Semana passada eu fiz uma lista de aplicativos que possuem mangás, webtoons e afins (aqui). Hoje teremos a parte dois em que eu irei indicar mais alguns e citar outros tantos que existem por aí. Uma curiosidade dessa lista é que temos um serviço da indonésia que disponibiliza suas obras na língua inglesa. No mais, temos dois serviços coreanos e dois americanos com obras chinesas.

As primeiras considerações que eu gostaria de comentar é que assim como em alguns outros da lista anterior, todos os serviços que possuem obras chinesas têm um “defeito”. Você possui duas opções de configuração: ação, caso você seja homem e romance/drama se você for mulher. E eu acho isso bem tosco por gostar de ler os dois tipos, mas entendo que na visão dos chineses não é assim que a banda toca.

Já sobre as formas de monetização, temos novos formatos nessa segunda parte, alguns bem interessantes. Outro detalhe importante é que alguns deles possuem a opção de você enviar seus trabalhos, uma loja (interna ou externa) e recompensas bem atrativas, como por exemplo ganhar “moedas” ao completar missões ou por tempo de leitura. Por fim, vale citar a praticidade que é mexer em cada um deles, ainda que possuam seus defeitos aqui e ali.

Voltando para a parte de monetização, o serviço Webnovel possui as recompensas citadas acima (por missão e tempo de leitura) e dinheiro; O Tapas possui uma loja externa (irei comentar sobre abaixo) e monetização padrão (baixar algum aplicativo, convites e afins); Já o ToryComics funciona apenas na base de compra de moedas com dinheiro real; O WebComics tem a opção de assinatura mensal de 6,99 dólares e 5,66 dólares na opção anual. Nele você também ganha moedas por entrar no aplicativo, realizar algumas ações e comprar gemas. Por fim, ele possui uma mini loja no próprio aplicativo na qual enquanto esse artigo era escrito estavam a venda dois itens fofos que podiam ser adquiridos por moedas; O último de todos seria o CIAYO Comics, que parece não ter nenhum tipo de pagamento.

 

Webnovel

Webnovel

O primeiro serviço dessa lista tem inúmeras obras chinesas, seja um quadrinho ou uma novel. Visualmente ele é bem bonito e intuitivo, o que colabora para que você ache com certa facilidade a maioria das obras que deseja. Ele também possui um editor para que você mande suas histórias, e que apesar de alguns defeitos, possui funcionalidades bem úteis e que podem ser uma mão na roda para os interessados. Além disso, tudo você pode ler pelo site e pelo aplicativo.

Na parte de leitura o aplicativo se destaca pelas opções de configuração e download. Como defeitos, quem não gosta ou simplesmente não lê em inglês terá problemas por aqui e como já mencionei, faltam algumas opções. Já em relação às recomendações, gostaria de indicar The King’s Avatar (sim, aquele que tem um anime), Relase that Witch e Strongest Abandoned Son.

App Store   Anime Beans no Google Play

Website do Webnovel

 

Tapas

Tapas

O Tapas tem sua sede nos EUA mas é composto por uma equipe de coreanos. É um serviço bem interessante em que você achará várias obras de autores brasileiros e que possui um bom visual, além de uma vasta quantidade de obras. O serviço disponibiliza a opção de ler pelo aplicativo e pelo site. Também possui uma loja externa que vende camisetas de algumas obras (provavelmente os famosos “originais”) pelo preço de 20 dólares na Amazon.

Porém nem tudo são flores e achar as obras de autores brasileiros é uma missão complicada. E o maior vilão disso é a forma como eles organizam as obras, utilizando tags, o que por si só já é meio ruim (alô Netflix!). Mas, para piorar, eles colocam apenas 2 ou 3 tags por obra, o que complica ainda mais a situação. Como recomendação gostaria de destacar uma obra que eu gosto muito, chamada Rei de Lata. É uma obra muito interessante com um potencial enorme e que possui apenas 19 capítulos. Aliás, a obra presente na capa também merece uma conferida (Anna Saito o nome da obra).

