Finalmente um desses episódios “apenas” divertidos foi realmente bom. Sim, é necessário deixar claro que o episódio não foi nada demais. Inclusive, acho que esse tinha potencial para ser muito mais do que foi. Mas no geral, ele foi bem divertido.

O episódio se inicia com um clima bastante leve e descontraído. Uma partida de futebol no meio de uma aventura que não determinará apenas o futuro de um mundo, mas de dois.

Alguns podem gostar de climas pesados e sérios, e não há dúvidas de que eles tem o seu lugar nesse tipo de história. Mas nunca podem ser o foco, esse tipo de clima não apenas não é bom como é incompatível com histórias de fantasia com aventura.

E mais do que isso, não apenas pelo tipo de história que Digimon é mas também pelo seu público alvo. Sim, Digimon é um anime para o público infantil. Não apenas para ele, mas principalmente para ele.

E portanto devemos ter bastante calma, deixar o anime ser descontraído e até certo ponto “bobo”. Mas nem por isso desculpar o anime quando for ruim. O que, ao menos nesse episódio, não acho que seja o caso.

Ele provou como esse clima leve pode ser bem aproveitado e bem executado. A comédia aqui estava muito boa, e não apenas nas coisas que aconteciam mas em seus detalhes.

Um exemplo é a cena das crianças pequenas brincando e correndo ao fundo enquanto as outras crianças discutiam seriamente. E discutiam sobre algo extremante aleatório e sem noção, fazendo uma cena cômica bastante simples porém muito eficiente. A única coisa que lamento é não saber o que tinha dentro da geladeira…

Também ri quando o Agumon ao descobrir sobre as frutas diz “são diferentes das que eu comi mais cedo…” e com os Pomumons e suas dificuldades perante o simples ato de voar. A comédia desse episódio estava afiadíssima.

O anime sabe que é uma fantasia e brinca com esse fato. Sabe que é uma aventura e também brinca com esse fato. Na verdade, por ser uma aventura é que não existe maior motivo para fazer proveito dessa experiência. Sei lá, brincar, jogar bola e até mesmo explorar esse mundo com um sorriso no rosto.

Isso é o que nós vimos quando o Tai e a Sora foram explorar o lugar de onde aquela fruta tinha caído. E aqui nós vimos que ainda que esse episódio tenha sido divertido e descontraído ele não foi apenas isso. Ele conseguiu demonstrar aquilo que buscou dizer e aprofundou a relação entre dois personagens.

O episódio foi sobre trabalho em equipe, tema bem sútil que se tirar o “s” também é bastante útil ao anime. Até me surpreende Digimon ter abordado o tema tão pouco até aqui. Seja como for, foi na execução que o episódio me pegou de surpresa.

Logo de cara ele descartou o Tai da batalha, deixando apenas a Sora com a responsabilidade de resolver o problema. Então pensei “já sei, agora a Sora vai salvar o dia”. E no final ela é quem precisou ser salva pelos Pomumons.

Ela salvou eles primeiro, eles a salvaram depois e no fim todos se salvaram ao mesmo tempo. Cada um contribuiu do seu jeito, foi bonito de ver.

Está certo que a cena de ação não teve nada de incrível. E a relação entre o Tai e a Sora poderia ser ainda mais aprofundado. Não digo com uma semente de romance, mas de fato uma fortificação de sua amizade.

Se bem que nada impede que esse seja um primeiro passo de algo que será melhor aproveitado no futuro. Importante notar que não é de hoje que essa dupla vem tendo destaque. Eles já estiveram a sós em diversos outros episódios.

Enfim, o ponto é que toda essa diversão não foi gratuita mas realmente serviu para um propósito além de si mesma. Ainda que tenha que confessar; ela foi muito boa apenas por si mesmo. É isso, até mais.

E aliás, o que será que tinha naquela geladeira?

Comentários