Dr. Stone voltou com a parte final e mais importante da primeira fase de sua história, a Stone Wars, a guerra entre Senku e Tsukasa, o cientista e o troglodita. Se não lembra muito do anime sugiro que leia minha resenha da primeira temporada, e ambas você encontra no Crunchyroll. É hora da ciência derrotar a ignorância no Anime21! (Aliás, se procura um artigo realmente científico leia o Hataraku Saibou da Mari que está animal!)

O anime mal começou e já teve um recap safado, sendo que até teve um episódio com esse propósito, mas que estranhamente não foi parar na Crunchyroll. Enfim, o Gen fez o papel de recapitular os principais fatos do anime com seu jeito bem peculiar que me agrada bastante, pois é o tipo de personagem que joga um tempero em uma história já muito cômica e cheia de sacadas, mas sem personagens tão “ardilosos” quanto ele.

E falando justamente das sacadas, obter um “lámen espacial” com todas as justificativas que esse teve mais uma vez corroborou com essa proposta de fazer o público enxergar a ciência no cotidiano se valendo do contraste entre o conhecimento da civilização moderna e as dificuldades que o mundo de pedra impõe. O episódio foi relativamente calmo, mas entregou tudo que Dr. Stone costuma fazer bem.

Uma delas certamente é passar informação útil, não que eu não soubesse o que é comida liofilizada, mas quantas pessoas lembram desse nome (eu não lembrava) e se tocam de que um mero macarrão instantâneo depende de um razoável nível de sofisticação para chegar as nossas bocas? Não que eu coma, infelizmente enjoei na infância por comer demais, mas sei o quanto é gostoso e o quanto o conceito por trás é importante.

Não à toa fez o maior sentido que essa fosse a última etapa antes do verdadeiro confronto, o qual deve jogar o anime em um ritmo um pouco diferente do que vem sendo até agora. Aliás, é nesses momentos de obtenção dos avanços que Dr. Stone revela seu tom típico e, creio eu, agrade a boa parte de seu público. Deu nem tempo de enjoar desse tipo de coisa e pela proposta imagino que a dinâmica se altere um pouco.

O que não se altera é o carinho que o Senku tem pelo pai e como eu gosto desse personagem, porque ao mesmo tempo em que ele diz que deus não existe na ciência e se alimenta de sua razão, também há espaço para ver o personagem sentimental, até saudosista. Senku mostra que dá para balancear as duas coisas ainda que mantenha um perfil característico em que praticamente só deixa transparecer emoção pelo “sucesso” da razão.

Se a primeira metade desse retorno girou muito em torno da comida e dessa emoção ante a investida de guerra, a segunda contou com uma exposição até longa de um plano bem perspicaz do Gen que foi, em minha humilde opinião, um desenrolar mais interessante do que a situação indicava até ali. Eu sei que isso é clichê em animes, esse fato novo antes de um momento grande, mas não tenho porque achar ruim.

Aproveitar um pouco mais o elemento música, que ajudou a encerrar tão bem a primeira temporada, foi uma boa ideia, além de que, sejamos honestos, as chances do Senku e do Reino da Ciência vencerem essa parada sem uma malandragem qualquer não pareciam animadoras. Eu nem acho que usar a voz da Lilian e mentir nessas circunstâncias seja algo exatamente maléfico, certamente é questionável, mas vale a bronca, né?

Ademais, a ideia do Gen realmente foi perspicaz e a forma que ele explicou melhor ainda. Acho bom que outros personagens ajudem com os planos além do Senku e as minúcias desse plano em específico combinavam demais com o Gen que é quem executará parte importante dele. A outra vai ficar a cargo do Chrome, que, como ele mesmo diz, já é cúmplice em toda essa bagaça e não vacila, diferente do Chrome do google…

Na mesma pegada acho que a trilha sonora deu uma boa encorpada na explicação e no que se seguiu, que foram as explosões para ludibriar a Homura. Inclusive, gostei bastante da abertura, Rakuen, que desempenhou o papel de encerramento nessa estreia e da parte técnica em geral. A qualidade, a pegada, da primeira temporada se manteve, o que faz sentindo até por ser recente e porque Stone Wars só terá 11 episódios.

Vai ser realmente para fechar a primeira fase da história, que vai narrar o final da guerra, um desenrolar que muitos devem gostar, mas alguns não, e deve trabalhar com uma perspectiva pela qual alguns já devem estar ansiando, a expansão de mundo. Porque não faz sentido que Dr. Stone só aconteça em uma pequena porção de terra, a aventura pode mais e imagino que já esteja entregando no mangá, resta saber se isso terá anime…

Mas não devemos pensar nisso agora, é mais interessante curtir essa segunda temporada da “Guerra de Pedra”, um confronto entre a luz e as trevas, tal qual o que vivemos nesse mundo abalado pela pandemia, principalmente no Brasil em que a ciência ainda é tão maltratada, confrontada. Imagina um Senku no Brasil, o quão mais dificultoso seria para ele dar vazão a sua sede por conhecimento em um país de ignorantes estatizados?

Foram os últimos retoques antes da carnificina? Não, porque a ciência (quando bem usada, obviamente) não faz vítimas, mas traz a salvação.

Até a próxima!

Comentários