Olá! Tem meses que não faço artigos e nem sei se devo ter melhorado a minha forma de redigir textos. Fui chamada para esta tarefa, já que cobri toda a primeira temporada de Hataraku Saibou (Cells At Work!) aqui, para o Anime21.

Embora tenha alguns erros sobre nomes de células, em alguns artigos eu corrigi as informações sobre isso, e também fiz pesquisas que duraram entre 5 a 8 horas para deixá-los completos.

E este anime é o meu carma, já que sou uma Biomédica frustrada (não consegui emprego na minha área, chutei o balde e desisti) e todas as pesquisas que fiz me lembraram do tempo em que estudei para que não conseguisse nada. Bem, acontece.

Os artigos que farei serão mais sobre curiosidades, justamente para não tomar tanto o meu tempo com relação à pesquisa, mas acredito que poderei fazer algo mais completo para complementar as informações.

Primeiro, retomarei ao corpo relativamente saudável do Humano X. Desta vez, ele não se cortou, só houve o ataque de uma bactéria aleatória que o anime mal quis dar as informações por ser narcisista e morrer rapidamente. Além da concussão que o humano sofreu na cabeça, houve questões internas envolvendo o estado de espírito e autoestima de uma das plaquetas.

Claro, nem tudo é perfeito nesta vida, e ter chefes assustadores é uma delas. Estou citando o megacariócito, que é a célula responsável pela produção de plaquetas na medula óssea. Não é à toa que a obra o retratou como uma mulher carregando vários rebentos. Lembrando que a vida útil de uma plaqueta é de apenas 8 dias, então é necessário criar várias.

Como já expliquei sobre a tarefa das plaquetas no segundo artigo da primeira temporada, não preciso me prolongar muito. Sobre os megacariócitos, eles sofrem proliferação e maturação na medula óssea por um processo chamado megacariocitopoiese, e o processo pelo qual as plaquetas são formadas se chama trombopoiese.

Como mostra no anime, o megacariócito é a mãe de todas as plaquetas, e como toda mãe, é super rígida. Infelizmente, ter medo é inevitável, e é por isso que ela criou um sistema de premiação para que ninguém saísse perdendo. Todas as plaquetas saíram como vencedoras, apesar de seus erros, mas quem ficou mais triste foi o glóbulo branco. Espero que o coração dele fique bem depois daquela pisada.

Já em Hataraku Saibou Code Black, as coisas não são tão amistosas. Vou chamar o humano da vez de Humano Y. Ele é uma pessoa com hábitos de saúde completamente desregrados e, pelo que parece, retomou o uso de cigarro depois de 10 anos. Como disse no anime, a nicotina traz uma sensação de prazer, inclusive semelhante como quando comemos chocolate e fazemos sexo, os três podendo causar um estado de vício no organismo, já que ficamos dependentes para que nos sintamos bem.

E é incrível como a fumaça do cigarro consegue rapidamente ser difundida através do corpo. Não é à toa que os glóbulos vermelhos tiveram o efeito reverso de quando normalmente carregam O2. Com o corpo todo comprometido, a invasão de bactérias e outros microrganismos é facilitada, aumentando ainda mais o trabalho dos glóbulos brancos, lembrando que, todos os dias, mesmo sendo saudável, várias células invasoras entram em ação.

Além do vício, quando a fumaça chega na traqueia, tem como efeito a paralisação dos cílios que auxiliam na limpeza do muco e de microrganismos. Sendo assim, o pulmão fica todo comprometido, podendo causar o enfisema. Naturalmente que tudo já estaria estragado antes no corpo do Humano Y, já que fumou tem alguns anos, e retomando tudo acabou sendo fatal para suas células. Claro que as células responsáveis pela limpeza do órgão não conseguiram dar conta.

Os dois animes foram muito bons: a segunda temporada do corpo saudável foi bem divertida e a primeira de Code Black veio com tudo, mostrando que nem tudo são flores em um corpo estragado pelos vícios.

Eu compararia as células de um corpo como o do Humano Y com universitários de um curso fácil de entrar, mas difícil de sair, embora pudesse comparar também com trabalhadores de uma empresa que as tratam como escravas.

Os veteranos estão sem brilho nos olhos, sem perspectiva da vida, principalmente de melhoras. Ninguém confia em nada e em mais ninguém, diferentemente de células saudáveis, que trabalham sem peso na consciência e arrependimentos.

Espero que continuem me acompanhando nesta empreitada difícil, que é cobrir duas temporadas de Hataraku Saibou em um só artigo.

Comentários