Esse episódio teve um grande defeito e uma grande qualidade. o defeito foi o novo personagem, a qualidade um velho conhecido do público, o único Chrome que eu respeito. Para recuperar o tempo perdido, é hora de Dr. Stone 2 no Anime21!

Yo prestou um desserviço a Dr. Stone, a caracterização do personagem como um policial “incompreendido” ficou bem tosca, ridícula demais até para o já exagerado anime. Entendo que ele fosse recrutado e posto na posição que foi por ser policial, mas ele poderia ser menos tosco, né?

As coisas que o Chrome fez provavelmente teriam surtido o mesmo efeito, ou um efeito muito parecido, quer o Yo fosse alguém que batesse bem da cabeça ou não, então não entendo mesmo essa caracterização porca do personagem. tão idiota que deu até desgosto de ver em tela.

Não consigo imaginar alguém virando um policial encarregado de comandar operações para prender criminosos de colarinho branco com a mentalidade de garoto de 5 anos que o Yo demonstrou ter. Como deram uma arma para um idiota desses? Dr. Stone zoou a polícia japonesa.

Deixando o estúpido Yo de lado, foi legal de ver a empreitada do Chrome para escapar ao ir atrás de recursos para tanto. Foi conveniente que ele tenha encontrando coisas tão úteis, mas, por exemplo, ele também pegou algumas coisas inúteis e sem ajuda externa não teria conseguido.

Inclusive, gostei dessa ajuda externa, pois ela pode não ter sido explicada ainda, mas não foi nada absurdo. Agora, quem jogou a bateria na cela? Foi alguém do grupo do Taiju ou foi o Ukiyo? Porque ele já mostrou não ser fiel ao Tsukasa, né, vai que ajudar o Taiju fazia parte de seus planos?

Na segunda metade comentarei o quão legal foi o Chrome nesse episódio, mas antes disso preciso fazer uma observação sobre uma cena que me incomodou. Posso estar sendo chato, mas qual a necessidade da cena em que a Yuzuriha aparece peituda e o Chrome com um “pacotão”?

Achei a cena de muito mal gosto, pois teve uma conotação sexual subentendida que, na boa, não tem nada a ver com o anime. Entendo que a intenção era cômica, mas nem essa desculpa cola, pois a representação do Taiju e da Yuzuriha é exagerada, mas por que não foi para “menos”?

Enfim, deixando esses vacilos de lado, o Chrome brilhou demais nesse episódio porque sua jornada de fuga não só demonstrou o quanto ele aprendeu com o Senku nos últimos meses, como também deixou claro as qualidades que ele já tinha antes de conhecê-lo e manteve.

O Chrome já era atleta olímpico do salto com vara, já sabia como misturar plantas para obter outra coisa e, principalmente, era safo e ousado o suficiente para agir não só com a ciência ao seu lado, mas também a coragem. A conotação ruim de “primitivo” do Yo se provou o contrário.

Isso porque mesmo sendo “primitivo”, ele nunca foi “ignorante”, coisa que o Chrome não era mesmo antes de conhecer o Senku. Mas o Yo, com sua estupidez crônica e até infantil, conseguiu ser enganado por um cara sincero até demais como o Chrome.

Mesmo que a gente possa contestar um ou outro detalhe, é inegável que ele mandou muito bem em sua fuga tanto pela maneira como conseguiu partir as cordas que seguravam os bambus, como por sua capacidade de improvisação e atenção aos detalhes.

Além disso, ele até mesmo foi capaz de bater nos guardas para fugir, se valendo um pouco da experiência que teve no torneio. Outro exemplo do que aprendeu, esse já realmente com o Senku, nós vimos com as ideias que teve para possibilitar a fuga de sua cela.

O Chrome deu uma verdadeira aula de como usar a ciência com criatividade nesse episódio além de, repito ter mostrado uma grande capacidade de observação e adaptação, afinal, ele preparou a mentira que contou ao Yo de antemão e a usou por ver que ele era o tipo de pessoa que cairia.

Talvez você não saiba, mas a reação desesperada do Yo se justifica visto que a tuberculose é uma doença terrível sem antibiótico e a gente viu o trabalhão que o Senku teve para produzir um. Não é estranho até um idiota como o Yo saber que estaria condenado se pegasse a doença ali.

Mas todo o resto, claro, não tem justificativa, ou tem, cai na conta do quão idiota é o personagem, que foi capaz de deixar um garoto escapar de suas mãos usando truques e contando mentiras, enquanto ele, um policial com um treinamento decente que ele mesmo exaltou, foi tapeado.

Por fim, as “mentes sintonizadas” do Senku e do Chrome foram a cereja do bolo em um episódio que aproveitou muito bem vários aspectos da jornada até aqui em um personagem muito importante que concilia o primitivo com a modernidade trazida a trama pelo cientista Senku.

Aliás, não posso esquecer da cena de capa, que não sei se tinha uma segunda intenção, mas achei bacana pelo cumprimento dos dois. Não ha pandemia no mundo de Dr. Stone, obviamente, mas vale a lembrança pelo simbolismo que um cumprimento de cotovelos tem hoje em dia.

Dr. Stone é esse anime que consegue ser bobão em alguns pontos, como esmiucei em dois momentos distintos neste artigo, e parecer lá em 20210 em outros. De toda forma, a segunda temporada segue muita boa e até que criativa, afinal, não é todo dia que um prisioneiro se resgata.

Até a próxima!

Comentários