Esse episódio me decepcionou e me deixou bastante preocupado quanto ao futuro do anime!

Para começo de conversa, cadê todo o dramalhão envolvendo a Mei que foi prometido? É sério que agora ela pode decidir o que fazer e vai ficar por isso mesmo? Ela faz cara feia 24 horas por dia só por ser babaca mesmo ou tem algum drama envolvendo a família dela que não foi explicado até agora?

A Yuzu continua sendo a melhor coisa nessa história – com a fofa e gentil Harumin vindo logo em seguida. Aliás, a dinâmica da amizade delas é natural e divertida, tanto que foi uma das poucas coisas boas que consegui tirar do episódio. Não me entendam mal, eu gosto de Citrus, mas é 95% por causa delas duas e 5% por ter esperança de que a maioria dos detalhes bisonhos envolvendo a Mei serão explicados e que ela vai conseguir me cativar de alguma forma. É sério, que personagem horrível…

Amigas dão conselhos… Melhores amigas ajudam a simular e tudo! Harumin!  

A Yuzu salvar o “avô” e ele revogar a expulsão dela não me incomodou, não é como se não fizesse sentido ele repensar suas atitudes depois de quase morrer. O problema é ele dizer que a Mei poderia fazer o que quisesse. Se é assim, o que ela não podia fazer antes então? Qual era a “treta” com o tal do professor e o casamento arranjado, o pai que ela não vê há cinco anos, ela ter uma cara de mosca morta e ser chata e fria o tempo todo…? Okay, eu vou tentar não fugir do foco aqui, mas a verdade é que até aí o episódio estava bom e seria essa uma ótima hora para ir explicando o passado da Mei, mas não fazem isso e a personagem continua “intragável”, mesmo que um pouco mais “acessível”.

Não é como se esse episódio tivesse cravado que ela não tem o seu drama, mas se tem, por que não ir explanando ele para o público? Chega ao ponto da própria Yuzu dizer que achava a irmã horrível – quando ela foi mesmo. É provável que ela não tenha beijado a Yuzu só para calar a boca da garota, mas se tem algo a mais aí, então por que não dar indícios disso? Isso não é bem feito e a base sobre a qual a personagem foi construída é completamente disforme e continua sendo. Até agora nada apontou qual é o real problema com ela, nada foi feito para desfazer a péssima impressão de que ela é só uma personagem chata pra caramba que foi muito mal escrita e forçada goela a baixo do público.

É só impressão minha ou a Mei é detestável de propósito? Será que é para afastar ou…

A Yuzu se culpar por comprar um mangá yuri por ter se apaixonado pela irmã que a tascou um beijão daqueles é algo que me irrita, mas ao menos o contato físico entre as duas não foi forçado para excitar homens que tem fetiche por ver duas garotas se pegando. Dá para perceber que a direção do anime quer que esse tipo de público se sinta “privilegiado”, mas ao mesmo tempo o roteiro não força o abuso e a lascividade de uma forma que dê para enquadrar a obra como fetichista. Até o fim do anime o roteiro e a direção devem brigar para ver qual dos dois vence, se é o romance ou a putaria.

Voltando a Yuzu, eu até entendo ela se culpar por “dificultar” as coisas para a irmã, afinal, ela está apaixonada pela Mei e, por mais escrota que a Mei possa ser, deve sempre acabar passando por cima do pior que ela tem a oferecer e esperar que ela seja seu “príncipe encantado” – quando qualquer problema que a Yuzu causa a Mei é mais por culpa da própria. Como você beija a sua irmã e depois tenta se agarrar com ela e não espera que ela fique com os sentimentos confusos? Não é porque a Mei só demonstrou ser um robô sem coração – salvo raros momentos – que quer dizer que todo personagem tem que ser assim também. A Mei não é só meio escrota, ela é totalmente isso!

Ela, que é uma personagem tão amável, chorar tanto já está me deixando com raiva 😠

Sei que a história não tem obrigação de ir entregando o ouro – que eu espero que seja o drama envolvendo a Mei, isso se houver mesmo um a ser explorado… – agora, mas, sejamos realistas, esse é um anime de temporada, a regra dos três episódios vale para ele e se você não gostou muito da Yuzu e/ou não se animou vendo garotas se pegando fica difícil ver o anime esperando algo da Mei – sobre a qual há muito a ser discutido e nada foi aprofundado. Acho que o fracasso total ou o sucesso do anime de Citrus vai depender muito ou do quanto o público curte a química entre as duas garotas ou do quanto o drama da Mei será bem trabalhado. Menos mal se uma dessas coisas acontecer e for satisfatória, mas o ideal mesmo seria que tanto as coisas bisonhas do lado da Mei fossem explicadas e melhor trabalhadas quanto a força e a beleza do amor entre as duas cativasse os telespectadores.

Nem tudo está perdido, mas se Citrus focar somente na dinâmica entre as suas protagonistas e as personagens coadjuvantes que aparecem na abertura, esquecendo do quanto ainda precisa aprofundar a Mei e dar motivos plausíveis para as atitudes detestáveis dela, vai estar enganando o telespectador ao não entregar uma parte do drama que é necessária para que ele aceite o resto.

Se depois dessa ela continuar sendo assim tão horrível vai ser sofrido ver esse anime…

Talvez eu não devesse ter “massacrado” tanto esse episódio, pois ao menos a relação entre a Yuzu e a Mei teve um mínimo de evolução e agora elas conseguem se encarar diretamente. Digo que ele se salvou de ser horrível pelo final no qual a Yuzu toma uma atitude e não beija a irmã para devolver um abuso ou para “calar a boca dela”, mas sim como uma forma de mostrar a ela que estava sofrendo e que seus sentimentos estavam uma bagunça. Agora que a bola finalmente foi passada para a Mei, já está na hora do público ver a personagem sendo mais do que apenas uma expressão estoica frustrante.

É provável que ela venha a ser aprofundada com a inserção de suas amigas(?) do Conselho Estudantil na história, o que de quebra começaria a formar o grupo de personagens que vemos na abertura e pode ser interessante, talvez até divertido, se for bem feito.

Uma coisa que sinto falta na Mei é que até agora nunca vimos o seu processo de pensamento – e acho até que é por isso que eu a desgosto tanto… –, então não sabemos muito sobre ela e nem como ela pensa. Se isso passasse a acontecer, ou se já tivesse acontecido nesse episódio, aposto que o que eu acho dela poderia mudar bastante.

Espero que o anime melhore, ainda há tempo para isso, mas por ora Citrus continua sendo uma boa proposta com uma ótima personagem central e uma execução questionável com uma péssima personagem central. Que isso comece a mudar a partir do próximo episódio!

Até a próxima pessoal!

É hora das coadjuvantes! Será que vamos ter um pouco de comedia após tanta tensão? 😂

Comentários