Bom dia!

A ideia de fazer um clipe ou algo parecido é muito boa, mas vídeos não são nem fáceis nem baratos de fazer.

Eu esperava que o Gus, como alguém que já agenciou uma artista que estourou na cena, ainda que tenha sido artista de um sucesso só, entendesse um pouco mais sobre isso, mas parece que todos esses anos de alcoolismo estão cobrando seu preço.

Quero dizer, ok, agora existe AI e tal, mas gravar um vídeo não pode ter se tornado assim tão diferente!

 

Olha aquela uma estrela ali, uma mísera estrela! Está na cara que o IDEA é má ideia!

 

Nem a ideia de fazer um vídeo foi do Gus, mas sim do Roddy. E também foi o Roddy quem teve a terrível ideia de comprar um robô IA com péssima avaliação online para fazer a gravação.

Não é possível que um quase recluso, uma pessoa que fica na internet o tempo inteiro, ignore algo óbvio como a estrela solitária do IDEA no oBay.

Aparte: parece que o eBay não quis patrocinar Carole & Tuesday, e com isso finalmente estamos de volta à moda anime de usar nomes e marcas apenas ligeiramente alterados e hilários em seus disfarces óbvios.

Enfim, o IDEA. Por que Roddy achou que comprar aquele troço era uma boa ideia? O Gus parece um pateta mesmo, e as garotas são jovens e inocentes, mas, como diria Ertegun (Mamoru Miyano tem poucas falas como o DJ, mas está fazendo valer cada minuto): Roddy, Roddy Roddy Roooddy…

Talvez ele simplesmente esteja fazendo isso de má vontade porque o Gus está arrastando ele, e Roddy claramente está insatisfeito com isso. Qualquer que seja o caso, depois de perder dois de seus modelos de robô gigante (e um carrão do Ertegun), espero que ele se torne mais cuidadoso.

 

Esse clipe ficou genial

 

Pelo lado positivo, o clipe ficou muito legal! De uma forma irônica, é claro. Ficou ótimo de tão horrível.

Mas, porém, contudo, entretanto, é claro que duas artistas que nem começaram ainda e que querem fazer música a sério não podem publicar um troço daqueles. Se já tivessem carreira estabelecida, quem sabe? Nas atuais circunstâncias, ficariam para sempre marcadas como uma dupla trash.

Carole & Tuesday não é Mamonas Assassinas.

 

IDEA tem satisfação sádica ao maltratar Jiggie

 

Um desenvolvimento que não deve passar despercebido nesse episódio, porque ele foi o centro das atenções e ficou bebendo cerveja enquanto tentava enganar todo mundo, é o que esse anime quer dizer com IA, Inteligência Artificial.

Nos painéis, monitores e instrumentos do Tao ou do Roddy parece ser apenas um conjunto de programas avançados que rodam em computadores potentes. O IDEA, porém, e não só ele mas também o Jiggie, o alarme da Carole, são robôs que rodam com IA (até aí ok) e demonstram ter auto-consciência.

Quando era só a corujinha-alarme isso ainda não estava claro. Mas nesse episódio o IDEA se comportou como uma pessoa normal (e uma bem vagabunda), buscando diversão e seu próprio bem-estar, ignorando as expectativas colocadas nele pelos demais, que são supostamente sua raison d’être.

Claro, ele era uma fraude. Isso explica vender robôs que não cumprem o que prometem. Mas não explica porque ele ficou bebendo cerveja e assistindo Space Dandy. Ou porque Jiggie pareceu sentir ciúme do suposto diretor antes de ficar claro que ele era um farsante.

O que eu espero disso? Sinceramente, nada. Já expus nos artigos anteriores como acho que a questão do IA em Carole & Tuesday é só uma metáfora para algo do nosso mundo e com nível tecnológico bem mais baixo, e também já afirmei esperar por uma história mais focada no desenvolvimento de suas protagonistas e não em construção de mundo.

