Bom dia!

Agora todo mundo tem uma transformação e uma arma esquisita para lutar contra os Músicos e sair de Mobius. Por que eles precisam lutar em primeiro lugar, porém? É só meia dúzia de gente, deixa eles irem embora, tem dezenas ou centenas lá ainda. Mobius vai acabar se perder meia dúzia? Tenho certeza que, assim como os Músicos querem tanto continuar em Mobius, outros iriam querer entrar, então não me parece que isso seria um problema.

E como faz pra sair, de todo modo?

AAA.

Em primeiro lugar, nenhuma luta até agora foi decisiva, ou sequer pareceu possível que fosse decisiva. Estão lutando para quê? Os Músicos chegaram perto de derrotar alguns deles antes quando estavam tentando manipulá-los, não quando estavam batendo neles. É por isso que achei tão estúpido que a Mirei tenha desafiado a Kotono no episódio anterior. Se o problema da Kotono fosse aceitação, vontade de ser famosa, talvez fosse uma boa ideia, mas claramente parece que ela está lá em primeiro lugar por problemas com homens. Ou talvez por problemas com um homem em particular, enfim. A Mirei apenas deu um grande empurrão para despertar a Kotono – e isso, por sua vez, foi o que levou à batalha generalizada desse episódio. Bom trabalho, Mirei!

Nesse episódio, aliás, todo os Músicos foram um pouco que nem a Mirei, né? Comprando briga sem necessidade. Realmente acharam que espancando os despertos iriam conseguir fazer lavagem cerebral neles? Os primeiros episódios foram tão mais inteligentes nesse aspecto. Miu não entende porque os despertos querem fugir desse mundo, e eu não entendo porque os Músicos são tão estúpidos. Quero dizer, considerando que são apenas pessoas normais, talvez dê para entender sim. Mas esse episódio não foi um caso de burrice isolada, foi algo na escala do mundo inteiro, tem que ter sido muito planejado, pensado antes. E foi a essa conclusão que chegaram: senta a porrada neles!

Os despertos, por sua vez, lutam para voltar para o mundo real. Mas espere: ninguém nunca prometeu que eles iriam voltar para o mundo real. Ou estou com a memória bem ruim (não duvidaria disso, o anime não ajuda). A A Aria pede ajuda para salvar a Miu. Bom, posso supôr que, livre da influência dos Músicos, Miu possa, como criadora de Mobius, enviar quem quer voltar para o mundo real. Mas acho que nada disso importa muito. No fundo é só um anime de ação, o que é uma pena. Os heróis vão lutar contra os vilões, vão vencer, e irão receber seu prêmio por isso.

Eu gostei de ver a Miu transformada. Ela é a criadora desse mundo, ela dá uma vilã muito mais interessante, mas no fundo ela está só sendo manipulada pelos Músicos e tem um bom coração e etc, ou seja, não é uma vilã. Do outro lado, enquanto todos tiveram suas catarses querendo voltar para o mundo real, Ritsu teve a sua apenas quando decidiu salvar Miu porque ficou com pena dela. Todos estão lá porque tinham vidas miseráveis no mundo real, e agora decidiram voltar e encarar seus demônios. Qual era o problema do Ritsu? Ele não entende direito nem porque os demais querem tanto voltar.

E sabe, essa é uma questão interessante. Por que querem voltar? A realidade, não importa o quão ruim e desesperadora, é sempre melhor que uma fantasia? Se eles puderem acreditar que aquilo é real, se aquilo for real para eles, se se sentirem bem com isso, qual o problema? Como eu disse já na introdução, o inverso se pode perguntar para os Músicos: por que não deixar quem quer voltar, voltar? Suponho que se muitas pessoas irem embora Mobius não irá se sustentar, mas acredito, como já disse, que seja possível fazer dele um lugar de passagem. Alguns vêm e ficam, outros passam, e sempre tem gente nova chegando. Isso não é o bastante para os Músicos? Talvez não.

Eles nem se conheciam e já são melhores amigos. Bom, questão de necessidade, né?

Bom, agora os heróis têm fundaram o “Clube de Volta para Casa”, o que achei bem esperto. Se os animes me ensinaram algo sobre o Japão, é que todo estudante colegial participa de clubes, e os que não estão em clube nenhum voltam para casa e, como um chiste, dizem que fazem parte do “Clube de Volta para Casa”. Em Mobius eles criaram um clube de verdade com a intenção de, um dia, conseguirem voltar para suas verdadeiras casas no mundo real. E Ritsu, o que aparentemente não tem problemas, é seu presidente. De fato, vou deixar aqui meu chute: A ideia original de Mobius é do Ritsu, isso explica a aparente familiaridade da Miu com ele, explica porque ele não parece ter nenhum problema ao contrário dos demais, e explica porque ele se interessa tanto por psicologia.

“Ritsu baka”

Comentários