Domingo passado publiquei um artigo recomendando artigos bacanas que li em outros blogs de anime e mangá brasileiros. Eu leio muitos deles, sempre li. Aquele artigo é uma iniciativa que faz parte de um grupo de colaboração entre diversos blogs que começou há algumas semanas. Mas não foi o primeiro efeito visível dessa colaboração: as últimas parcerias que o blog estabeleceu foram todas graças a esse grupo de colaboração – Animes Tebane, Nave Bebop, Não é minha culpa que não sou popular! e OtakuBFX todos fazem parte do grupo, juntos a vários outros blogs.

Hoje (ou melhor, ontem a noite) foi lançada mais uma iniciativa gestada nesse grupo, provavelmente a mais vistosa até agora: lançamos uma página no Facebook onde compartilharemos nosso conteúdo, sem prejuízo às páginas no Facebook que vários blogs (o Anime21 incluso) já possuem. Ela se chama Blogosfera Otaku BR. Entre na página, curta ela, e continue acompanhando o texto para ler o manifesto de lançamento da página e saber os seus blogs participantes iniciais – o grupo continua aberto a novos entrantes, bem como suas iniciativas. Muitos mais podem aderir!

Lançada a página, esse foi o texto escrito pelo Diego do É só um desenho que acompanhou sua primeira publicação, anunciando seu nascimento para o mundo:


 

Sejam bem vindos à página da Blogosfera Otaku BR ?

Essa página é parte de uma nova iniciativa para tentar aumentar a comunicação e interação da blogosfera otaku. Aqui, o leitor encontrará uma miríade de blogs que tratam dos mais variados assuntos relacionados à cultura nipônica, desde animes e mangás até comidas e curiosidades do Japão. É um ótimo lugar para conhecer novos blogs e interagir com fãs da cultura pop japonesa, então curtam ai que é só lucro ?

E se você é dono de um blog, portal ou site relacionado à cultura otaku num geral, você também pode fazer parte da nossa iniciativa. Acima de tudo, queremos que este seja um espaço de comunicação, do qual todos podem fazer parte. Não se preocupe: não somos um portal. Somos uma colaboração. Prezamos pela individualidade de cada um, e estamos apenas buscando uma maior interação da blogosfera otaku como forma de permitir colaborações, apoio, críticas, e outras coisas mais. Se você se interessou, mande uma mensagem para a página informando qual é o seu blog e vamos te orientar a como fazer parte dessa iniciativa ?

E é isso pessoal. Aqui começa o projeto. E vamos então ver isso andar \o/

 


Obrigado, Diego, faço minhas as suas palavras! Além de todos os blogs já citados, mais de uma dezena de outros estiveram presentes desde o lançamento, e mais alguns aderiram nesse curto período de menos de um dia de existência. Esses são os blogs participantes, no momento em que escrevo esse texto, da Blogosfera Otaku BR:

Nem todos esses blogs falam exclusivamente sobre animes, mangás, temas otakus em geral ou cultura e sociedade japonesa, mas o tema dos artigos publicados na página do Facebook será sempre um desses. Tem sido difícil chegar até aqui, mas é uma honra chegar até aqui ao lado de tantas pessoas incríveis e talentosas. Lendo os artigos dessa gente toda espero que você, meu leitor, possa ficar tão satisfeito quanto eu fico apenas por estar aqui!

Comentários