Adachi to Shimamura teve um final pacífico e esplêndido, não tenho reclamações a fazer. Aliás, por que o anime tinha que acabar? Esse é o meu único lamento. Fiquei até pensativo sobre uma questão da obra, mas qual é você só vai saber se ler até o final. É hora de Adachi to Shimamura no Anime21!

Para algumas pessoas, principalmente as introvertidas, dormir na casa de uma amiga é um evento importante, emocionante, até surpreendente. Para a tímida Adachi pedir isso para a Shimamura é sinal de que já não estava mais satisfeita em só em fitar a amiga para não perdê-la de vista, mas também disposta a agir, estreitar o laço.

É o tipo de coisa que só dá para fazer no dia a dia, nas pequenas coisas, oportunamente quando alguém dá uma ideia, ainda que indiretamente, como a Hino e a Nagafuji fizeram. ou quando você se impele a isso. Mas não vamos pedir demais da Adachi, ela já fez bastante.

E por mais que a rotina, o costume, a acomodação pudessem tornar essa proximidade algo banal, não teria como elas seguirem sem isso. Chega a ser paradoxal assumir esse risco, mas é inevitável ao menos quando se trata de relações humanas, que são com plantas (bela analogia, né?) e precisam ser regadas constantemente, pois. ainda que morram um dia, o que importa é o período no qual esbanjavam vida.

É como a ousadia mais envergonhada que qualquer outra coisa da Adachi, que parece não aproveitar os esforços dela em sua plenitude, mas na verdade aproveita sim, é só a forma dela de lidar, afinal, cada um tem sua própria maneira de viver suas próprias experiências e essa é a dela.

Enfim, constrangimentos familiares a mesa do café a parte, não sou um arauto da moral e dos bons costumes (muito pelo contrário, na verdade), mas é um incômodo particular meu ou você, caro(a) leitor(a), também acha que o anime teve cenas de nudez desnecessárias?

Entendo em um ou outro momento devido a intimidade das personagens, mas a bunda da Adachi nesse episódio, por exemplo, nós não tínhamos porque ver. Para a cena das protagonistas no banho já consigo dar um descontinho, além dela ter ficado meio encoberta pela fumaça.

O anime não é ecchi, passa muito longe disso, mas é justamente por não ser que algumas coisas me parecem desnecessárias. Não há sentido ou valor nessa nudez. Eu sei que ela quase não toma muito tempo, mas poderia é tomar tempo nenhum.

Enfim, o ciúme da irmã caçula da Shimamura justificou o que ela disse antes e deteve a Adachi de insistir em dormir com a amiga, trazendo mais uma leve comicidade ao episódio ao mesmo tempo que fazia sentido, deve ter sido a primeira vez que a irmã trouxe alguém para dormir em casa.

Seria realmente tenso se ela tivesse visto algo a mais, mas é claro que isso não aconteceria, primeiro porque o anime está acabando e dificilmente ocorreria algo de relevante que denotasse maior repercussão, segundo porque seria ainda mais difícil a Adachi ir em frente. Ainda assim, talvez ela vá em um momento futuro?

Momento este que talvez fique no material original e no máximo na adaptação de mangá, infelizmente. Aliás, talvez a Adachi tivesse ao menos roçado os lábios nos da Shimamura se a irmã não tivesse aparecido, dada toda a “ousadia” que ela tem demonstrado nos últimos tempos. De toda forma, foi um momento fofo realçado pelos maneirismos da direção.

Mas mais marcante que ele foi o que veio a seguir, pois a presilha emocionou tanto a Adachi que quase a levou a confessar o seu amor, algo que certamente não iria acontecer pela justificativa que dei mais acima, mas só da intenção levá-la a cada vez mais chegar próxima disso é um sinal de que eventualmente deve acontecer.

E aqui faço uma pergunta, Adachi to Shimamura decepcionou você por não ter entregue um romance propriamente dito e sim a amizade de duas garotas que virou algo a mais para uma, mas não (ao menos não ficou tão na cara) para a outra?

Se sim, acho que você se se apegou demais a ideia de um romance, se não deve ter aproveitado melhor o anime, porque há muito mais valor em construir uma relação que simplesmente entregá-la de mão beijada.

É claro que era perfeitamente possível formar o casal cedo e fazer do anime o desenvolvimento desse tipo de relação em curso, mas primeiro que desde o princípio o foco nunca foi o romance propriamente dito, segundo que não faria sentido pelas protagonistas.

Não fiquei nada decepcionado pelo anime não ter formado o casal, até porque imagino que não tenham adaptado todo o material original e já foi muito bom da forma que foi, a construção da relação e dos sentimentos das duas.

Não dizem que os melhores amores nascem da amizade? Ao menos já ouvi falar isso em algum lugar… Enfim, a Adachi toma coragem e pede a Shimamura para dormir com ela, tendo uma ajudinha da Yashiro. É legal que até o fim o anime não abriu mão de nenhum elemento da narrativa.

Aquela garotinha que remetia ao absurdo acabou se misturando a realidade e até ajudando a sua maneira. Aliás, como não elogiar justamente isso, o senso de humor cheio de meninice e leveza da mente criativa por trás dessa obra? É uma baita charme, não acha?

Enfim chega a noite de sono das duas e se ao terem duas presilhas combinando quase rolou uma confissão, dormir juntas também provocaria algo na Adachi, sendo esse algo mas uma vez impedido pelo artifício de roteiro mascarado no tropeço.

Nada contra, pelo contrário, repito que manter as coisas assim era a melhor saída, não havia tempo para avançar em algo que exigiria mais quando não haveria. Além disso, esses momentos fofos e meio sem jeito só agregaram ao final poético e lindo.

O trocadilho envolvendo a flor de cerejeira (sakura) e o primeiro nome da Adachi (Sakura) foi sensacional não só porque a cerejeira é a árvore símbolo do Japão (fala diretamente ao publico alvo primário), mas também pelo conteúdo da declaração dela em toda sua complexidade e beleza.

Porque pela forma que fala, a Shimamura dá a entender que acha que todo ser humano vem sozinho ao mundo e parte assim dele, mas isso não significa que ela está sozinha, e ela reconhece que a presença que tem ao seu lado, e quer mantê-la ali, é a Adachi, que para ela é sua sakura, uma flor de cerejeira só sua.

A Sakura Adachi é a sakura dela e se sentia falta de algum momento incrível em que a Shimamura deixasse claro o quanto a Adachi era importante para ela, tenho certeza de que agora você não sente mais. E nem precisa a Shimamura expor “paixão” para ficarmos satisfeitos com isso.

Antes de haver paixão tem que haver respeito, afeto, preocupação com a felicidade do outro, claro, tentando encaixar com a sua, etc. Isso torna a relação das duas uma relação saudável e frutífera independentemente de que rumo venha a tomar, quer se transforme em um romance ou não.

Além disso, para duas pessoas que sempre tiveram uma enorme dificuldade em fazer amizades significativas e, por tabela, se permitir ser autêntica, se deixar envolver por alguém, esse final foi um deleite, uma quintessência.

Não é só a Adachi que quer estar para sempre ao lado da Shimamura, mas a Shimamura também quer estar para sempre ao lado da Adachi.

Por fim, independentemente do romance ter virado ou não, Adachi to Shimamura foi um anime incrível, de muita autenticidade, sensibilidade e irreverência; fechado com chave de ouro ao entregar aquilo que se propôs, uma amizade que foi a nossa flor de cerejeira nessa temporada.

Até a próxima!

Alguns extras bem fofinhos

Comentários