Algum blogueiro consultor de conteúdo online disse que três anos é a idade-limite de mortalidade infantil de blogs. Quaisquer tipo de blogs, de quaisquer tamanhos e níveis de sucesso: a maioria não passa dos três anos. Ou pelo menos eu acho que li isso.

Sendo verdade ou não, é um número cabalístico que há um bom tempo eu vinha esperando atingir. Nenhuma vez nesse percurso de três anos eu sequer cogitei parar com o Anime21, então nunca foi uma questão de autoconfiança, mas sim de orgulho mesmo. Poder dizer que, independente da qualidade do nosso conteúdo, do número de leitores, de todas as métricas de visitação, o Anime21 já superou a maioria. E digo que sinto orgulho em dobro porque não é apenas da idade que posso me gabar: modestia à parte, temos um conteúdo incrível em quantidade e qualidade. E, claro, temos leitores ainda mais incríveis!

Já contei a história do blog de forma mais ou menos romântica, por assim dizer, nos aniversários de um ano e dois anos. Dessa vez serei mais técnico e objetivo.

 

  • Nossas visitas no segundo ano cresceram 231% comparadas ao primeiro ano
  • Nossas visitas no terceiro ano crescerem 172% comparadas ao segundo ano

 

É uma taxa sólida. Nos três primeiros meses de blog, a primeira temporada, quando eu ainda trabalhava sozinho, cheguei a passar alguns dias sem visita nenhuma. Paciência, eu era um novato, desconhecido, com poucos contatos e que estava, digamos, terminando de construir o carro enquanto já estava na estrada e correndo. A partir do quarto mês, a segunda temporada do blog, as coisas já começaram a melhorar bastante. Ainda tinha muito espaço para crescer, mas não é como se tivéssemos fechado o primeiro ano com poucas visitas. No segundo ano o blog mais do que dobrou (não só nas visitas, mas ainda chego lá), e ainda que meu investimento (financeiro mesmo) seja pequeno, testemunhei mais um enorme crescimento nesse terceiro ano. Hoje já sou obrigado a lidar com o “problema” de receber mais comentários do que tenho tempo disponível para respondê-los – e estou falando só dos comentários que os meus artigos recebem, não do total de comentários do blog. Eita problema bom!

 

  • Comecei o blog sozinho e construí uma equipe bastante enxuta durante o primeiro ano
  • No segundo ano cheguei a passar mais uma temporada sem equipe – bom, acontece, né? Mas logo ela voltou a crescer e daí não parou mais
  • Hoje somos 11 redatores ativos, mais uma revisora. Há ainda redatores eventuais e outras pessoas em outras funções ligadas ao blog.

 

A propósito, o Anime21 está permanentemente recrutando e se quiser entrar para a equipe, visite essa página.

 

É tanta gente que desde já peço desculpas a todos por não citar nominalmente cada um – mas já adianto que em breve todos os membros da equipe, redatores em particular, terão mais destaque no blog. Falo mais sobre isso ainda nesse texto, continue lendo.

É uma alegria passar de escrever todos os dias para escrever quase todos os dias. Não me entenda mal, eu adoro escrever! O problema é o tempo que isso consome. Eu não sou apenas redator. Boa parte do meu tempo hoje eu dedico a gerenciar essa multidão de amigos que chamo de equipe. Com vários artigos todos os dias, precisei profissionalizar a publicação nas últimas temporadas para evitar que a maioria dos artigos saíssem em poucos dias. Desde o começo do ano o Anime21 trabalha com um Calendário Editorial bem definido, o qual estamos conseguindo cumprir com grande regularidade. Até mesmo a escolha de quem vai escrever sobre o quê se tornou um desafio com tantos redatores dividindo a mesma quantidade de animes de sempre. E estamos vencendo cada um desses desafios, para minha enorme satisfação.

 

  • Na primeira temporada do blog, no já longínquo trimestre de outubro a dezembro de 2014, o Anime21 cobriu sete animes da temporada
  • Na temporada atual, que começou em julho e está se encerrando nesse mês de setembro, estamos cobrindo vinte e cinco animes da temporada, mais um artigo especial semanal (uma resenha)

 

Crescemos em leitores, crescemos em equipe, era apenas natural que crescêssemos também em conteúdo. De fato, é argumentável que foi o crescimento em produção de conteúdo que provocou o crescimento em audiência. E isso só foi possível graças ao crescimento da equipe – que, por sua vez, está cada vez mais motivada graças ao crescimento contínuo da audiência. O ciclo se fecha.

Falando em conteúdo, já sabe que nesse ano o Anime21 deu cria, né? Colocamos no ar o Mangá21, que, como o nome sugere, possui um formato muito semelhante ao do Anime21 mas é focado em mangás, ao invés de animes. Ele ainda está engatinhando, está passando por experimentações, mas já está lá, cheio de conteúdo: resenhas, indicações, análises de capítulos e de volumes. Ele é um pouco vítima do sucesso do Anime21, no qual estou totalmente focado na maior parte do tempo, e acabo não dando tanta atenção ao Mangá21 quanto eu gostaria e o quanto ele merece. Mas com calma, como foi com o Anime21, tudo vai se ajeitar.

Agora chega de falar de onde estamos hoje. Para onde estamos indo?

 

Novo design, desenvolvido especialmente para o Anime21

O logotipo e a mascote permanecem, mas o blog passará nos próximos dias por uma grande mudança visual. Tudo para tornar a leitura mais agradável, rápida, confortável, para valorizar o nosso conteúdo, e para termos uma identidade que podemos chamar, sem meias palavras, de nossa. Esse tem sido o projeto que mais me tem consumido tempo nas últimas semanas, por isso algumas coisas no blog vêm atrasando, mas garanto que valerá muito a pena.

