Preto e branco. Trevas e luz. A menina mágica sombria quase imortal e a protagonista inocente com uma personalidade ilibada. Adjetivos são o que não faltam para descrever Hardgore Alice e Snow White, mas o que elas têm em comum? Quais as diferenças? Qual a relação entre as duas?

Para descobrir estas e outras questões eu convido você caro leitor(a) a me acompanhar neste artigo.

A psicopata ataca novamente.

A psicopata ataca novamente.

Branco e preto são duas cores neutras (cientificamente elas não são consideradas cores) que possuem significados antagônicos. A cor branca, que representa a nossa protagonista cuja a tradução do seu nome em português é Branca de Neve, simboliza a pureza, a paz e a espiritualidade. Por sua vez a cor preta, que simboliza a Hardgore Alice, normalmente é associada à impureza e às trevas. Além das cores, os nomes dessas duas personagens também têm suas simbologias. Hardgore Alice é um nome macabro que nos passa a sensação de algo maligno e horripilante fazendo jus ao avatar escolhido pela personagem Ako Hatoda, aliás sua habilidade mágica também causa uma impressão assustadora. Já o nome Snow White nos remete aos contos de fadas, passando a impressão de algo alegre, agradável e puro, igual a nossa protagonista. Vale ressaltar que o poder mágico da Snow White combina com a personalidade da personagem, pois poder ouvir as pessoas em perigo e ajudá-las é algo nobre e bonito, entretanto, tal habilidade é inútil em batalhas.

Os olhos da Swim Swim parecem com os olhos sanguinários do pai da Ako Hatoda

Os olhos da Swim Swim parecem com os olhos sanguinários do pai da Ako Hatoda

Embora pareçam personagens antagônicas, Snow White e Hardgore Alice são na verdade personagens complementares. Segundo a milenar filosofia chinesa, elas se encaixariam perfeitamente no conceito de yin yang. De acordo com esse princípio existem duas forças ou energias opostas, o negativo e o positivo, que são complementares, ou seja, uma não pode existir sem a outra, igual as personagens supracitadas. É bem verdade que uma não pode viver sem a outra pois se não fosse a Alice, a Snow White já teria morrido. Por outro lado a protagonista devolveu a esperança para a pobre garotinha Ako Hatoda ao fazer um simples gesto de encontrar uma chave perdida.

Se cientificamente a cor preta é a ausência de luz, a vida de Ako estava ausente de amor e de esperança porque sua infância foi roubada devido a uma tragédia familiar, até que um dia tem um encontro com uma linda e simpática Mahou Shoujo que, assim como nos contos de fadas, muda para sempre sua vida embora o final seja trágico. Snow White era luz que iluminava o mundo tenebroso da pobre garotinha, e mais que isso, ela era o seu ideal, a garota mágica perfeita, ou seja, pura, íntegra e bonita. Embora Hardgore Alice admirasse Snow White, sua vida maculada por infortúnios a impediam de ser sonhadora e idealista, e por isso ela se adaptou fácil ao cruel jogo de sobrevivência.

Ela colheu o que plantou.

Ela colheu o que plantou.

Como já falei bastante de preto e branco, que tal falarmos de outras cores? Eu acho que a Cranberry e o repugnante mascote gostam de vermelho-sangue pois eles estão por trás desse jogo de sobrevivência. A musicista da floresta parece ser responsável por fazer algum tipo de seleção de garotas mágicas para uma espécie de organização chamada de “mundo da magia”, e o mascote seria seu assistente. Acho que a função dela deveria ser executar uma seleção simples, sem nenhum risco para as participantes, mas ao invés disso, ela criou um battle royal extremamente violento envolvendo meninas mágicas, não bastando isso, a Cranberry também resolve participar desse evento sangrento, uma atitude digna de um psicopata.

Se eu fosse escolher uma cor para simbolizar a Swim Swim, eu escolheria uma cor discreta e sem emoção, algo que representasse a falta de empatia dela em relação às outras personagens, incluindo às próprias companheiras. Ela já tem 4 mortes na sua conta, todas elas de forma covarde. Muita gente deve ter ficado feliz com a morte da anjinha irritante que não tinha nada de angelical, e se por acaso a Tama morrer eu vou ficar com pena dela pois eu simpatizo com a personagem.

Obrigado a todos que leram e até o próximo artigo pon!

A ninja está com sangue nos olhos, pronta para vingar a morte da sua companheira.

A ninja está com sangue nos olhos, pronta para vingar a morte da sua companheira.

