Antes desse arco, houve um arco filler chamado “Forças Ocultas do Santuário”, que focou em inimigos que estavam atrás da Armadura de Ouro de Sagitário, que estava com Saori. Nesse arco filler nos foi apresentada uma misteriosa organização chamada Santuário, liderada por Ares.

Nesse arco filler, eu destaco a parte que foca no mestre do Hyoga. Vemos o respeito e a disciplina do mesmo, pois ele considera o mestre do mestre dele seu mestre também. Tais características são as que mais admiro nesse personagem. Em arcos futuros a relação entre o Camus de Aquário (mestre do Mestre de Cristal) e o Cavaleiro de Cisne é melhor desenvolvida.

Enfim, após as tentativas fracassadas de roubarem a Armadura de Ouro, inimigos ainda mais fortes foram enviados para atacar nossos heróis. A questão é que os inimigos não visavam apenas a Armadura de Sagitário, e sim a própria Saori, que se revelaria a reencarnação da deusa Atena. Ela era uma ameaça aos planos de Ares, portanto tinha que ser eliminada.

Esse arco proporcionou diversas lutas icônicas como, por exemplo, Seiya vs Misty de Lagarto (que possui traços afeminados no design) e Shiryu vs Algol de Perseu, que possuía o temido escudo da Medusa.

Nesse arco apareceram os famosos Caveiros de Aço, que depois foram jogados ao esquecimento (falha de roteiro?). Eles tinha potencial, apesar de não terem sido explorados, mas enquanto participaram da história ajudaram bastante os Cavaleiros de Bronze.

Ainda durante esse arco Fênix acertou sua conta com o passado, indo resolver suas pendências na Ilha da Rainha da Morte. Interessante o fato da mudança de comportamento do seu mestre estar relacionado diretamente com o Santuário, o mesmo vale para a mudança de personalidade do Mestre de Cristal.

Ikki tinha uma pessoa que era muito importante para ele, e a morte dela fez que ele mudasse de personalidade e passasse a atender os interesses do Santuário.

A melhor luta desse arco foi Shiryu vs Algol, foi nessa memorável batalha que inaugurou a tendência dele ficar cego em batalha. O Dragão sacrificou sua visão por uma chance de poder salvar seus amigos.

Vale destacar que depois de cego, o sábio e equilibrado Shiryu, ficou abatido se sentindo um fardo e incapaz de ajudar seus amigos a enfrentar batalhas cada vez mais ferozes. O surgimento de um antigo rival permite que ele recupere a confiança de outrora.

Fazendo uma autocrítica, acho que o artigo ficou sucinto demais, mas acredito que apontei os principais destaques do arco sem fazer com que o texto ficasse comprido demais. Enfim, obrigado a todos que leram este artigo, e até o próximo!

Discussão