Demorei, porém não falhei, cá estou para comentar o último episódio de World Trigger, que assim como eu também teve um pequeno delay nesse momento final, mas por motivos igualmente justos, então vamos lá discorrer sobre o tão esperado momento de glória dos nossos protagonistas?

Primeiramente comentemos o porque dessa demora, pois para quem não soube o anime adiou seu episódio final em mais de uma semana, por conta de uma erupção vulcânica no Havaí que acabou afetando os mares japoneses – bem como outros pontos do mapa mundi – e consequentemente, as cidades mais próximas do litoral.

Da minha parte já é uma questão mais de chamado do mundo real, já que a vida não é fácil e nos chama para nossas responsabilidades, tomando bastante tempo. Feito o devido esclarecimento, agora o assunto é a ação e porradaria do anime.

O penúltimo episódio sugou todas as nossas energias com tanta agitação e reviravoltas, impressionando a cada frame e corte fluido, mas o que realmente surpreendeu foi o gancho final, que nos deixou com os rivais predestinados, o grupo do Ninomiya e o do Osamu. Nesse episódio não tivemos a mesma intensidade, mas por outro lado o que é entregue tem muito valor no contexto geral.

Como eu já mencionei antes, ambos os times já se enfrentaram antes e não deu bom, ao contrário, foi tão humilhante que além de todos serem eliminados da partida antes de qualquer outro time, o Kuga – que sempre se saiu muito bem – sequer conseguiu pressionar ou causar um arranhão. A dúvida que pairava é, se a incógnita do jogo que era o Hyuse não estava mais lá, o que o grupo tinha de novo para ameaçar os oponentes?

Para todos a Chika continuava sendo a menina que não consegue atirar em ninguém, até porque ela deu uma recuada disfarçada, mas que aos olhos de combatentes mais experientes não impressionou, ou pôs medo. Osamu nunca teve trion – e assim continua – para sequer representar perigo, então estava tudo nas mãos de uma pessoa só.

Achei interessante que mesmo com todo o cenário desfavorável para o inimigo, o Ninomiya em momento algum subestimou o Osamu, sendo o único que enxergava o rapaz como a ameaça que ele consegue ser quando precisa, e naquele momento ele precisava dos dois pontos.

Por conhecer bem o perfil de seu rival, creio que o Ninomiya entendeu que o Osamu ia se jogar com tudo para vencer, fosse como fosse e inteligência ele já mostrou que tem de sobra. Ademais, ao longo das novas partidas, o time sempre mostrou como conseguia evoluir e se adaptar as suas próprias debilidades, fosse pelo medo da Chika ou pela deficiência do capitão.

Confesso que conforme os comentaristas e os outros lutadores iam fazendo suas considerações, era cada vez mais forte o sentimento de que o Osamu ia sair por cima. O anime poderia perfeitamente sair com a mesma linha de “o Kuga faz tudo, mas o time todo se desdobrou muito pra ajudar com a estratégia”, contudo em um momento como esse, a ocasião clamava pelo destaque do protagonista e ele veio.

Ok, não foi nada tão grandioso e diria que teve um dedinho de sorte do rapaz, já que a Chika foi quem fez a manobra que lhe perimtiu estar vivo para fazer todo o resto. Mas considerando a habilidade e qualidade do esquadrão Ninomiya – e que nem o Yuba conseguiu ameaçá-los -, ele ter conseguido fazer o que fez é de se aplaudir.

O Kuga acabou mais servindo de isca dessa vez e confesso que gostei de terem dado uma pausa na “imagem” do garoto, porque é difícil ver ele carregar o time e ser o único visado ali – ainda que no quesito desenvolvimento pessoal o coitado seja o menos notado.

A Chika como eu disse, teve um papel importantíssimo, mas o grande momento da personagem é ver que todo aquele converseiro dos episódios anteriores – e a pequena tentativa dela com o Tonoka – não foi em vão. A menina estava com o psicológico mais preparado para avançar e focado no objetivo deles, então percebeu que ou ia ou rachava, e ela foi.

Para quem esperou longos 98 episódios para que ela finalmente desse um tiro legítimo e que pegasse de jeito alguém, essa foi uma cena e tanto, mais pelo seu significado do que pela ação, e olha que essa estava boa.

Saí feliz que pude ver a Chika sair da prisão em que seu medo lhe encerrou, e fico mais ainda por ter visto o Osamu ser o MVP da partida, chumbando sozinho o implacável e invencível Ninomiya com seus tiros merrequentos, que só serviram de escárnio todo esse tempo. Nos minutos finais eu acredito que mesmo sobrevivendo, o Inukai não daria conta dos dois e mesmo se desse, ele não anularia os pontos conquistados pela Tamakoma-2, então é nosso time na vice liderança e sem choro.

Se antes ninguém se assombrava com o quatro olhos, agora ele pode ser considerado um risco em futuras batalhas e espero logo ver outras com uma pegada similar as que houveram na invasão de Aftokrator e Galopoula – porque nessas a circunstância pesa diferente e já vimos que o negócio “enfeia” mesmo.

No final esse processo da batalha ranqueada também serviu para unir mais o grupo principal, já que os garotos apoiam a transição da Chika, e o Hyuse parece levemente mais confortável com eles depois da convivência, dos diálogos, e agora, da vitória que partilharam juntos e com muito esforço de todas as partes envolvidas.

Uma pena que ao menos por enquanto não temos qualquer notícia de uma nova adaptação, mas fico satisfeito que o anime finalmente pode dar seguimento e concluir a saga das batalhas ranqueadas, que há anos estava em pausa pelos motivos que nós já estamos cansados de saber – a saúde do autor.

Não sei quanto que o mangá ainda tem de material aproveitável para o arco da expedição, mas quero sonhar que em breve anunciarão uma continuação porque depois de duas temporadas maravilhosas, em que nos entregaram um bom desenvolvimento dos personagens e uma ação que superou em muito a primeira e mais longa temporada, o gosto de quero mais está preso na boca.

World Trigger chega ao seu fim e só posso dizer que valeu cada segundo, pois aqui englobaram tudo o que gostaríamos de ver na adaptação desde sempre, porque essa é uma obra que não só pedia, mas ela merecia o carinho que depositaram nessa continuação. Agradeço a quem leu e acompanhou toda essa jornada e nos vemos na próxima!

TRIGGER ON!

  1. Aaaeeee saiu a Review!!!

    Que desfecho sensacional! Muito gratificante ter acompanhado a jornada da Tamakoma-2.

    No aguardo de notícias sobre a próxima temporada, com certeza irei acompanhar suas análises, suspeito que pode ter algo ano que vem já que a obra completa 10 anos.

Comentários