Depois de idas e vindas, perdas e ganhos, Souma parece ter finalizado esse capítulo em sua vida. A guerra acabou, ele eliminou quem precisava eliminar e fez aquilo que achava ser o certo, apesar das incertezas.

Fato é que Castor e Carla foram julgados e puderam seguir respirando com suas cabeças no devido lugar. E aqui nós teremos muito o que comentar, pois apesar da pena ter sido branda ela é discutível, no mínimo.

Primeiro vamos começar comentando sobre a conversa entre Carla e Liscia. Elas são amigas e é óbvio que a Liscia tinha certa resistência em aceitar a situação. Sua amiga não era uma peça tão importante nesse esquema e ainda assim, corria risco de morte.

Já Carla sempre mostrou-se pronta para morrer devido às suas ações. É a típica personagem que possui uma seriedade muito grande, às vezes acima do que deveria.

Mas o que realmente chamou a atenção nessa curta conversa foi quando elas tocaram no assunto sobre Carmine e Souma. O peso que Souma carrega e o ato de sacrifício que Carmine fez.

Duas situações difíceis que mostram para as jovens garotas um pouco da dimensão das respectivas responsabilidades. E nem digo que isso é exclusivo deles, afinal, Carla só não teve esse tipo de situação porque não está numa posição de comando.

Já no caso da Liscia eu diria que a culpa maior está no Souma, que poupa ela de certas coisas. É notório que ela acompanha ele mas fica de fora das decisões difíceis, seja por opção dele ou simplesmente por “encaixe”, por assim dizer.

E claro, vimos o lado da Liscia com relação ao suicídio do Carmine. Não tem muito o que comentar, afinal, por já ter ciência do provável destino dele, o impacto acabou sendo menor. Não deixa de ser triste, mas o baque é menor.

Já sobre o julgamento, bom, tivemos alguns detalhes bem interessantes. E já começando pelo que eu não gostei tanto, talvez as várias citações sobre Maquiavel. Acho legal a obra ter se baseado nisso e usar de maneira inteligente isso.

Mas tivemos um tempo de tela considerável com isso. Parecia que faltou conteúdo para colocar e usaram isso como um recurso.

Porém, como mencionado acima, foi um uso inteligente. Mostrou uma possível linha de raciocínio de Souma e conforme o episódio ia progredindo, a possível decisão dele já não era exatamente a mesma.

Ou seja, ajudou a dar um tom misterioso sobre o resultado final. Ok, você até poderia imaginar o que ele iria escolher nessa situação, mas não muda o fato de que foi uma adição pontual.

Aliás, não foi só isso que tivemos na cena. A morte dos nobres também tentou fazer algo parecido, apesar de ter usado uma maneira mais simples e talvez até clichê. Sobre a decisão é bem simples: ele fez o que precisava ter feito.

Agora, é só saber gerir a situação com os nobres ainda vivos e os possíveis sucessores desses que morreram. Simples assim? Só na teoria, mas sendo o Souma ele deve dar conta do recado.

Por fim, temos os resultados do julgamento. Sinceramente eu achei que a pena do Castor é branda. Continuar servindo o exército, sendo que dessa vez ele será subordinado da Excel, foi algo brando.

Porém, ficar sem ver seu filho e sua esposa servem como contraponto. Talvez não seja a melhor opção, considerando que ele está punindo dois inocentes indiretamente. Creio que seria mais interessante dar um prazo para essa separação, ainda mais considerando que isso pode prejudicar uma família.

Sim, é estranho da minha parte criticar uma decisão que afeta a família dele enquanto várias outras famílias foram punidas severamente.

Sobre a Carla, bom, ela virou escrava. Até entendo a ideia por trás, afinal, como Souma bem disse, as garotas não vão ter capacidade de matá-lo se necessário. Porém, talvez torná-la escrava seja um exagero.

A ideia da escravidão é fazê-la totalmente leal, livre de uma possível traição posterior. Porém, estamos falando de alguém com uma lealdade singular e que ainda possui fortes laços com a futura rainha.

Enfim, não concordo com a sentença, mas até entendo as razões. No final das contas ela precisava ser punida e talvez ser apenas uma serva/guarda-costas sem uma espécie de garantia/punição não fosse um cenário viável, politicamente falando.

Fato é que tudo o que aconteceu até aqui foi bem cansativo para Souma. Sorte dele que suas futuras esposas foram dar uma animada nele (apesar de que talvez nada tenha acontecido – por falta de provas, vale destacar).

Comentários