Just Because! é um anime original da última temporada de 2017 e que teve como diferencial a sua caracterização realista, se firmando como um rito de passagem da adolescência para a fase adulta enquanto apresentava enorme verossimilhança com o que se pode esperar de um romance real.

Desde os cenários detalhados e realistas, ao uso de tons mais sóbrios e de uma trilha sonora pontual, tudo nesse anime trabalha para criar uma atmosfera aconchegante e ao mesmo tempo melancólica que remete a um período de transição na vida de seus personagens – o qual pode se assemelhar muito a um período de transição pelo qual o telespectador já passou ou passará em sua vida – no qual eles têm que tomar decisões importantes, viver novas experiências, deixar coisas para trás e correr atrás de outras, como as aspirações no que tece ao amor – um dos elementos chave da obra.

O seu roteiro se desenvolve de forma lenta e gradativa, sem apelar demais para o drama, mas sem esquecer também de dar peso dramático às ações e reações dos personagens, esses que não dispõem de características tão marcantes quanto vemos em outros personagens de anime – isso devido a eles serem retratados como pessoas normais que poderiam ser eu ou você –, mas conseguem cativar o telespectador com um carisma que flui mais naturalmente e pode causar simpatia em alguns casos e antipatia em outros, mas creio ser difícil ficar indiferente a seus dramas palpáveis e seus objetivos verossímeis, os quais condizem perfeitamente bem com o que se espera de pessoas da idade deles.

A animação não é primorosa – mas tem um elogiável cuidado com as expressões dos personagens e o realismo dos cenários –, a trilha sonora não é tão marcante – mas se encaixa bem com as cenas e ajuda a definir o tom da obra –, mas a direção é ótima – conseguindo dosar bem o ritmo da narrativa enquanto desenvolve os personagens e as suas tramas de forma a alcançar uma coesão satisfatória.

O anime tem começo, meio e fim bem definidos e mesmo que não seja um referencial em inovação consegue surpreender de diferentes formas, sempre com o intuito de aproximar a causa de um problema ou a sua resolução do que costuma acontecer ou do que poderia acontecer na vida real, reafirmando oportunamente a sua verossimilhança e sabendo trabalhar bem a história a partir disso.

Não se trata de um anime sem graça por sua lentidão ou semelhança com a nossa realidade, mas que justamente nisso mostra a sua essência e se propõe a encantar o telespectador fazendo-o enxergar beleza e significado nas pequenas coisas da vida as quais muitas vezes não valorizamos o bastante.

Just Because! é um anime belo e brilhante por não focar somente no romance, mas desenvolver a vida cotidiana desses personagens e a sensação de que tudo o que é retratado na obra é apenas um “interlúdio” e que é exatamente por isso que esses momentos tão passageiros são preciosos e devem ser preservados e apreciados por nós telespectadores com tudo o que eles querem nos dizer.

Comentários