A mudança inicial será grande e brusca, mas ajustes extras devem ser feitos depois, com o tempo, tanto para terminar de implementar alguns recursos não vitais quanto para corrigir defeitos e nos adequarmos ao comportamento dos leitores. Espere pequenos detalhes específicos dependendo do tipo de conteúdo. É esse o nível de cuidado que estou tendo com esse projeto. A maior mudança inicial será no Guia da Temporada, e falando nele…

 

Um Guia da Temporada completamente novo

Há um ano, eu introduzi o Guia Interativo da Temporada. Ainda hoje, salvo engano, o nosso é o único guia de temporada interativo em português, com informações sobre todos os animes da temporada, sinopses, dados técnicos, trailers, e que permite a você, leitor(a), selecionar os animes que vai assistir e compartilhar isso com seus amigos e com o mundo. Ele vai melhorar.

Mais informações sobre os animes, compartilhamento mais fácil, um design mais arrojado e melhor compatibilidade com a plataforma mobile são algumas das coisas que você pode esperar do novo Guia da Temporada. Na verdade, tudo isso (o novo projeto de design) começou com o Guia da Temporada. Ele não saiu até agora por causa disso, pelo que peço desculpas, mas agora falta pouco, peço só mais alguns dias.

 

Isso só para começar. E depois?

Projetos e ideias na cabeça nunca me faltaram. Se percebeu a tônica do texto, o que costuma faltar é tempo para colocar tudo em prática. Em particular, eu gostaria de produzir mais conteúdo atemporal, como resenhas e ensaios, sem prejuízo a nossa grande produção de análises de episódios da temporada, que afinal é o carro chefe do Anime21 desde que ele está no ar.

Queremos a sua ajuda para decidir que tipo de conteúdo devemos nos focar em produzir. Para isso queremos sua opinião e queremos saber um pouco mais sobre você. Vai demorar menos de dois minutos, poderia responder esse questionário para nós?

 

Estamos começando também uma nova fase no nosso relacionamento com você, leitor(a). Não se trata de nenhuma mudança excepcional: queremos apenas dar mais atenção às nossas redes sociais e às diversas formas de contato entre nós e nossos leitores, testar novas estratégias, etc.

A primeira ferramenta escolhida para começar essa mudança é a newsletter. Ela já está no ar há alguns meses, mas nunca fizemos a devida publicidade dela. Aposto que você nem sabia que existia, ou será que sabia?

Fale o que quiser do e-mail, mas ele ainda é a ferramente de comunicação mais eficiente na internet. Não tanto por ter recursos incríveis, mas sim porque é uma tecnologia consagrada, simples, fácil de usar para todos os envolvidos. Quer ficar entrando no blog várias vezes ao dia para verificar se há artigos novos? Eu não vou dizer para que você não faça isso, se essa for a sua escolha! Mas a não ser que faça questão de ler cada artigo assim que ele é publicado, isso não é necessário: assine a newsletter e receba uma vez por dia todas as atualizações do Anime21. Fácil assim.

E isso é só por enquanto. Conforme a adesão crescer, começaremos a usar a newsletter para coisas mais interessantes e, até, talvez, a produção de conteúdo exclusivo ou prioritário para assinantes, quem sabe? Ah, e lógico que é de graça.

Quer assinar nossa newsletter? É para já, é só digitar seu e-mail e assinar:

[yikes-mailchimp form=”1″ submit=”Assinar newsletter!”]

 

Por enquanto é isso!

Fique ligado nas mudanças que entrarão no ar nos próximos dias! Muito obrigado por estar aqui conosco nesse momento!

  1. Parabéns pelos 3 anos de blog Fábio. Já faz um ano e meio, que visito com certa assiduidade o Anime21 e é impressionante, o quanto ele cresceu, tanto em conteúdo como membros da equipa.
    Ainda me lembro, da altura em que tu fazias 90% dos artigos do blog e ainda arranjavas tempo para responder os comentários. Depois a equipa foi crescendo e é o que se vê hoje, praticamente todos os dias sai um artigo novo, todos eles com excelente qualidade (coisa que a equipa do Anime21 já nos acostumou).
    Para mim, o vosso Guia Interactivo, foi uma evolução excelente em todos os sentidos (mesmo, que eu no primeiro Guia Interactivo, eu tinha as minhas dúvidas, por estar acostumado com a versão escrita tradicional). Mas agora, quando chega a um fim de uma temporada, estou sempre ansioso pelo teu guia interactivo, pois será por este que eu me vou guiar (eu podia ver os guias estrangeiros, mas não é a mesma coisa).
    Se eu já conhecia o Newsletter, conheço sim, inclusive eu já fui subscritor da newsletter do Anime21 durante 5 meses (mas deixei de seguir, porque o meu mail deu problema).
    Quanto ao Mangá21 eu visito-o três vezes por semana, eu não gosto muito de ler mangá, mas gosto de ver as análises feitas lá (só tenho pena, as opções de comentário, eu não tenho conta em nenhuma das opções disponíveis).
    Estou curioso, pelas novas mudanças no visual do blog, mas espero que não sejam mudanças bruscas (será que o cor de laranja que tanto me marcou nas visitas ao blog, vai desaparecer?)
    Bom, acho que o meu comentário já ficou um pouco grande, para um simples parabéns ao blog, mas mais uma vez parabéns e que o blog dure muitos mais anos.

Comentários