Nesse sentido, um elemento secundário ser aparentemente inconsistente, ou simplesmente ser o que precisar ser de acordo com a conveniência do enredo, está de acordo com as minhas expectativas. Explica também porque Gus e Roddy são tão incompetentes até mesmo em áreas nas quais esperaríamos que fossem especialistas.

 

Marie, ex-esposa de Gus, e Anne, sua noiva

 

Não estou dizendo, porém, que não haverá nenhuma construção de mundo e que tudo e todos que não forem Carole ou Tuesday serão inconsistentes. Acho esse mundo bem sólido apesar dos pesares, tendo inclusive alguns conflitos sendo lentamente preparados em segundo plano – com destaque para Angela e para a família da Tuesday.

Esse episódio, em particular, apresentou mais uma personagem e através dela contou um pouco sobre o passado do Gus, além de tratar de forma bastante natural e realista de um tema tabu. Sim, estou falando de Marie, a ex-esposa de Gus e que nalgum momento após a separação se descobriu lésbica ou bissexual.

As garotas se chocam um pouco, mas não parece ser um choque muito maior do que elas teriam caso tivessem visto Marie beijar um homem. E nunca mais tocaram no assunto. Gus pareceu um pouco desconcertado, mas de novo, não acredito que seria muito diferente se ele tivesse sido informado do casamento de sua ex-esposa com outro homem.

É cedo para afirmar que no mundo de Carole & Tuesday as questões de gênero foram superadas e resolvidas, mas pelo menos os personagens principais parecem entender que um relacionamento homossexual é tão natural quanto um heterossexual, e se a Marie não falou só por falar, a lei parece entender da mesma forma, já que permite o casamento dela com Anne.

O Japão de hoje, se minha rápida pesquisa estiver correta, é menos progressista do que a Marte do futuro de Carole & Tuesday, não permitindo casamentos do mesmo sexo no país. De forma elitista, o país aparentemente reconhece o casamento de mesmo sexo de japoneses quando realizados no exterior, em países que o permitem.

Eu li algumas notícias e matérias sobre o assunto antes de escrever o parágrafo acima, mas tudo o que encontrei está resumido na entrada da Wikipedia sobre o assunto, se tiver curiosidade.

 

A conversa séria, com anos de atraso, entre Gus e Marie

 

O importante na história da Marie é como ela reflete a de tantas pessoas de carne e osso, talvez algumas que você conheça. Ela passou boa parte de sua vida como heterossexual, por quê, certamente, acreditava que isso era “natural” e “óbvio”. Ela gostava do Gus, talvez até tenha se apaixonado de verdade por ele.

Mas aquilo não era tudo. Aquilo não era suficiente. Não ficamos sabendo porque o anime não conta, mas acho razoável assumir que o final do casamento deles não foi fácil. Eles perderam contato, há um constrangimento no ar quando Gus reencontra Marie que só é quebrado quando ele começa a falar das garotas.

E ao final Marie pergunta reflexiva para Gus: onde foi que erramos? E ela assume a “culpa”. Já culpou o Gus no passado, porque obviamente estava com raiva, frustrada, mas, reconhece hoje, estava errada. Ela não entendia ainda. Ela não se entendia ainda. O anime não precisa explicar o que é que ela não “entendia”, pois a essa altura já está claro.

 

Qualquer coisa funciona com as duas

 

Em todo caso, num anime com duas protagonistas lindinhas um retrato tão humano de amor entre duas mulheres não pode passar sem provocar, não é?

Carole e Tuesday “clicaram” rápido uma com a outra. É quase como destino, como se Carole tivesse nascido para Tuesday que nasceu para Carole. Nenhum sinal de tons românticos ou sexuais na relação entre as duas até agora, porém, e acredito que vá continuar acima até o final.

Mas isso não quer dizer que não possam surgir rumores, certo? E, a depender de como a sociedade marciana lida com o tema, há uma certa política que pode se incomodar bastante com isso.

Por enquanto isso é só especulação, porém. Até o próximo episódio!

 

Carole e Tuesday já estão concentradas pensando no próximo passo ...

 

Comentários