Mais outro excelente episódio desse anime que melhora cada vez mais com suas boas reviravoltas. É hora de Talentless Nana no Anime21!

A Nana já está mais do que consciente sobre a ameaça que o Kyouya representa para ela e usou o que estava a disposição em seu plano para frear as investidas dele. Para isso o aparecimento da “curandeira” Michiru foi essencial, não que não pudesse ter bolado outro plano, ela seria capaz.

Eu jurava que a Nana tentaria matá-la, até pelo potencial de matar da Michiru. Aliás, como alguém que cura poderia matar tanto? Não soa estranho, para dizer o mínimo, para você? Indiretamente ela deve ser capaz de matar, mas usando seu poder especial nada indicou isso.

É aí que a Nana se aproxima da Michiru e começa a armar seu plano enquanto o Kyouya muito sensatamente desconfia da Nana, mas não descarta outras possibilidades devido até a falta de provas contra ela. Ele tem um bom faro investigativo e mostrou isso ao insistir na desconfiança, fingindo cessá-la para ver se a Nana comete algum vacilo.

Mas antes de comentar o plano da vilã (ou seria heroína?) preciso perguntar, você curtiu a Michiru? Eu não vi nada de interessante na personalidade dela. Inclusive, me incomoda que novamente alguém bobo se ponha em seu caminho. Primeiro foi o Nanao, depois o Shibusawa e agora a Michiru, ao menos ela não morreu logo.

E eu entendo que os garotos, assim como a Michiru agora, não tinham motivos para ter um pé atrás com a Nana, mas isso não muda o fato de que foram manipulados por ela, caindo facilmente no que dizia e agindo de acordo com o que ela esperava. Menos mal que a segunda metade do episódio reserva uma certa “compensação” para toda essa conveniência.

Antes de falar disso, devo elogiar o plano (quase) genial da vilã, o qual foi capaz de pôr as suspeitas do Kyouya em xeque ao mesmo tempo em que preparou o cenário perfeito para os próximos assassinatos. Quando eu pensei que a Nana fosse ser estúpida de tentar matar alguém sob as vistas de seu stalker, ela vai e cria uma situação favorável a sua narrativa.

É desse tipo de reviravolta que um anime desses precisa, e que isso parte da protagonista, a qual se vende como alguém inteligente e maquiavélica, devendo agir como tal, ainda mais quando se vê encurralada. Eu só pontuo que manter uma gaveta de artefatos para matar é um risco, mas se ela não assumisse alguns conseguiria dar vida a seus planos ousados?

É claro que ela conta com a sorte do Kyouya ainda não ter chegado a hipótese de que há alguém por trás dela e não ter começado a trabalhar com ela, porque acho que é só questão de tempo para ele pensar que há uma grande conspiração para matar os talentosos, ainda mais quando ver que eles continuarão morrendo e a Nana seguirá na mira dos supostos monstros saindo ilesa todas às vezes.

Porque ela pode ter sido ferida nesse episódio, mas não é muito conveniente que tenha ocorrido no quarto da garota que cura as pessoas? E eu até acho que a Nana seria capaz de fazer coisa pior consigo mesma a fim de acobertar seus crimes, mas o suficiente para acabar com as suspeitas em cima dela? Duvido.

Sei que ela fez toda a ceninha no quarto da Michiru para usá-la a fim de ganhar a eleição sem fazer esforço, mas é fato que tudo segue muito favorável a ela, que não dá para tirá-la da posição de suspeita. Não sei como o Kyouya descobrirá ou imaginará quais as motivações da garota, mas isso deve acontecer, precisa acontecer ou a trama não avançará.

E por que a Nana insiste em se livrar logo do Kyouya? Porque com ele em seu caminho ela não terá facilidade para exterminar o resto da sala jogando a culpa nos inimigos da humanidade. Para isso ela precisava mesmo variar seu arsenal, o que ela não contava é com a investida de outro colega e o cenário desfavorável que se apresentou a sua frente.

Agora vejo como os superpoderes são importantes nessa história, porque eles dão a liberdade de sacar reviravoltas quase que do nada a fim de manter o público surpreso e ao mesmo tempo instigado para a próxima virada. Isso significa que a mente criativa por trás de Talentless Nana busca atalhos e isso diminui seus méritos pelo que de bacana é mostrado?

Eu acho que não exatamente, pois, ainda que os superpoderes gerem fatores imprevistos, é verdade que a trama tem sido conduzida de maneira bastante adequada e satisfatória dentro da estrutura mais comum a um anime. Não é nada de outro mundo, mas para um cenário em que adolescentes se digladiam psicologicamente tendo distorções da normalidade, os superpoderes, contra ou a seu favor me parece bem razoável.

Enfim, focando no personagem que entra de vez para a trama e já tacando o pé na porta, o anime ainda não detalhou o poder do Tsunekichi, mas uma coisa é certa, em menos tempo ele já pôs mais os planos da Nana em risco que o Shibusawa. Isso significa que ela está condenada e é só questão de tempo até ser pega? Eu diria que é quase o contrário devido a dois fatores que são bem evidentes se refletirmos bem.

Primeiro, o poder do Tsunekichi não é absoluto, mas se por acaso eu estiver errado e for, o que ele ganharia chantageando a Nana antes dela matá-lo? Por que penso que não é absoluto? Porque o cenário dela na lanchonete foi ele quem construiu ao levá-la até lá, se ele não tivesse agido antes a comida não teria ido parar na cara dela.

Segundo, o Tsunekichi não parece um “mocinho”, a caracterização dele e até mesmo a maneira como aborda a Nana dá a entender que não quer prejudicá-la exatamente, mas se valer da posição de desvantagem dela para ganhar algo em troca. Aposto até que ele vai propor uma parceria.

O que você acha? Eu acho que só assim para que ambos se mantenha na trama simultaneamente, porque a Nana está doida para fazer o que é mostrado na foto e ele não deve querer morrer também, apesar de ter uma cara meio “psicótica”.

A cartada que ele lança no final do episódio é certeira e pressiona a Nana para dançar conforme a música do inimigo. Uma chantagem a essa altura com o Kyouya ainda na cola dela tende a tornar essa trama ainda mais embolada e interessante, com mais possibilidades no horizonte.

Entretanto, nenhuma dessas dificuldades quer dizer que a Nana vai cair logo, isso sequer faria sentido dados os 13 episódios já anunciados para o anime. Ela vai achar uma forma de contornar essa situação. Ela precisa superar mais esse desafio ou de outra forma seus planos irão por água abaixo. Mas como fará isso é que é interessante e imagino que você também esteja doido para ver.

Até a próxima!

Comentários