É uma coincidência incrível, quase magia, que esse episódio de Dimension W saia logo depois do mais recente episódio de Myriad Colors. Será que a Josiane iria gostar? Hehe. Em Myriad Colors é citado o Gato de Schrödinger, um experimento mental que trata da sobreposição de estados quânticos – basicamente, o fato de uma partícula que pode estar em mais de um estado em dado momento efetivamente se comportar como se estivesse em mais de um estado simultaneamente, por mais que tais estados sejam mutuamente exclusivos.

Para a ciência isso já gerou experimentos (reais, não mentais) impressionantes. Leia o artigo sobre Myriad Colors que indiquei se ainda não tiver lido porque a Josiane relatou um que eu achei simplesmente incrível. Para a ficção … bom, em Myriad Colors isso gerou um episódio cheio de fanservice com uma leve mensagem sobre as emoções humanas ou algo assim. Bem bobo. Em Dimension W a coisa é mais direta e fascinante!

Os brutos também amam

Os brutos também amam

Há infinitas possibilidades para o futuro, mas apenas uma delas se realizará. O que acontece com todas as demais? Bom, eu responderia que elas nunca chegaram a ter existência física, então essa pergunta é irrelevante. Dimension W tem uma resposta bem menos chata: todas compõe a dimensão W, se sobrepondo. Tudo o que não existiu, assim, existe na dimensão W. E na verdade estou simplificando, porque tudo já existe nessa dimensão também, não tem essa de não estar lá e de repente conforme o tempo passa então aí sim estar. É que estou com medo de ser pedante. Mas tudo bem, vou tentar!

Primeiro é preciso entender direito o conceito de dimensão. Se você já entende não se sinta chateado comigo, entenda que boa parte das pessoas que assistem animes são muito jovens ou muito desinteressadas nesses assuntos mesmo, hehe. E se você não entende, não entenda mal o que eu acabei de dizer, não foi minha intenção dizer que você é desinteressado nem algo assim, mas apenas que está em uma cultura onde é pouco provável que tenha acesso a esse tipo de informação. E ai, escrevi um parágrafo inteiro me desculpando já, melhor começar com a explicação logo.

As Bestas de Grendel a caminho da batalha na Ilha de Páscoa

As Bestas de Grendel a caminho da batalha na Ilha de Páscoa

A abertura do anime mostra, mas pode não ficar claro: o que são dimensões? Não são planos alternativos, mágicos. São algo bem mais mundano: as dimensões do celular ou PC que está usando para ler esse artigo são suas altura, largura e profundidade. Dimensões sempre se cruzam. Seu aparelho citado tem quinas, não tem? Mais do que isso, você pode usar um sistema de coordenadas para localizar qualquer ponto nele, não pode? Não apenas suas superfícies, mas nos seus vazios interiores e nos seus componentes internos também. Em um papel, você pode desenhar os eixos X e Y e terá um sistema de coordenadas para duas dimensões. Einstein propôs que, além das três dimensões espaciais que compõem todos os objetos do universo, o tempo seria uma quarta dimensão. Não tente imaginar graficamente quatro dimensões, é impossível. Se quiser fazer esse experimento mental, imagine que o universo é plano (possui apenas duas dimensões espaciais) e a terceira dimensão é o tempo (ou qualquer outra).

Kyouma acorda depois da batalha

Kyouma acorda depois da batalha

Dimension W desmente Einstein e diz que a quarta dimensão é a das infinitas possibilidades. Tudo existe na dimensão W, mas uma pessoa em particular (ou um objeto discreto) irá executar apenas uma trajetória, sendo essa a sua realidade. Ou talvez (isso ainda está em aberto ou eu não entendi, hehe) só uma possibilidade seja real mesmo e todas as demais se achatem em uma forma energética mais primitiva na dimensão W. A diferença é de (ironicamente?) possibilidades para o futuro do enredo, não de mecânica do que foi apresentado da quarta dimensão até agora. De um jeito ou de outro, a energia das possibilidades não realizadas da dimensão W é extraída por meio das bobinas. De volta ao experimento mental do universo plano, imagine que existe uma pilha infinita de papéis com um desenho de tudo o que existe no universo, cada uma delas com um desenho diferente (algumas com diferenças sutis, outras completamente diferentes), mas apenas uma folha é a realidade.

A cabeça da namorada do Kyouma se perdeu para sempre em acidente durante a tentativa de operação

A cabeça da namorada do Kyouma se perdeu para sempre em acidente durante a tentativa de operação

E é altamente irônico que em um mundo onde as possibilidades infinitas são tema central e o protagonista despreza e não usa as bobinas que extraem energia dessas possibilidades, tudo gire ao redor dele, o Kyouma. Alistou-se na Grendel, uma unidade do Dr. Yurizaki, para salvar a vida da namorada que possuía uma doença degenerativa incurável usando um avançado corpo androide então ainda em desenvolvimento pela esposa do doutor. A Grendel provavelmente só veio a existir porque conforme a New Tesla ganhou poder ela aumentou tensões no mundo e

acabou causando uma guerra, e o Kyouma lutou na batalha final dessa guerra travada na Ilha de Páscoa no mesmo dia em que sua namorada era operada. Ele venceu, embora não se lembre, e sua namorada morreu. A guerra acabou, mas a família do Dr. Yurizaki ainda seria morta anos depois – imediatamente após a conclusão da Mira, que é a realização da pesquisa da Dra. Yurizaki e que, estivesse pronta na época, teria salvo a vida da namorada do Kyouma. O Dr. Yurizaki viveu tempo suficiente ainda para que a própria Mira se encontrasse com o Kyouma. Ele ainda não parece ter percebido e está até disposto a sacrificar a androide, mas ela é praticamente sua namorada reencarnada. Até mesmo na personalidade.

Eu falei que o Loser iria!

Eu falei que o Loser iria!

  1. Acabei de ver esse episódio e acho que foi o melhor até o momento, gostei pra caramba! Espero que os próximos episódios contenham mais detalhes sobre a dimensão w, mas por enquanto eu também entendi que a energia infinita está relacionada ao armazenamento das possibilidades que são “descartadas” assim que uma delas é “escolhida” para se tornar real. Acho que o autor estava no mínimo bêbado pra imaginar uma coisa dessas kkkkkk mas não deixa de ser interessante. Agora só nos resta aguardar pra ver como isso se desenvolve *—–*

Comentários