[sc:review nota=5]

Sempre vai ter alguém mais forte que você, e nem sempre força vem dos músculos. Terasaka, o moleque tão rabugento que parece já ter cabelos grisalhos (eu sei que ele provavelmente descolore, mas parece grisalho de velho) embora seja ainda um adolescente, aprendeu as duas coisas ao mesmo tempo, e para seu desespero. Só algum tempo depois é que ele aprenderia que está tudo bem as coisas serem assim, existem pessoas fortes, existem pessoas inteligentes, existem pessoas muito boas em várias coisas, mas nenhuma pode realmente dizer que é a melhor naquilo em que é boa. Existem sete bilhões de pessoas no mundo, se o objetivo fosse ser o melhor teríamos um planeta cheio de frustrados depressivos.

O pior é que eu acho que temos algo parecido com isso. Não é só animes, mas entretenimento em geral, quadrinhos, cinema, novelas, e até mesmo na escola ou no senso comum, aprendemos que devemos ser os melhores. Em alguma coisa, qualquer coisa, escolha uma aí e mire no topo do mundo! Quando fatalmente percebemos que isso é impossível, a reação normal é a de frustração. Muita gente se sente culpada, como se não tivesse se esforçado o suficiente, se não tivesse sido bom o suficiente. Ei, não importa quanto você se esforce, sempre vai haver alguém melhor do que você. A posição de “melhor do mundo” em qualquer área é muito disputada por gênios que tiveram uma série de fatores a seu favor que o colocaram lá, não foi só esforço. Mas você pode e deve sim se esforçar para ser bom. E deve ficar satisfeito com qualquer evolução que consiga. Apenas evite se frustrar por encontrar alguém mais forte que você.

Foi isso o que aconteceu com Terasaka nesse episódio. Ele sempre foi fortão então investiu nisso, virou um valentão que controlava os outros através da sua força. Até que chegou no colégio Kunugigaoka. Não, ele não encontrou alguém com mais músculos do que ele. Mas ele encontrou um sistema que era mais forte do que ele. Essencialmente o que o diretor Asano faz com seus alunos (governar através do medo) é a mesma coisa que o Terasaka sempre fez com seus colegas. O diretor é mais forte do que ele, então ninguém mais o obedeceu. Como inteligência nunca foi seu forte (e ele deve ter negligenciado os estudos durante toda sua vida, dependendo apenas da sua força física), ele acabou na turma 3-E. Ficou revoltado sim, mas percebeu que não havia nenhum grande problema nisso. Não é como se ele pudesse viver só de força a vida toda, e cérebro ele não tinha, então era apenas questão de tempo para ele ficar para trás. Ainda assim, entre os sem cérebro ele achou que poderia continuar sendo o rei. Ele não contava com o professor Koro.

O professor Koro está constantemente dando um objetivo a todos da turma (assassiná-lo), além de objetivos pessoais para cada aluno sempre que tem a oportunidade. Isso elevou a moral daquele grupo que era sim constituído majoritariamente por desiludidos como Terasaka e os fez voltarem a se esforçar. Isso irritou demais o valentão. Não sei se irritou mais por ele já ter se frustrado antes tentando se esforçar ou por ele perder a oportunidade de mandar com os punhos mais uma vez. De todo modo, ele sempre foi frustrado e rabugento desde o começo do anime. Isso o afastou dos demais e o deixou completamente sem objetivo. Com a cabeça vazia de objetivos, e sem jamais ter sido especialmente inteligente, ele acabou sendo manipulado por Shiro, aquele cara esquisito que cuida do Itona. O Terasaka achou que estaria apenas contribuindo para o assassinato do professor incômodo e que depois disso, além dele ganhar a parte dele na recompensa, a turma 3-E poderia voltar a ser o que era antes.

O que ele não sabia é que o Shiro pretendia colocar as vidas de todo mundo da turma em risco, porque essa era precisamente a armadilha perfeita dele para pegar o professor Koro. Deu certo, e o Terasaka ficou mais uma vez frustrado e irritado – e tomou um soco bem merecido do Karma para recuperar o juízo. Os alunos foram salvos pelo professor Koro e a maioria estava segura, mas alguns ainda estavam em posição precária e poderiam acabar se machucando feio. Terasaka sabia que aquilo era parcialmente culpa dele mas não conseguia pensar no que fazer. Então ele percebeu que aquele era o limite para alguém que não é muito inteligente. Mas ele ainda era o aluno fisicamente mais forte da turma e queria colocar isso em uso, então pediu para o Karma (provavelmente o mais inteligente) bolar um plano, qualquer um, para que a força dele fosse colocada em bom uso. Além de salvar os outros alunos, ele queria se vingar por ter sido manipulado. Assim foi feito, e Itona é derrotado mais uma vez – agora pelos alunos do professor Koro, não pelo próprio. E me julgue se quiser, mas acho que a Hara farmaria um belo par com o Terasaka.

Dá pra notar a química perfeita entre os dois?

Comentários