Infelizmente, esse não foi um episódio sobre o amor platônico da Uraraka pelo Deku. Sei que BokuAca não é romance e que a questão abordada nesse episódio é realmente pertinente, mas não consigo não pensar que a história apresentada foi meio descartável. Eu não diria ruim, afinal, nós vimos o Aizawa, e ele é um personagem importante, chorar e revelar um pouco do que o impactou na sua formação como herói, mas…

Tirando isso, não curti o drama do amigo deles, pois é o tipo de coisa que no máximo será citada em um momento posterior, que, inclusive, parece meio forçada pela indiferença (cerrar os olhos só, sério?) dele quando viu o Aizawa em contraste com o eco do além que deu uma pista valiosa após ser pressionado pelas palavras do “amigo”. Se havia alguma vida lá, né. Não foi tudo muito clichê? Enfim, sigam-me os fãs!

A Uraraka é muito envergonhada, né? Precisava fazer todo aquele malabarismo para esconder algo que as garotas já sacaram? Além disso, ela pode até temer que seu “segredo” se espalhe e que isso mexa com o Deku, mas me parece muito difícil quando só tem quatro colegas com as quais divide vestiário. Talvez ela não queira falar e dar vazão ao sentimento, mas deixar adormecido e focar na própria carreira, né? Ainda assim…

Ainda assim é bobo, fofo, mas bobo. Nada diferente do que a gente pode esperar desse anime. Mas não diria o mesmo da história do amigo de colegial do Aizawa e do Mic-sensei, uma história realmente simples e fácil de assimilar. Certamente triste, mas realmente assim tão impactante ou relevante? Por exemplo, acho que foi sim bacana ver o momento de fragilidade do Aizawa, mas nada de muito relevante foi agregado ao Mic.

Em compensação, o aspecto prático da situação me agradou porque todo esse drama e dificuldade por uma palavra que virou uma pista denota o quanto é difícil para os heróis (na verdade, para todos que agem as vistas da lei) extrair informação de vilões ou investigar pistas que têm ou obtêm pela metade. Resumindo, sem saber a gente pensa que os heróis não estão se movendo, mas a verdade não é bem essa daí, né?

Infelizmente, ainda fiquei um pouco incomodado pela reação do Kurogiri. Pelo menos a tensão nele foi escalando gradativamente de acordo com a fala do Aizawa, mas isso significa que os Nomus ainda preservam resquícios das pessoas? Se sim, será que eles podem ser reprogramados para dar vida a quem morreu? A questão não é a investigação e sim a margem que a “rebelião” do herói dentro do vilão deu para algo “maior”.

E esse algo maior seria minimizar consequências. Não apagá-las de todo, eu sei, afinal, o Kurogiri não tem um corpo humano normal como o garoto tinha e nem deve conseguir voltar a ter uma vida normal que nem a dele, mas se o amigo deles puder ser “revivido” dessa forma, sinto que a narrativa será prejudicada por essa ferramenta cruel que explora histórias tristes para amenizar consequências quando o peso estaria nelas.

Sejamos honestos, a gente sabe que tudo deve acabar bem no final de BokuAca, então se não tivermos nem isso, a morte do All Might ou um destino trágico para os Nomus, e também para outros vilões e heróis, o que mais restará de peso na trama? O Nighteye morreu, um personagem que apareceu e deu adeus no mesmo arco, isso basta? Acho que não. Espero que o anime não siga por esse caminho covarde, mais do que já é…

Por fim, ainda assim, repito, não foi um episódio de todo ruim, de forma alguma. Eu só achei a resolução muito clichê, assim como foi simples e até pouco interessante a construção do drama. Pelo menos a pista foi obtida, mas ao custo de uma vida, e de uma vida que a gente nem sabia que exista até pouco tempo atrás, né? A questão dos Nomus é interessante, okay, mas só quero ver no que vai dar a investigação agora que…

My Villain Academia está chegando! Finalmente! Não sei como o arco vai ser adaptado, se dá para adaptar tudo em apenas seis episódios ou se parte ficará para uma eventual (e praticamente certa) sexta temporada; só o que sei é que no mangá é um baita arco e que espero muito dele. Repito, gostei do menos instigante ter vindo antes, pois finalmente uma temporada de BNHA terminará com um puta clímax após muito tempo…

Até a próxima!

Comentários