Eu não estou. Digo, estou, mas preferiria não estar. Está chato pra caramba. O anime está contando três linhas narrativas ao mesmo tempo, e nenhuma delas é satisfatória. No episódio anterior o núcleo do Tosaki pelo menos parecia interessante, houve uma pista de que poderia ter algo mais ali. Mas nesse episódio…

O Satou está fazendo o que se espera do Satou, e ainda não fez nada de verdade, está esse tempo todo “planejando”. Tá legal pra caramba ver ele e seus comparsas ajins dentro de um galpão entre uma mesa e um furgão falando sobre como eles querem explodir a coisa toda.

E o Kei? Ele obteve sucesso em inutilizar o personagem com mais potencial que o anime introduziu depois dos eventos iniciais. E o que ele próprio faz é se fingir de bom menino pra enganar um bando de velhos em um vilarejo no interior, do qual ele não tem a menor intenção de ir embora. Você lê o mangá? A adaptação está sendo fiel? Se estiver me avise por favor, que daí eu já sei que não vou comprá-lo.

Divertido assim

Divertido assim

Começando pelo personagem mais chato: o protagonista. É comum protagonistas serem os mais chatos em animes de ação. Mas frequentemente a chatice deles é compensada por boas cenas de ação e companheiros divertidos, ou inimigos cativantes. A ação de Ajin foi ok, mas há quantos episódios não há ação de verdade? No anterior teve o Kei atacando o Kou, mas aquela luta não foi divertida – porque não foi mesmo, e porque eu estava espumando de ódio do protagonista.

Companheiros ele não tem. Ele fugiu do primeiro, foi vendido pelo segundo (que é o vilão, então tudo bem), e prendeu o terceiro. O mais próximo a um “companheiro” que ele tem é a velha. Uau. E de vilões Ajin está mal também. O Satou é um Magneto mais fraco e menos carismático – e muito mais cruel. O governo está dividido, se canibalizando, como governos costumam fazer em histórias desse tipo, e o Tosaki é o único interessante ali mas é bastante monótono também. Não o vi refletir ou evoluir nada desde o começo da história. Descobri porque ele se tornou o que ele se tornou, e isso é importante, mas nada além disso. Sequer sei porque ele tem uma ajin de estimação como guarda-costas.

No episódio anterior eu realmente achei que houvesse algum segredo naquele maldito maço de cigarros do cientista lá. Não lembro o nome dele e nem quero lembrar agora. Quero dizer, ele aguentou tortura e cativeiro por dias à fio sem abrir o bico. Ele queria barganhar? Ele tinha um trunfo, uma carta na manga? Não, ele só queria a marca de cigarros preferida dele. Olha o que o vício faz com as pessoas! E o que ele tinha de tão secreto para dizer afinal? Coisas interessantes?

Era só isso mesmo

Era só isso mesmo

Não. Coisas que quem está assistindo o anime já sabia. Os ajins não conseguem invocar seus fantasmas o tempo todo, os fantasmas desaparecem sozinhos depois de alguns minutos, e não conseguem controlá-los muito bem na chuva. O Tosaki poderia não saber nada disso, mas eu sabia. E sou eu que estou assistindo o anime, não o Tosaki. Foi tão divertido quanto assistir Telecurso 2000 (ainda passa em algum canal?) sobre matérias do colegial: eu já sei tudo. É exibido para alguém que não sabe, mas essa pessoa não sou eu. Aliás, me corrijo: tem uns professores super divertidos no Telecurso 2000 e mesmo já sabendo eu me divertiria mais com ele do que com essa “aula” em Ajin.

Só para ficar completo: o cara que veio supervisionar o Tosaki subitamente o defendeu, o que não passou despercebido pelo próprio. Ele ficou desconfiado e seguiu ele depois e, usando o fantasma da sua ajin de estimação, descobriu a verdade: ele está associado com aquele cara do governo (é um ministro? nem lembro, não ligo mais também) que contratou o Tosaki e os dois pretendem deixar ele assumir conta de tudo na esperança que tudo dê errado para poder responsabilizá-lo. E também estão espionando ele para tentar descobrir o paradeiro do cientista, que agora eles têm certeza que ainda está vivo só porque o Tosaki apareceu dizendo “coisas irracionais”. O cientista louco têm o monopólio da irracionalidade em Ajin, pelo visto.

Achei legal como a Shimomura se deu ao trabalho de fazer seu fantasma sentar

Achei legal como a Shimomura se deu ao trabalho de fazer seu fantasma sentar

E o Satou sei lá. Ele fez o plano bacana dele e estão partindo finalmente, mas mais nada aconteceu. Ele poderia pelo menos ter dado uma risada vilânica. Não ia ter nada a ver com ele, mas pelo menos eu teria rido. Me falaram na semana passada que o problema de Ajin é ter um protagonista muito humano, o que explicaria seu egoísmo. Eu o acho egoísta demais e manipulador demais, dada sua pouca idade, para isso ser chamado de “humano”, mas vá lá. Mesmo se for o caso, eu consumo ficção para ver algo além do normal, e não humanos normais levando suas vidinhas egoístas normalmente. Eu sei que ele ainda quer uma “vida normal” (o que quer que isso signifique para ele) mas a realidade de seu mundo claramente anormal já deveria ter se imposto a ele depois de dez episódios provando ser isso impossível.

Nem o fantasma do Kei aguenta ele

Nem o fantasma do Kei aguenta ele

  1. Respondendo à sua pergunta no início, Fábio: depois de ler por bastante tempo Ajin, pois realmente me preocupei se um anime como esse teria seguido fielmente à linha do mangá, aí eu vi que o anime mudou partes do mangá, sim, mas no geral tudo é igual.
    A maioria das mudanças são pequenas, exceto à destruição do prédio por um avião no mangá, mas uma realmente me chamou atenção. (>É uma que ocorre durante o último episódio do anime, e por volta do capítulo 20 no mangá. Nela é mostrado que aquele velho de cabelo branco (esqueci o nome) não é tão idiota e que ele realmente caçou o Kei.
    Essa cena onde o Kei tenta convencer esse “bando de velhos” na verdade ocorre no que teria de ter sido o último episódio do anime, hehe.>)
    Acho que é melhor eu esquecer de Ajin e procurar um outro anime pra comentar definitivamente aqui no Anime21, tô ficando chato já. Kkkkk

    Até!

    • Fábio "Mexicano" Godoy

      Às vezes ser fiel não é tão bom, não é? Mídias diferentes afinal. Não sei se foi o caso, se Ajin ficou tão chato por ter sido apenas uma transcrição com mudanças mínimas, mas isso acontece mais do que deveria por aí.

      E uma temporada inteira está acabando, outra está para começar, o que não vai te faltar é anime pra comentar aqui =D

Discussão