Um duelo de culinária entre equipes já é complicado pelas divergências criativas. Imagina se tirarmos a comunicação entre os membros? Essa era a ideia imposta como treinamento para enfrentar Azami. Curiosamente, não tivemos vencedores ou perdedores.

No último episódio, quando esse treino foi sugerido, não imaginava que o anime iria tão longe com isso. Depois de tantos desafios rápidos, pensei que aconteceria a mesma coisa, mas felizmente estava enganado. Dessa vez, o que realmente importava não era a vitória, mas sim o trabalho em equipe. Isso pode parecer clichê, mas o empate foi bem significativo em relação a isso, principalmente com a cena dos dois grupos elogiando um ao outro. Ninguém ali é inimigo, e este desfecho deixou isso bem claro. O verdadeiro adversário é Azami, e esse treinamento foi justamente para ajudar a vencê-lo futuramente, então já tivemos um resultado significativo.

Essa imagem abre tantas possibilidades de legendas…

Além disso, foi interessante ver que os dois pratos preparados eram completamente diferentes um do outro e também do prato original, o que reforça a ideia de não existir uma verdadeira gastronomia. Com isso, até mesmo Erina, conhecida por ser a Língua de Deus, teve que se reinventar para acompanhar as ideias criativas de Souma e Jouichirou.

Os pratos finais mais uma vez foram um espetáculo visual, e tenho certeza que também entregaram um excelente sabor – apesar de não ter provado. Porém, percebi um trabalho ainda mais detalhista desta vez, como no momento em que os personagens estão cortando o pedaço, assim como quando é mostrado o interior. Não me responsabilizo pela água na boca após ver as imagens abaixo:

Outro ponto que vale destacar no anime é a comparação que foi feita dos grupos com formas de arte, como música e pintura. Neste caso, uma banda de jazz e uma arte de vanguarda. Shokugeki no Souma sempre é bem criativo em levar o que acontece na cozinha para um lado mais surreal e imaginativo e dessa vez também não fez feio.

Além disso, ainda foi bem legal conferir um pouco mais da dinâmica entre os membros da Elite dos Dez. Soumei e Nene, por exemplo, foram bem mais participativos, além dos membros que já conhecemos e que sempre roubam a cena, como a Rindou. Sempre é bom quando o anime sabe dar diversas camadas aos vilões, para que eles não sejam apenas os “caras maus”. No caso da Elite dos Dez, eles também são estudantes, então é comum que exista brincadeiras e se divirtam entre eles.

Na segunda metade do episódio, tivemos o famigerado encontro entre a Elite dos Dez e o rebeldes remanescentes. Ali, algumas regras foram definidas e serão importantes no futuro. Uma delas é que não será um Shokugeki 4×4, mas sim com mais pessoas. Isso significa que entrarão mais alunos para a equipe de Souma, com grandes chances de serem aqueles que eu mencionei no artigo anterior. Além disso, parece que será realmente um confronto apenas entre alunos, e não terá influência de Azami e Jouichirou. Porém, não me surpreenderia se eles pelo menos provassem os pratos.

Além disso, Erina fez a decisão mais importante de sua vida, saindo da Elite dos Dez definitivamente e enfrentando o pai pela primeira vez. Esse foi um passo definitivo para o arco da personagem e uma mudança significativa em sua personalidade depois que ela passou a conviver com Souma e os outros do dormitório Kyokusei. Eu ainda achava que ela poderia voltar a ficar do lado do pai, mas felizmente isso não aconteceu.

Por outro lado, essas regras definidas e as apostas tão altas já deixam claro quem vai vencer o Shokugeki. Acho muito difícil que o anime continue com Jouichirou trabalhando para Azami, com o restaurante do Yukihira fechado, todos os rebeldes expulsos e Erina voltando a ser submissa ao pai. Mais difícil ainda é que o anime termine desse jeito. Portanto, a vitória já é do time de Souma. Estou esperando muito desse confronto, mas agora não sei como deixar as coisas interessantes o suficiente, mesmo sabendo o resultado. É totalmente diferente do que aconteceu no duelo entre Souma e Akira, que eu ainda via uma pequena possibilidade do nosso protagonista perder.

Será que já seremos apresentados aos novos membros do Team Souma? Teremos que esperar a próxima semana para descobrir.

Comentários