Vai um prato de ramen no ponto para degustar mais rápido do que você lê esse artigo?

Ramen é um prato originado na China e que ao longo dos últimos séculos se popularizou pelo Japão, sendo hoje em dia uma marca registrada da terra do sol nascente, o que faz com que seja natural que o prato se integre à cultura do país e apareça nos mais diversos tipos de obras. Lembram do Naruto e o famoso tio do ramen? Pois então, Ramen Daisuki Koizumi-san é um anime sobre isso!

A clássica expressão de satisfação fofa após comer ou beber algo que se adora

A história gira em torno de Yuu Ohsawa, uma garota que se interessa pela reservada e fria Koizumi-san e que em um belo dia cruza com ela no caminho de casa na porta de uma casa de ramen, o que a faz comer ao seu lado e presenciar a paixão da sua colega de sala por esse prato tão popular e robusto. O que poderia render uma “amizade de ramen” na verdade acaba se transformando em tentativas unilaterais de se aproximar da “otaku de ramen” Koizumi-san por parte da Ohsawa, o que se não rende uma comédia muito divertida, ao menos nos faz conhecer as garotas e o próprio ramen!

É entre a apreciação de diferentes tipos de ramen – que me deram uma baita fome apesar de eu nem gostar de macarrão – e as tentativas de aproximação da kuudere(?) Koizumi-san, que a Ohsawa dita o ritmo do episódio e mostra que insistir em algo difícil – como formar uma amizade com uma garota fofa e fechada – é um traço de sua personalidade e que ao menos pelo seu esforço o anime se torna agradável – além, é claro, de ser interessante para quem aprecia o prato que é o tema dele.

A verdadeira protagonista desse anime!

Não achei esse episódio muito engraçado e nem tão divertido, me pareceu mais uma obra que respeita sim o ramen e fala dele com propriedade, mas que seria mais legal de ver caso tivesse metade do tempo ou a personagem que dá nome ao anime fosse mais simpática. Some isso a um instrumental até bonito, mas que se repetiu tanto que encheu o saco e diálogos expositivos que não devem agradar boa parte do público – inclusive a mim – e isso minou um bocado o divertimento.

Em compensação, a dedicação da personagem Ohsawa não tornou o episódio monótono e a presença das suas amigas – Jun e Misa –, se não acrescentou muita coisa ao menos deu a esperança de que a dinâmica entre as garotas torne o anime mais divertido de se acompanhar nos próximos episódios. Para um slice of life ele não ficou tão mole, mas como comédia passou do ponto, contudo, achei que a sua entrada – abertura – e a sua saída – encerramento – foram deliciosas – bem legais!

Gostei das duas outras personagens, espero que elas façam a história render

Se você gosta de animes que falem de comida e/ou que tenham garotas fofas ou se aprecia o prato em questão e quer conhecer mais sobre ele em pouco mais de 20 minutos, dê uma chance a obra, pois se não desgostar de slice of life e não esperar algo muito engraçado pode se divertir assistindo.

Talvez se tiver a mesma paciência e dedicação que a Ohsawa, você consiga tirar algo de bom da chatinha da Koizumi-san – seria ela o Naruto disfarçado? – com seu amor inabalável por ramen.

“Você vai parar de ver o anime por aqui? Não obrigado, gosto de ver animes que me dão fome!”

Comentários