Essa partida foi muito acirrada, mas agora chegou ao fim. E quem triunfou em quadra foi a equipe da…

Karasuno! Tinha que ser, e aqueles que garantiram essa vitória só poderiam ser aqueles dois mesmo. Ambos mereceram pela grande partida que fizeram.

O Kageyama continuou extremamente preciso nesse final de partida. E muito ousado também. Aquela sua deixada apenas alguém com muito sangue frio é capaz de fazer. Ele até parece insuperável, mas enquanto um baixinho de cabelos alaranjados estiver naquele time ele terá sempre que ser superado por uma certa pessoa; ele mesmo.

Aqui vimos na prática como ao Hinata levar o Kageyama ao seu extremo e ao obriga-lo a se superar ele o eleva como levantador. No final desse duelo de gênios todo mundo sai ganhando. Ou nem todos, como a Inarizaki pode ver.

Na temporada passada não apenas tivemos uma evolução do Kageyama que culminou no “rei sereno” do episódio anterior como também num Hinata cada vez mais preocupado em concertar suas fraquezas. E toda essa evolução pode ser vista nesse episódio. Justo a pessoa mais afobada do time foi o único que percebeu que era hora de se acalmar e respirar, jogar a bola para cima e se preparar com calma e paciência. E não foi por sorte ou coincidência que ele tomou essa decisão.

Assim como a Karasuno não chegou até lá por sorte ou coincidência, eles chegaram porque eram capazes. Na verdade, porque são capazes. E lembrar disso foi outra coisa muito importante para eles que já não precisam de sorte, acaso ou milagres. É bom destacar esse “eles” já que cada um deles contribuiu para essa vitória.

O Tsukishima fez um trabalho impecável na parte defensiva. O cara é tão bom que consegue ser incrível mesmo quando não faz nada. Em temporadas anteriores seria impensável ele confiar justo no Hinata para um trabalho defensivo, prova do quanto esse baixinho tem evoluído. Mas para se tornar uma muralha assim como o Tsukishima ele ainda tem que comer muito, mas muito feijão.

E se a defesa está segura então você pode contar com o Asahi na parte ofensiva. Ele também mostrou toda a sua evolução e leitura de jogo nessa partida, garantindo um importante ponto. Mas o ponto definidor ainda estava por vir.

Do outro lado da quadra a Inarizaki conta com uma coleção de grandes jogadores. Os irmãos Miya continuam afiadíssimos. Acho genial aquela cena de ataque com toda uma atmosfera preparada para o Osamu receber a bola e no final das contas o Atsumu passa para o lado oposto da quadra. Quem assiste é ludibriado junto com os jogadores da Karasuno. E essa cena mostra muito bem o motivo dos levantadores serem os mestres da quadra.

Se dessa vez o rápido dos gêmeos não foi para frente então sempre se pode tentar uma outra vez. E agora ainda mais preciso e concentrado do que antes, um levantamento perfeito que foi cortado com igual perfeição. O ponto era uma certeza, uma dupla de monstros desses só poderia ser parada por outra dupla de monstros. Para o azar deles, eles encontraram seus dois algozes.

É impossível não elogiar a evolução do Kageyama e do Hinata, ambos tiveram evoluções de personagens magníficas. Não apenas em suas habilidades, mas também nas suas próprias personalidades. Como já disse, não há realmente diferença entre um e outro em “Haikyuu!!”. E isso além de ser tão presente na obra é tão bem feito que me faz realmente crer que seja a maior virtude da obra.

Claro que já vi muitos animes que conseguem criar lindas evoluções de personagens, mas nenhum que conseguisse fazer tanto isso repetidamente e com tantos personagens diferentes. Do início ao fim de “Haikyuu!!” isso acontece constantemente e seu efeito se assemelha ao de uma bola de neve que se torna cada vez mais visível e admirável. E isso é algo realmente maravilhoso.

Mesmo com os diversos problemas da animação, inclusive alguns vistos nesse episódio, e até mesmo de adaptação é inegável que esta foi uma grande temporada. Vários episódios foram incríveis, e esse daqui faz parte desses bons episódios. Na verdade foi um dos melhores de todos. Poucos mostraram tão bem o desenvolvimento dos personagens e poucos foram tão agitados e épicos como esse.

Foi um final digno para essa partida tão espetacular. Aguardemos agora pela sua conclusão no próximo episódio. Até mais.

Comentários