Será que a Nana está amolecendo? Tenho para mim que a mudança de ritmo no anime tenha ocorrido também por causa disso, claro que devemos levar em conta o desgaste físico, psicológico e da imagem da heroína; mas tenho a sensação de que a Michiru está fazendo a Nana baixar a guarda, o que faz essa reta final tão instigante, quanto imprevisível. A Nana vai mudar ou é só um momento de fraqueza? É a hora da verdade no Anime21!

Tem talentosos que têm umas habilidades inúteis, hein? O autor poderia ter disfarçado melhor que os primeiros suspeitos não deveriam ser cotados como potenciais culpados, ainda por cima quando os talentos da vítima e da amiga de infância/namorada eram super úteis. Não engoli a historinha do sermão de cinco horas, isso é bem coisa sem noção de anime, mas essa bobeira certamente ajudou a destrinchar um pouco mais toda a tramoia.

Seguindo o raciocínio do Kyouya, faz sentido que a vítima tenha sido morta ainda não muito tarde da noite, que isso tenha ocorrido pelas mãos de alguém que a conhecia, para frequentar seu quarto aquela hora da noite sem qualquer alarde, e também há o detalhe da janela aberta, que encaixa com as características do talento da Sorano Fuko, a namorada. Então, de duas uma, ou foi ela e seu álibi é falso, ou alguém fez e queria incriminá-la.

Dado o que foi o anime até aqui, acredito na primeira opção com toda uma história grotesca por trás para justificar as ações da moça; que chorou, pediu ajuda para pegar os culpados e tudo mais, mas não é estranho que tenha agido de forma tão contida na cena do crime? Se ela tinha alguma intimidade com a vítima imagino que mesmo no Japão a pessoa demonstre alguma reação de pesar se vê o corpo morto, algo que eu não vi nela…

Isso também não significa que ela seja culpada, mas, sejamos honestos, quem mais tinha envolvimento com o personagem e poderia ter feito isso? Aí entra um dos pontos que não necessariamente confirma minha teoria de que a Nana está se descuidando, mas eu acredito que ajuda. Sei que a Nana tem a intenção de jogar a culpa nos inimigos da humanidade e não em um colega, mas ela sequer pensou nisso ao falar com a garota lâmina de vento?

Não, ela demonstrou ter acreditado na história da garota e não especulou em cima como o Kyouya fez. Na verdade, nem ele mesmo foi além com suas suspeitas, mas deixou claro que ficaria de olho na garota. Sendo assim, é óbvio que o Kyouya não engoliu o álibi e que ele sabe que caso seja a Fuko a culpada, isso enfraquece a narrativa que a Nana conta toda vez que alguém morre nessa ilha. Diria até que quer pegar o culpado por isso.

Enfim, tem toda essa desatenção dela em mostrar “serviço” ao pagar de defensora da justiça, mas o que mais me fez pensar em uma afrouxada da Nana em sua gloriosa (ou não) jornada de vingança foi a forma como ela se deixou preocupar e envolver com a Michiru. É claro que tudo sob uma máscara de que ela poderia representar uma ameaça, mas se era só isso, por que pareceu mexida enquanto lia o diário da garota? Precisava disso?

Não. O Jin aparece depois com o veneno e o celular da Nana e deixa bem claro que não perdeu o interesse em conhecer os superiores dela, mas o ponto é que ele não deve ter feito nada com a curandeira, então de duas uma, ou o incômodo que demonstrou a olhos vistos para a Nana era sua vontade de cometer suicídio ou ela está doente, talvez por causa dos efeitos colaterais de seus poderes? Além disso, tem a cara da Nana ao vê-la…

Nada me convence de que ela ficou boquiaberta só de surpresa, tudo indica que mesmo involuntariamente também havia preocupação, não por a Michiru ser exatamente um peão útil, mas porque ela cativou a Nana com o afeto genuíno que demonstra pela amiga. A Nana pode ser uma serial Killer, mas nada me convence de que ela é incapaz de sentir afeto por outra pessoa. Inclusive, sua desmentida vingança aponta nesse sentido, não?

Se ela realmente não ligasse para o que aconteceu consigo no passado não transmitiria tanta sinceridade no relato para a própria Michiru, além de ter pensando em poupar a Yuka. É como se a Nana fosse fria, mas não de gelo e ela ser uma adolescente (alguém em “formação” em praticamente todos os aspectos) matando seus iguais, adolescentes com os quais ela pode se identificar de alguma forma, deve contribuir para isso. Faz sentido?

Eu acho que faz e é por isso que agora não questiono, mas afirmo, a Nana está amolecendo, só nos resta saber se será o suficiente para detonar o seu teatrinho mórbido ou ela recobrará a racionalidade e se livrará daquilo ou daqueles que podem a atrapalhar em seu plano. Veremos! Afirmo a relação entre o ritmo mais cadenciado do episódio e a desaceleração nos passos da heroína, e elogio a escolha, fazia sentido, era a hora para isso.

Porém, questiono, vai dar para acabar bem o anime dentro da ideia de acabar em aberto ou mesmo entregar um final fechado? Dado o estagio da coisa apostaria mais no primeiro cenário, até porque a Michiru não está bem, deve precisar da ajuda da Nana e isso com certeza tomará ao menos metade de um dos dois episódios. Aliás, a Michiru não morreu não, né? Não faria sentido isso agora, não quando ela humaniza um pouco a Nana.

Até a próxima!

Comentários