e isso foi uma pena. Não sei por que o autor não fez uma série maior, talvez por que não gostaram dos primeiros capítulos? Duvido, pois a série parecia bem popular na plataforma do Line Webtoon.

Creio que foi planejada como curta desde o princípio e isso minou suas possibilidades de aproveitar melhor um tema tão interessante, até atual na ficção visto o quanto histórias de super-heróis têm feito sucesso nos últimos anos.

Eu fico por aqui já com vontade de escrever mais sobre mangás, manhwas, etc, só espero que dá próxima vez de uma obra que me dê mais o que comentar. Em todo caso, leia SHADOW caso se interesse pelo tema e não esteja a procura de algo tão profundo, mas divertido com duas ou três boas ideias bem aproveitadas!

Já sabe, né, precisando, é só chamar a SHADOW!

Comentários