A Ushio é do jeitinho que eu imaginava, uma graça, mas ao mesmo tempo entendo o Shinpei desconfiar de tudo nela e buscar confirmação, o que mais ele poderia fazer além disso? Renegá-la? Mas como faria isso se, mesmo sem saber, ele também gosta dela? E vamos a esse verão?

Por um breve momento a Ushio pareceu se conectar ao evento traumático de sua morte, mas isso não a abalou e a garota tentou seguir a vida com alguma “normalidade”. A questão é que ela não deveria estar viva e que, sendo sombra ou não, é estranho que não lembre de nada…

Pelo menos de nada relacionado a sua morte. Contudo, algo que é revelado mais tarde sobre as sombras é que elas atualizam as memórias do original ao ter contato com ele depois do momento em que são criadas. Sendo assim, seria essa Ushio uma sombra “desatualizada”?

Se for, por que ela não compactua com o plano da Mio, por que age exatamente igual a como agiria a garota? Se não for, então a Ushio enterrada era a sombra? Os mistérios só se acumulam nesse anime. Em compensação, uma coisa não era mistério, de quem a Ushio gosta.

O “detalhe” é que o Shinpei não se dá conta do que sente ou não admite porque está na cara que ele gosta dela também. Aliás, ela se confessar daquela forma significa que de duas uma, ou ela é muito corajosa ou é uma ótima farsante. Talvez as circunstâncias a tenham “empolgado”.

A pergunta que não quer calar é: onde ela esteve até agora? As sombras, como os seres humanos, são materiais e ela tem um corpo de carne e osso, não é um fantasma. Portanto, dá para cravar que ela esteva em algum lugar. Escondida pelas sombras? Desacordada por aí? Por quê?

Ushio é mesmo um mistério, e como o gato de Schrödinger, se encontra em estados sobrepostos na trama. Por um lado ela está morta, por outro está viva. Qual é a original? Qual é a sombra? Ela pode ser uma sombra desatualizada ou a sombra é que pode ter sido a vítima, não sei.

O que sei é que o sotaque dos personagens se destaca cada vez mais nos diálogos e que o maiô da Ushio realmente tem seu teor de sensualidade, mas isso poderia ser bem mais explorado no anime e não foi. Diferente da comédia, que me surpreendeu em algumas cenas.

Entretanto, estava na cara que o tom do episódio não seria esse, mas nem só pela Ushio, como também pela sombra da Mio que aparece, nota a situação peculiar em curso e prepara seu plano. E claro que o drama da irmã viva revendo a irmã morta teria que ser explorado.

A reação da Mio na ligação e sua resposta ao ver na irmã foram ambas compreensíveis, mas não cravam que a Ushio na frente dela não é a verdadeira. E ainda teve a confissão bizarra do Suo, algo que teria tido mais espaço não fosse o que a Ushio apronta logo em seguida.

Eu vi aquela referência sapeca a Precure, mas nem houve tempo para se criar um clima cômico pelo quão piegas era o disfarce. Os cabelos loiros e a pele branca da Ushio não devem ser comuns na ilha, e isso a gente pode afirmar pela própria Mio que é morena e tem cabelos pretos.

Eu imagino que uma tenha puxado ao pai e a outra a mãe, mas é claro que não foi apenas a aparência que a denunciou, como também a voz, e não só isso, a personalidade, coisa que também se revela em brincadeiras ou na forma de lidar com certas situações. Todos ali a conheciam.

Sendo assim, era óbvio que o disfarce não iria durar, mas o que surpreendeu mesmo foi a revelação de que aquela era a sombra do Shinpei e que ela claramente é hostil a Ushio. Isso jogou quase que por terra a possibilidade de serem cúmplices, mas não dela ser uma sombra.

Por sorte a sombra da Mio está fácil de distinguir pela roupa e o que é revelado com seu plano para trocar os protagonistas deu uma boa bagunçada no plot, ao mesmo tempo em que o deu um norte. Existe uma mãe (mãe de quem?) e o objetivo das sombras é despertá-la.

Mas com que propósito? E como farão isso? Seria a Ushio a chave para o sucesso da missão? Além disso, ficou claro que não é que as sombras não estejam assumindo as vidas dos originais, é que isso ainda não havia acontecido no entorno do Shinpei ou com ele, mas foi agora.

E nisso a sombra do Shinpei revela que eles sabem sobre seu poder de saltar no tempo e que quanto mais ele morre, mais acumula experiência, e isso pode atrapalhar o plano. A mim parece que vai além das sombras serem uma doença, o plot é mais denso que só isso.

Denso no sentido de envolver as origens do Shinpei, a morte dos pais, a genética dele, quem sabe da Ushio também, etc. Shinpei e Ushio são a chave para esse mistério, mas é claro que não é como se a Mio não fosse importante, não à toa sua sombra é quem articula tudo.

Quanto as sombras, já ficou claro que têm força sobre-humana, podem “baixar” e atualizar as memórias do original e têm um objetivo que envolve a tal da “mãe”. O flash realmente tem a ver com a criação das sombras, então desde a estreia o Shinpei estava “premiado”.

O que vai resultar da revelação da sombra dele eu não sei, mas a onee-san misteriosa ter aparecido fazendo a sombra da Mio “perder a cabeça” dá uma pista de que o mesmo pode rolar com a sombra do Shinpei. Mas e no que isso afeta a Ushio? (Você não entendeu o meme, né?)

Por fim, cravo uma teoria: essa Ushio é a “original”, ela foi trocada pela sombra, e é a chave para o despertar da mãe. O que significaria que a sombra da Shiori está contra a sombra da Mio? Não sei, só sei que a heroína estar viva, e ao mesmo tempo estar morta, é um tanto assustador.

Até a próxima!

Comentários