Golden Kamuy sempre me passa uma sensação de viagem! Sinto que ao ouvir como os ainus caçam, preparam sua comida, agradecem, entre outras muitas coisas, acabo ficando totalmente imerso naquele pedacinho de cultura que o anime me dá e, de qualquer forma, é um aprendizado totalmente válido sobre uma nova cultura, ainda que seja apenas o básico dela, pois me parece uma cultura tão rica que deve ser complicado mostrar em grande escala.

Aqui parece ter aquele clichê de sempre, onde o Sugimoto quer a Asirpa longe por se importar com o que pode acontecer com ela, e depois de uma breve conversa e algumas brincadeiras com as crianças, ele decide seguir sozinho para que a Asirpa fique ali, onde é o seu lugar, ou pelo menos foi o que transpareceu no momento. O que ele não contava é que a 7ª Divisão estaria logo à frente, e nem mesmo Sugimoto, o Imortal, é capaz de resistir a uma intimação do Tsurumi, que se mostra cada vez mais insano e amedrontador. De fato, é um grande vilão em potencial.

Após ver o episódio, fui ler o mangá – como já é de praxe, leio até o capítulo que o episódio adaptou – para ver se aqueles dois soldados eram realmente iguais ou é só preguiça (ou algo do tipo) de desenhar, mas me surpreendi, eles realmente são iguais, e aí acaba realmente funcionando as partes em que o Sugimoto fala que são iguais e que ele vai deixar uma marca no soldado que o agrediu para que ele possa diferenciar.

Depois deste episódio, ficou totalmente claro que o lobo branco vai morrer em breve, caso contrário, acho pouco provável que o tio da Asirpa teria contado a história da relação da Asirpa para com o lobo apenas para ter mais um motivo para o Sugimoto abandoná-la. É uma boa ferramenta de roteiro, pois assim você reforça a simpatia que tem com o lobo.

É incrível como a computação gráfica do lobo não incomoda tanto quanto a do urso. Não que seja algo realmente bom, mas a computação gráfica do urso é algo totalmente abominável! Mas sim, o lobo também me faz focar muito nele, e pelo lado negativo também, mas é aceitável, assim como a animação inconsistente, que apesar de ser lamentável, está me apresentando uma obra que eu tenho gostado e que dificilmente procuraria ler o mangá.

Foi um bom episódio, no entanto, creio que ele fez o que tinha que fazer, dando assim pouco espaço para discutirmos, pelo menos, discussões relevantes. A Asirpa conseguiu um novo aliado para encontrar o Sugimoto, e no próximo episódio deve ser algo mais espaçoso para se falar.

O anime não explica, mas o mangá explica algumas coisas no fim dos capítulos, e como foi uma curiosidade minha, talvez seja a sua também; a expressão “Horekewkamuy” significa exatamente “Deus Uivante”, então, o lobo branco é basicamente um Deus Lobo, por assim dizer.

  1. Foi o episódio mais violento até agora, o Sugimoto sofreu muito nas mãos de um de seus inimigos. a Asirpa-chan ao saber da fuga dele parte em busca de encontrá-lo e usa a ajuda do deus uivante para rastrear o fujão,mais encontra encontra o rei da escapada kkkkk muito divertido e concluímos o episódio com o immortal acertando os dois soldados que o torturaram e agora é a hora da devolução, estou ansioso para ver o reencontro dele com a Asirpa-chan, vai ser um ótimo climax. Na real a animação não me incomoda em nada, estou gostando muito e achando muito fluída e agradável, gosto dos ursos e do lobo branco em CG, acho tudo muito consistente e acima da média. O anime esta super atraente, interessante, e os personagens são super carismáticos, episódios 5 estrelas incrível!

