Juuni Taisen é uma das várias obras de Nisio Isin (Monogatari Series, Medaka Box, Kubikiri Circle). Fechou com 12 episódios e teve como tema o zodíaco chinês. O anime é um bom e “velho” battle Royale, que para quem não sabe, é uma história onde um grupo de pessoas (nesse caso guerreiros e mercenários) lutam entre si até a morte até que tenha um vencedor. É verdade que a obra poderia ser melhor e por conta de alguns erros bobos teve sua principal característica ameaçada e enfraquecida, mas é um anime que vale a pena conferir e eu vou explicar o porquê.

Se você tem alguma “bagagem” vendo animes, deve conhecer outros battle royales por aí. De cabeça eu consigo lembrar do famoso mirai nikki e de Btooom! que são animes relativamente conhecidos pelo público e não são tão antigos (2011 e 2012 respectivamente). Claro que há outros animes do gênero até mais recentes que esses dois, mas para simplificar, em Juuni Taisen temos 12 guerreiros que lutam entre si e o vencedor terá direito a um desejo que independente do que seja, será realizado. Isso foi algo que chamou minha atenção, pois apesar de muitas vezes parecer um anime mais “realista”, tinha essa questão do desejo e alguns outros detalhes que davam um ar sobrenatural para a obra.

Quanto aos detalhes técnicos, o anime entrega algo mediano. Não temos uma animação primorosa ou uma riqueza de detalhes nas cenas, mas ao menos nas cenas de ação temos uma consistência maior. Outra coisa que pode incomodar são as lutas. No geral não tem muitas lutas e quase metade delas é extremamente rápida acabando em um golpe ou um pouco mais que isso. De certa forma isso é algo insatisfatório, mas temos o complemento das histórias que contam sobre o passado dos personagens. Ah, e não vejam a ending pois ela contém um ”leve” spoiler sobre a ordem dos vencedores e isso estraga a maior graça desse tipo de anime.

Os personagens são carismáticos no geral e suas histórias são um belo complemento na maioria dos casos. Entender cada um e suas razões acaba se tornando algo interessante, pois a partir daí você começa a entrar um pouco mais na história como um todo. E quando tudo termina, você analisa e faz uma reflexão sobre certos pontos, percebe que Juuni Taisen foi além do que um anime desse tipo exige ou geralmente vai. Sim, eu sei que alguns tratam do passado e trazem um desenvolvimento dos personagens, mas esse anime consegue interligar e justificar as ações, modo de viver e por fim, os desejos.

Comentários