Estamos recrutando redatores, clique aqui e se candidate, vagas limitadas!

Juuni Taisen acabou e ao menos com o público me pareceu que fez sucesso. Muitas pessoas reclamaram que os spoilers presentes na ending tiraram a graça do anime e isso é entendível, afinal, a grande arma desse tipo de anime é o mistério sobre a morte dos participantes. Mas até que ponto eles poderiam estragar e qual o tamanho do estrago real? É algo a se pensar assim como todo o resto que constituiu esse anime. Vamos lá?

Lembrando que esse artigo é uma resenha que contém spoilers sobre a obra.

Curta o anime21 no facebook:

Talvez possamos dividir o anime em duas partes: histórias dos personagens e as lutas. É inegável que apesar da utilidade das histórias elas de certa forma contribuíram tanto quanto a ending no que diz estragar a graça do anime. Mostrava a história do personagem e em seguida ele morria, sendo que no final, após uma repetição chata disso mudou um pouco, mas sem fugir da regra, é claro. O lado bom disso é que pudemos conhecer melhor os personagens e assim, entendê-los melhor (ou não).

Claro que ao menos essa era a ideia e na prática não foi assim em todos os casos. O coelho, por exemplo, não teve sua história sendo mostrada. O boi também não. As histórias do cão e da galinha foram histórias rasas que não adicionam em nada. A do cavalo não ajudou a explicar (de uma maneira aceitável) o medo que o fez morrer pateticamente (ou talvez ele era apenas um cagão que arregou após enfrentar o boi). Poderiam ter dado um foco um pouco maior na história do ovelha que era nada mais nada menos que um vencedor de uma edição passada.

Gostaria de saber como chegou nessa situação. Note que atrás desses vidros vermelhos estão os outros participantes.

Por outro lado tivemos boa histórias. A tigresa teve um belo desenvolvimento sendo mostrado na história e sendo complementado pelo presente. Os gêmeos cobra e dragão tiveram suas mentalidades e filosofias de vida escancaradas em suas ações e frases (quando longe de seu outro irmão). Enfim, os personagens restantes que não foram citados também tiveram histórias que contribuíram para o personagem como um todo. Histórias que nos fizeram criar uma simpatia maior, entender cada ação e pensamento, e no fim, descobrir seus desejos.

Pelo menos  esse que era o maior segredo foi revelado na hora certa, na dose certa e ainda que tenha decepcionado alguns, foi um desejo que fez muito sentido. Sim, o rato poderia ter pedido qualquer coisa que você possa pensar e ao analisar o que foi desejado causa uma certa decepção em primeira instância. Mas quando você considera a situação dele, os problemas que as memórias causaram nele e que iriam causar no futuro, você percebe que ele escolheu uma das melhores opções que se pode pensar. Sem esquecer, é claro, que o desejo dele foi uma motivação pura que veio do fundo de seu coração e por isso acredito que seja algo inquestionável.

Faça bom uso do seu desejo!

Visualmente o anime nos entregou algo interessante também. Não esbanjou de batalhas maravilhosas de tirar o fôlego em nenhum quesito, mas tivemos cenas consistentes quando necessário e com isso, sem muitos incômodos. E sobre as batalhas, bom… poderiam ser bem melhores. Nós podemos separar elas em 3 tipos: subestimou morreu, luta sem graça e rápida, e luta razoavelmente boa. Um belo exemplo dos dois primeiros tipos seria a luta entre tigresa vs ovelha onde o velhote subestimou e morreu que nem chiclete sendo jogado pela janela de um carro numa rodovia. A luta entre a javali e o coelho entra no primeiro tipo e a luta galinha vs boi entra no segundo.

Seria uma pena se ela fosse usuária de um estilo que se aproveita disso, né?

Então podemos concluir que as lutas pecam em alguns aspectos, a história peca em alguns aspectos, a animação te entrega algo razoavelmente bom e por fim, a conclusão é plausível porém pode ser decepcionante. Como um amigo meu disse: Juuni Taisen não foi a história mais inspirada do Nisio Isin.Só posso concordar, afinal, ele é conhecido por histórias de roteiro denso, bem pensadas em todos os quesitos e é claro, personagens bem construídos. Ou seja, o anime é bom, legal e interessante, maaaas tinha potencial para ser bem melhor do que foi. Recomendo? Sim, mas não espere que seja um anime ótimo que mereça um 10 (um 7 está de bom tamanho).

  1. Junni taisen meu anime de matança gratuita, gostei demais dele e adorei as garotas, lamentei muito nenhum delas ter vencido o torneio, me diverti muito assistindo e gostei de contarem o final da historia no encerramento, foi muito original do diretor do anime, serve de exemplo pra todos os animes, contem o final da historia na abertura e no encerramento, vai ser um sucesso e vai vender milhões de blu-rays e dvds, nota 10/10 porque merece e foi o melhor batalha royal do ano.

Comentários