[sc:review nota=4]

Nesse terceiro episódio o drama de Kaori começa a aparecer. Ainda não contam nada, mas ela diz com todas as letras estar em um momento em que está quase “perdendo o coração” enquanto chora copiosamente quase ao final do episódio, que começou no ponto onde pararam o episódio anterior e terminou com os quatro garotos se dirigindo para mais uma apresentação. A novidade é que dessa vez Kousei irá se apresentar junto com Kaori, como seu acompanhante. Bom, vou resumir rapidamente os fatos desse episódio e depois dizer o que estou imaginando que essa série irá entregar.

Toda garota de anime precisa adorar doces

Toda garota de anime precisa adorar doces

Após convidar Kousei para sair com ela, os dois vão a um café para comer doces. O que mais uma garota de anime poderia fazer após a escola? Ocorre que nesse café tem um piano de armário e duas menininhas vão tocá-lo. Kaori não pode ficar quieta e vai lá falar com as menininhas e até diz a elas que Kousei é um grande pianista. Com um pouco de cara feia e chutes na canela ela convence Kousei a tocar junto com as menininhas, e ele parece feliz enquanto toca, mas não dura muito. Sua expressão muda e sua mão para, ele parece ter acabado de se lembrar que tem um trauma, afinal. Os dois conversam fora do café, em uma praça, Kousei conta por cima porque ele não consegue tocar (mas o tempo todo fica parecendo só desculpa, e talvez seja, e talvez ele saiba que seja), e acaba levando uma bronca de Kaori para quem a vida de um músico é tocar, não importam as circunstâncias. Ela até convida-o a ser seu pianista acompanhante no concurso que está participando (essa era previsível).

Mas enquanto toca o trauma retorna

Mas enquanto toca o trauma retorna

Naturalmente Kousei não aceita e mais naturalmente ainda Kaori fica perseguindo ele por todo lado tentando convencê-lo à força. Ela conta para Tsubaki que mais do que se prontifica a ajudar. Assim, as duas passam uma semana infernizando a vida do pobre coitado, mas foi tudo em vão. Na hora da apresentação ele está escondido no terraço da escola, onde Kaori consegue finalmente encontrá-lo e desaba, pedindo aos prantos que a ajude. Kousei é bom demais para fazer uma mulher chorar, então ele finalmente aceita. O episódio termina com os dois indo para o concurso com a ajuda de Tsubaki e Watari, que aparentemente roubaram bicicletas para levar eles até lá.

Kaori convida (sendo ela, intima) Kousei a tocar piano para ela na competição

Kaori convida (sendo ela, intima) Kousei a tocar piano para ela na competição

Desde o começo o protagonista vem enfatizando que a Kaori “pertence à primavera” ou “está na primavera”, como se a garota fosse efêmera como uma estação do ano. Quando chora nesse episódio, Kaori usa o termo “como nós” para se referir a ela e Kousei em um contexto onde dava a entender que haveria mais em comum entre eles do que o fato de serem ambos músicos. Quando Kaori está indo embora de ônibus com Tsubaki, ela desce no ponto de um hospital. Por fim, ela tem a esperança de que as pessoas que a ouvirem tocando jamais irão se esquecer dela. Se eu não soubesse melhor, eu diria que ela está morrendo. Mas um anime para adolescentes, com personagens adolescentes, não iria assim tão longe. Ela deve apenas ter algum parente muito importante para ela doente.

Kaori desaba em lágrimas, quase como se a vida dela dependesse de continuar tocando

Kaori desaba em lágrimas, quase como se a vida dela dependesse de continuar tocando

Nesse caso, as referências à efemeridade perdem o sentido (e o próprio título do anime é uma dessas referências). Bom, no mundo da música, ela sempre pode desaparecer por ir se aperfeiçoar no estrangeiro. Talvez ela esteja evitando aprofundar seus estudos para continuar perto de quem ama e está no hospital? E talvez nalgum momento ela partirá? Qual será o papel de Kousei nisso tudo? Qual será o progresso que o próprio Kousei fará? Enfim, nesse episódio não aconteceu muita coisa, então serviu mais para eu prestar atenção em pequenos detalhes e especular loucamente com as poucas informações que tenho. Estou curioso com o concurso de violino e com os outros dois pianistas que aparecem na abertura. Kousei certamente voltará a ser mais do que só um acompanhante.

Mais imagens:

Comentários