Na Bíblia Sagrada, mais precisamente, nos primeiro capítulo de Gênesis, é contado como ocorreu a criação do mundo e dos seres viventes que nele habitam. Nos versículos de números 20 a 27 estão as referencias que serve como base da teoria do criacionismo.

Esse anime apresenta uma “versão alternativa” dos acontecimentos descritos no primeiro capítulo de Gênesis, no qual o Todo Poderoso terceirizou a criação dos animais, deixando tal função a cargo de uma equipe de anjos.

Apesar da divergência com relação a narrativa bíblica, o episódio de estreia não foi ofensivo aos que seguem a fé cristã, e creio eu que esse não será o caminho, pois, a obra tem um caráter educativo que se alinha com a diversão.

Animes informativos tem o desafio de abordar um tema específico e serem divertidos o bastante para agradar o público. Hataraku Saibou, que retornou nesta temporada, trazendo consigo um de seus spin-off, conseguiu conciliar informação e diversão de forma muito competente. Alias, Tenchi Souzou Design-bu também é uma história sobre curiosidades da biologia, mais precisamente, da Zoologia e Ecologia.

A comédia aqui pode ser bastante determinante para a decisão de continuar ou não. Caso o anime seja mais informativo que divertido, ver um documentário sobre a temática abordada, se torna algo muito mais proveitoso.

De uma forma cômica e didática, a obra mostra o porque de cada animal ser criado. Tudo tem que estar em perfeita ordem, para não causar desequilíbrio ambiental. Uma prova disso, foi quando os personagens estavam tentando lidar com as consequências da criação da cobra. A solução encontrada foi criar um predador para essa espécie afim de manter o equilíbrio.

Os personagens são peculiares, possuem carisma e possuem uma boa interação entre eles, o que são pontos positivos para que  o telespectador desenvolva alguma simpatia por qualquer um dos personagens do elenco. A comédia é simples, e que pode ser engraçada ou não dependendo da cena.

A parte didática funciona bem para explicar as curiosidades das mais diferentes espécies de seres vivos. Foi uma sacada muito boa, usar a narrativa bíblica como mote da história, sem deixar de lado a ciência.

Outra sacada excelente, foi a aparição das ilhas Galápagos, que ficou famosa por ser um dos locais de pesquisa de nada mais, nada menos, que o criador do livro “A origem das Espécies” (um dos pilares da teoria evolutiva), Charles Darwin.

Infelizmente, a parte técnica não é das melhores, mas o que importa aqui é se divertir com as curiosidades do reino animal, e também com os personagens.

Enfim, espero que os demais episódios desse anime mantenha o bom humor e as boas sacada a respeito dos temas abordados.

Muito obrigado a todos que leram este singelo artigo e até a próxima!

Comentários