  2. Este episódio 4 de Golden Kamuy foi o mais fraco até agora. Mas mesmo sendo mais fraco, ainda nos mostrou um flashback lindo do passado da Asirpa e do seu lobo, como ainda nos mostrou cenas bem pesadas com o Sugimoto.
    Antes de avançar mesmo, para os acontecimentos mais sérios do episódio, tenho que referir que a parte da cultura inu é sempre muito boa, aquela brincadeira das crianças com um pedaço de madeira, a imitar uma espécie de teatro de marionetas foi muito bom. E melhor ainda, foi ver as crianças fugirem, depois de ouvirem a voz da Asirpa quando esta agarrava o pedaço de madeira.
    O tio da Asirpa é muito boa pessoa, a forma como ele interagiu com o Sugimoto neste episódio foi muito boa. A parte do flasback da Asirpa com o lobo branco majestoso foi muito linda e emocionante ao mesmo tempo (foi um aperto no coração,quando a Asirpa chamou o lobo a chorar). Esse mesmo flashback foi um enorme death flag para o lobo branco, se eu tinha as minhas dúvidas se o lobo iria ser morto, agora tenho a certa.
    Agora o Sugimoto, com este episódio, eu fiquei com a certeza que o Sugimoto não é um ser maldoso ou assassino sanguinário na sua génese, a forma como ele interage com a avó da Asirpa ou mesmo com o tio e as crianças daquela aldeia, é muito humana (se calhar é por isso, que as pessoas daquela aldeia, não tenham medo dele).
    Quando o Sugimoto, após conversar com a avó da Asirpa, se vai embora da aldeia, é mais uma prova que o Sugimoto é humano e se preocupa com os outros. Ele sabia que se permanecesse na aldeia, as pessoas que lá viviam iam correr perigo, por isso ele preferiu sair de lá na calada da noite, sem gerar despedidas, nem preocupações.
    A parte da casa de chá, foi muito boa também. Se o Sugimoto tivesse consigo um revólver, ele teria conseguido fugir sem grandes problemas, mas isso não aconteceu. Eu tive a ligeira impressão, que o pelotão enviado para capturar o Sugimoto, não queria apenas apanhá-lo, mas também humilhá-lo e rebaixá-lo de certa forma (aquilo que esse pelotão fez, não é nada menos que cobardia, ele nem se deviam considerar homens de honra e de bravura, depois do que fizeram ao Sugimoto).
    A parte da conversa entre o Tsurimi e o Sugimoto, só serviu para demonstrar o quão louco e maléfico é o Tsurumi. A parte do espeto de madeira do dango , foi perturbadora. E mais perturbador foi, o facto do Sugimoto não ter gritado, nem demostrado sinais de dor, é aqui que se vê, o porquê de ele ser chamado de demónio imortal.
    O gancho do final do episódio, foi bem pesado, aqueles dois soldados que ficaram com raiva do Sugimoto eram muito estúpidos e cobardes, esfaquear um homem que está imobilizado e já com sinais de cansaço da tortura, é fácil, mas esses mesmos soldados não esperavam que o Sugimoto fosse reagir. O Sugimoto mesmo esgotado, todo quebrado, nunca desiste de salvar a sua vida, ele bateu foi pouco naqueles soldados cobardes (foi impressão minha, ou um dos soldados esfaqueou o Sugimoto perto do coração?).
    Antes de terminar, tenho que dizer, que a perseguição do Shirashi por parte da Asirpa foi muito engraçada (o Shirashi pode ser mestre de todas as fugas, mas o lobo branco é mestre da caça, não tinha como o Shirashi fugir do lobo).
    Tive a impressão, que este episódio teve um pequeno upgrade na animação, a parte do lobo esteve muito bonita.
    Como sempre, mais um excelente artigo, de Golden Kamuy Carlos Sousa.

    • Não acho que realmente tenha acertado no coração, mas sim, é provável, e caso tenha acontecido, o Sugimoto realmente é imortal no sentido literal.
      Obrigado pelo elogio e pelo comentário! Até a próxima.

Discussão