 

 

 

 

  1. Sinceramente, já nada me surpreende neste anime, eu sabia que a Hardgore Alice seria eliminada, mas porra tinha que ser daquela maneira cobarde, a Swim vai ter que pagar por todas as mortes que cometeu. A morte da Alice, foi um pouco anti-climática, mas ainda assim foi bem triste, principalmente nos últimos momentos dela, enquanto fala os motivos que a levaram a querer ser amiga da Snow White para a mesma, foi muito triste, quem diria que uma simples entrega de umas chaves de casa perdidas seria um motivo para a Alice querer ser amiga da Snow White.
    A Swim até é uma boa estrategista, mas que ideia foi aquela de considerar a Cranberry a garota mágica mais fraca, só por aparecer pouco, este lapso por parte da Swim foi a coisa mais estúpida que ela fez até agora. Agora a parte melhor do episódio, a morte da última gémea irritante pela Cranberry, até foi rápido demais, a Cranberry foi muito piedosa quando só lhe arrancou o coração. Já para não dizer o flashback inútil que fizeram para as gémeas.
    Quem diria que a Cranberry é que é a responsável pela selecção das garotas mágicas e o FAV é o seu assistente. De certeza que no inicio, aquilo não era para ser um battle Royale entre as garotas mágicas, mas como a Cranberry é sádica, a situação ficou assim.
    Como sempre mais um excelente artigo Flávio.

    • Depois que ei li a light novel parte da graça foi perdida e eu tinha que tomar todo o cuidado para não dar spoiler nos artigos,enfim, na light novel é dito que a Ako Hatoda (Hardgore Alice) quando perdeu a chave começou a sentir que estava sendo um estorvo para os tios, e quando ela entrasse em casa ela iria cometer suicídio, todavia aparece uma linda mahou shoujo com as chaves na mão e um sorriso no rosto dá esperança a pobre garotinha.
      Swim Swim cometeu um erro de calculo que custou a vida das suas companheiras achando que a Cranberry era fraca.
      Muito obrigado pela participação!

      • O Flashback dela deu a entender isso, mas de forma sub entendida, mais um ponto positivo para o trabalho do estúdio. Só depois deste flashback é que comecei a perceber o porquê da Hardgore Alice se querer aproximar da Snow White e diga-se de passagem, o pequeno gesto que a Snow White fez ao dar a chave à Ako ia mudar a vida da mesma. Só não perdoo, a Snow White pela forma que ela falou no inicio do episódio com a Alice, se ela não tivesse feito isto, talvez o destino da Ako tivesse sido diferente.
        A Swim tem que morrer, o nível ela de sadismo e psicopatia, está ao nível do mascote irritante do anime, o FAV, só espero que a morte dela tenha requintes de malvadez de quem a vá matar, ela é pior que a Calamity Mary e a Cranberry juntas.

      • A calamity Mary latiu tanto e no fim das contas não mordeu ninguém porque por mais que ela fosse temida ela acabou não matando ninguém. Já a Swim Swim merece o titulo de psicopata do ano, e só não vai ser a personagem mais odiada do ano porque um tal de Subaru é mais famoso que ela (Para deixar claro eu não odeio o Subaru de Re: Zero)

      • O Subaru de Re é um caso à parte, mesmo no decorrer do anime ele apresentar sintomas de algum problema mental, mas no fim conseguiu a redenção da porcaria que tinha feito. Agora odiar, odiar, a Swim ganha a olhos vistos, este ano houve alguns animes com personagens psicopatas, destaco o Angelo de 91Days, este matava todos que se colocassem no seu caminho de vingança pessoal, mas este tinha móbil para o fazer. Já a Swim, que é apenas uma garota que ainda está no ensino primário, como ela pode ser tão insensível, ao ponto de matar sem sentir remorsos, até aliados ela mata, tudo para ser uma soberana com poder absoluto. Eu retiro as minhas palavras quando disse que a Ruler era má, ela podia ser exigente, queria poder, mas ainda assim ajudava as suas aliadas, com ensinamentos e maneiras de pensar. A Swim, simplesmente parece uma criança com autismo, aquela maneira de falar, o raciocínio meio lento, aquela maneira de estar distante etc, a Swim merece morrer da forma mais cruel possível, depois de tudo que ela fez, ela já não tem mais perdão. Eu acho que a Calamity Mary, era apenas uma mulher farta da vida, ela simplesmente queria causar o caos mais nada.

      • A Ruler podia ser muito arrogante mas no fundo se importava com as suas subordinadas. A Swim conseguiu ser uma líder pior que a sua mentora. No anime não diz que a Swim tem algum problema de natureza mental, acho que nem na light diz isso, mas acredito que ela tem problemas sim, pois as atitudes e o comportamento dela não são normais.

  2. Parabéns pelo artigo ‘-‘ perfeito!
    Fiquei feliz com a morte da gêmea, agora ela ta feliz com a outra no inferno!
    Swim Swim vai morrer, ou ser assassinada pela Cranberry ou pela Ripple
    Cranberry é psicopata demais, agora ela ta ferrada junto com o Fav
    Fav, te odeio ever no nível do Kyuubey
    Tama acho que não vai morrer, porque inúteis que sobrevivem da uma surpresa danada
    Morte da Hardgore um pouco meu sem graça, mas foi trsite
    Parabéns pelo artigo novamente!

    • Na minha opinião acho o Fav pior que o Kyuubey. O Kyuubey por mais cruel que seja tinha lá seus motivos, já o Fav é puramente sádico e cínico.
      Eu simpatizo com a Tama, o problema dela é que ela era cercada de más companhias, enfim ela era a única que que tinha bom caráter naquela equipe.
      Muito obrigado pelo comentário!

Comentários