Estou de volta com mais curiosidades sobre corpos relativamente saudáveis (estrelando dentro do Humano X) e sobre os estragados (Humano Y). As diferenças são gigantescas e podemos perceber logo no primeiro episódio de ambas as séries.

Mas vamos com calma. O Humano Y, em alguma época, já teve um corpo saudável. Provavelmente ele deve ter adquirido esses novos hábitos depois que virou um adulto, principalmente depois de adquirir algum emprego, já que pode se drogar usando o próprio dinheiro. Com isso, também veio mais estresse, e utilizou o cigarro como uma das formas de fugir dos problemas.

Já o Humano X ainda não deve ter passado por épocas muito estressantes, devido ao fato do que o que acontece com ele até hoje é o que ocorre em alguém saudável: todo dia com ataques bacterianos, mas o sistema imunológico funcionando.

Gosto muito de começar a falar sobre o corpo do Humano X, porque consigo fazer um equilíbrio entre o normal e a desgraça.

Como os episódios de Hataraku Saibou original estão ficando mais curtos, pois estão alcançando o final do mangá e não tem muito o que ser dito mesmo, as curiosidades que trarei sobre eles serão poucas mesmo. Até porque, em um dos artigos antigos da primeira temporada, já expliquei bastante sobre as respostas imunes inata e adaptativa e alguns fatos sobre a célula de memória e célula B.

Basicamente, a resposta imune adaptativa (ou adquirida) faz com que seu corpo aprenda sobre o antígeno, e a inata é quando já tem a resposta para derrotar qualquer microrganismo que já o tenha infectado antes. Nisso, a célula de memória tem um fator crucial, já que o macrófago não precisa mais apresentar nada para as células dendríticas para começar o “ataque”.

Infelizmente, a resposta do corpo às vezes demora um pouco mais que o planejado, e Hataraku mostrou de forma cômica como finalmente a resposta imune se iniciou. Parece até comigo mesma tentando lembrar de algo que já aprendi e precisando puxar nos confins da minha memória o significado de tudo aquilo (inclusive é o que estou fazendo para fazer os artigos de Cells at Work!! q). No caso, o Humano X já havia sido vacinado contra a caxumba e, graças a tal imunização, as memórias conseguiram ser guardadas para combater o vírus de maneira mais eficaz.

Na segunda parte de Hataraku Saibou 2, houve a infecção de uma bactéria chamada Campylobacter, que afeta o intestino. Como ela é uma zoonose (transmitida de animal para humano), o Humano X ingeriu alguma carne malcozida e, para o azar dos glóbulos brancos, eles tiveram que se bater para que alguma providência fosse tomada.

Até mesmo o intestino tem suas células de defesa. As células M ficam nas Placas de Peyer (nódulos linfáticos pertencentes ao íleo, última parte do intestino delgado), e são programadas com respostas imunes para lutar contra corpos estranhos. Na verdade, elas servem para transportar os antígenos para os lifócitos T e B, os quais dão conta da situação. É como se elas fossem os macrófagos dessa área. Claro que o episódio terminou com o fim das bactérias, e demonstrar a região da Placa de Peyer como um barzinho foi genial, pois é onde tem boa quantidade de nutrientes.

Sobre o Code Black, nada melhor que ver um desequilíbrio após um corpo que funciona corretamente. O Humano Y ainda continua sofrendo por conta de suas irresponsabilidades, e a desta semana é a bebida. Lembro que, em uma das aulas da faculdade de Biomedicina, um dos meus professores dizia que “para ser resistente aos efeitos da bebida, tem que treinar bem o fígado, produzindo mais da enzima ADH (enzima álcool desidrogenase)”. A piada que ele fez tem um pingo de verdade, porém, se beber demais, sobrecarrega o fígado, podendo causar a cirrose.

Antes mesmo da cirrose acontecer, ainda tem a esteatose hepática, que consiste em um fígado gorduroso. É certo que não acontece apenas em indivíduos que consomem muita bebida, mas também em diabéticos e outras situações de desregulação hormonal. Para quem consome muita bebida, ainda tem tempo de reverter essa situação, diminuindo a quantidade.

No caso do Humano Y, parece que ele voltou a esse tipo de condição dez anos depois. Recaída em cigarro e álcool são mais comuns que imaginamos, e esse cara não conseguiu fugir dessa situação. Além disso, bebida demais faz com que as células envelheçam mais rápido, então o fim daquela célula sanguínea foi inevitável. Já escrevi várias vezes que os glóbulos vermelhos sobrevivem apenas por cerca de 120 dias, porém as desse cara parecem que sobrevivem muito menos.

As células de kupffer dão conta do fim dos glóbulos vermelhos. Nada mais são que macrófagos pertencentes à superfície do fígado. Se elas morrerem, capaz de qualquer alcoólatra ter cirrose hepática. Sendo assim, as besteiras que o Humano Y podem agilizar o processo de sua morte.

Ao final, acontece justamente o que meu pai diz: “vou beber mais para curar a ressaca”. Como o Humano Y deve ter bebido mais do que aguentava, assim como vimos principalmente através de suas células, uma das alternativas de se esquecer daquele problema é intoxicar ainda mais com bebida e sobrecarregar tudo mais uma vez. Eu queria ser mais positiva, mas o corpo desse cara está fadado ao fracasso.

Obrigada por acompanhar este artigo até o fim!

Comentários