App Store   Anime Beans no Google Play

Website do Tapas

 

ToryComics

ToryComics

O outro serviço coreano da nossa lista foi uma grata surpresa que eu tive tempos atrás. O motivo disso é que o serviço possui muitas obras gratuitas e o melhor: em português. Sim, eles têm um sistema de tradução e até agora eu não me recordo de ter visto qualquer obra que não tivesse como ler em nossa língua. Um dos pontos negativos seria o fato do aplicativo não ser o mais intuitivo possível, sendo insatisfatório em alguns casos.

E quando eu digo que ele não é intuitivo estou sendo bem sincero. No geral, os aplicativos desse tipo possuem ótimos visuais e várias opções em qualquer aspecto, diferente do Tory. Fique claro que eu não estou afirmando que ele é péssimo, mas, em comparação com o resto, sai atrás nesse aspecto. E as recomendações da vez são De Volta ao Ensino Médio e Meu Estúdio.

App Store   Anime Beans no Google Play

Website do ToryComics

 

WebComics

WebComics

Já o WebComics é um dos meus preferidos apesar da falta do nosso idioma. Confesso que prefiro ler em português ou em espanhol, além de conhecer várias pessoas que se não estiver em nosso idioma nem se interessam. Ele assim como os outros é um serviço que tem os seus “originais” e várias outras obras que originalmente são de algum serviço chinês. De todos, talvez o WebComics seja aquele que possui uma das melhores formas de monetização por conta de tudo o que envolve.

Infelizmente, os dois produtos vendidos no aplicativo (um mousepad e um gatinho de pelúcia) estão esgotados já faz um bom tempo e por isso é meio inútil juntar as moedas para isso. Mas enfim, é um serviço bem recomendável em todos os aspectos (apesar de alguns problemas). Na parte de recomendação, gostaria de indicar Supernatural Girls, Phase e Battle Through the Heavens.

App Store   Anime Beans no Google Play

Website do WebComics

 

Ciayo Comics

Ciayo Comics

Por fim temos o intruso da lista. O que um serviço da Indonésia poderia oferecer de interessante? Pois bem, esse serviço é um tanto quanto curioso, começando com sua origem “aleatória”. Ele é bem bonito visualmente e não mostrou nenhum problema terrível em seu uso, sendo um aplicativo/site bem satisfatório em questão de usabilidade e claro, obras disponíveis. Sim, elas são desconhecidas para nós, mas tudo o que eu li me agradou bastante.

Aliás, talvez o maior defeito que eu encontrei é que, apesar de possuir uma conta nele e já ter lido algumas obras, ele não deixou marcado (depois de um tempo sem entrar) os capítulo que foram lidos. Já na parte de recomendação temos: Spooky Sweetheart, um romance envolvendo uma fantasma e um garoto colegial, Linked Soul e Red Deimos. Ah, e um detalhe que eu quase esqueci é que o serviço possui obras +18 (que na verdade são apenas um ecchi fraco).

App Store   Anime Beans no Google Play

Website do Ciayo Comics

 

Por fim, existem vários outros serviços por aí, não só para quem gosta de ler mangás e afins, mas para quem gosta de HQs também. Eu até poderia fazer uma terceira parte dessa lista, mas as opções restantes não são tão recomendáveis por conta de alguns aspectos. Mas enfim, eu vou ao menos citar as que eu conheço que sobraram e caso você tenha interesse, é só pesquisar sobre.

 

Primeiro eu gostaria de citar os serviços para quem gosta de ler HQs, que são: Comixology (possui Marvel, DC, outras e até mangás), os aplicativos das respectivas editoras, Madefire Comics e Nanits.

Comixology

 

De Webtoons nós temos os coreanos Tappy Toon, Daily Manga, Comica (em coreano) e o Net Comics (que aparentemente eu já usei, só não lembro); o de Singapura, Comico; o italiano Comic Trim que na época em que eu usei não era tão bom e parece que houve melhorias significativas que justificam uma nota alta na Google Play.

Tappy Toon

 

Por fim, temos alguns serviços japoneses que estão no idioma local, o que pode ser péssimo para alguns e uma mão na roda para outros que estão estudando. Os nomes são マンガほっと (o nome seria algo como Manga Hot), o do Pixiv chamado Manga Pixiv e o マンガ (mangá Zero), que tem mangás como Btooom e Ikkitousen.

 

Comentários