Esse foi um episódio calmo e sem confrontos, ainda que prenuncie um confronto futuro. Vimos o fim de uma guerra e ao que tudo indica, o início de outra.

Nas últimas temporadas do anime o Reiner recebeu um grande destaque mas nada como veremos agora. Esse episódio nos dá uma dica disso ao mostrar uma rápida memória de sua juventude. Mas a juventude atual é outra, e o seu tempo já está acabando.

São os jovens que herdarão o seu destino, em especial a Gabi e o Falco. Ambos muito importantes para o próprio Reiner como ele demonstra aqui. Essas relações e aprofundamentos serão de grande importância para o anime. Já que isso tudo humaniza os personagens.

Agora nós estamos vendo tudo pelos olhos deles. É importante dar peso a suas vidas como se eles fossem aquilo que eles de fato são: seres humanos. Mesmo que falhos e presos numa teia de ódio eles ainda (e na verdade por isso mesmo) são tão humanos quanto aqueles de Paradis. O reencontro dos soldados com as suas famílias naquele campo de concentração foi muito bem em desempenhar o papel de humaniza-los.

Muitas coisas em Marley e na forma como os eldianos são tratados nos remetem a certo período histórico e a certa nação. Não entrarei em detalhes, basta dizer que não se deve levar esse fato tão a sério, mesmo com grandes inspirações as semelhanças são tão numerosas quanto as dessemelhanças.

Pulando agora para a parte final temos uma reunião entre os principais eldianos do exército. Que aliás, tivemos duas importantes apresentações nesse episódio. Primeiro a Pieck e depois o Porco (ou Galliard), ambos já vistos no episódio passado no entanto nas suas formas de titãs.

Além deles os já conhecidos Reiner e Zeke também lá estavam. Eles se reuniram para discutir sobre a invasão, uma vez que os poderes dos titãs se tornaram essenciais. Nisso foi citado o último titã que falta, que por sua vez está com a família Tybur.

Podemos contar então cinco titãs do lado de Marley e mais quatro do lado de Paradis, totalizando assim os nove titãs originais. Porém são cinco guerreiros de um lado contra apenas dois de outro, uma vez que a Annie está cristalizada e o Eren possuí dois titãs.

Entre todos eles os irmãos Yeager são os mais perigosos de cada lado por suas diversas habilidades. Agora a dúvida é se o vencedor será o irmão caçula ou o mais velho. O anime deu bastante ênfase no quão especial é o Zeke como titã bestial. O anime até citou o “sangue real” que o Zeke de fato possui como bem sabemos.

Mas seja quem for o vencedor ainda há uma pergunta para se fazer. Afinal, quem está certo? O ponto é que se criou uma situação onde só se pode ser livre tirando a liberdade do outro, e que a sua justificativa para fazer isso também pode ser usada pelo outro.

Essa questão é a coisa que eu mais gosto dessa parte final de Shingeki no Kyojin. Para alguns pode até parecer que o anime está indo para um novo caminho, mas isso não é totalmente verdade. Apenas é diferente, não é nem um pouco novo. Liberdade, esse é o ponto principal. E as asas da liberdade já são vistas e almejadas desde o início dessa obra.

Aqui nesse episódio ficou claro que “eles” são mais parecidos com “nós” do que o Eren gostaria de admitir. E o mesmo vale para o Reiner quando ele ficou anos em Paradis. A nação de Marley está repleta de inimigos por todos os lados, ela faz guerras e nutre ódios consequente de outras guerras e outros ódios.

E se eles temem o desconhecido, então eles o esmagam antes que ele possa agir. Mas não pense que esses medos são injustificados, há realmente inimigos perigosos. Paradis não é tão diferente, ela é muito mais semelhante do que parece.

Eu gostei bastante da animação desse episódio, ainda que tenha me sentido incomodado em um ou outro momento. O que é natural, já que além do CG ser realmente diferente da animação tradicional temos o fato de que há uma grande mudança entre a animação do Wit Studio e essa do MAPPA.

Por sinal ambos estúdios de altíssimo nível, talvez os dois mais estáveis e competentes das últimas temporadas. É até possível que o MAPPA encontre problemas devido ao seu foco em outros animes, mas que é competente isso eu não tenho dúvidas.

Enfim, esse foi um grande episódio. Eu gosto muito desse novo núcleo, da forma como Marley é apresentado para nós e das tramas dos novos “protagonistas”. Mas se você está com pressa para saber o que está acontecendo com os anteriores, peço-lhe um pouco de calma. Você deve ter notado um certo personagem aparecendo aqui, e se ele tem paciência então você também pode ter. As coisas ainda nem começaram a esquentar. Até mais.

Comentários